Nova unidade do Jojo Ramen celebra a riqueza do Norte do Japão

O salão era pequeno, o caldo fervia sem parar e os garçons mal conseguiam atender a todos. A casa recém-aberta no Paraíso estava sempre cheia. Era comum ver clientes esperando na calçada, o movimento intenso, o vai e vem atropelado no balcão.

Em meio ao caos, Yasmin Yonashiro se destacava por um detalhe: ia até a geladeira pegar a própria bebida, sem cerimônia, desafiando o serviço que não dava conta do movimento.

A cena, que se repetia com frequência, foi o prelúdio de uma amizade improvável. E, a partir dela, nasceu uma das histórias de maior sucesso da gastronomia japonesa em São Paulo.

As sócias Yasmin Yonashiro (em pé) e Simone Xirata acabam de inaugurar mais uma unidade do JoJo Ramen, agora em Pinheiros (SP)Breno da Matta/CLAUDIA

O destino de Yasmin e Simone Xirata parecia traçado para se encontrarem. A trajetória de Simone, idealizadora do restaurante Jojo Ramen, começou com o desejo de honrar e resgatar suas raízes. Formada em administração, ela se viu em uma carreira no mercado financeiro que, apesar de bem-sucedida, não ressoava com sua alma.

A virada ocorreu em sua primeira viagem ao Japão, quando a visita à cidade de sua avó materna, Fukuoka, se tornou uma epifania. Ali, ao degustar um lámen pela primeira vez, percebeu que havia descoberto a sua verdadeira paixão.

Jojo Ramen Pinheiros na revista CLAUDIA
Clássicos do Jojo, como o Shoyu Ramen, foram mantidos no novo cardápioBreno da Matta/CLAUDIA
Continua após a publicidade

O prato se tornou o elo que uniu o ímpeto empreendedor à cultura que ela redescobria: “Eu entendi que minhas duas grandes paixões, que eram a cultura japonesa e o mundo dos negócios, podiam se misturar e se transformar numa coisa só”. Seu foco era singular: fazer um lámen rigorosamente fiel à tradição japonesa, com caldo profundo, massa fresca e precisão no ponto.

Yasmin, por sua vez, já havia pavimentado seu caminho no universo da cultura de seus ancestrais. “Comecei trabalhando como hostess há 20 anos. Foi ali que vi a possibilidade de estudar a cultura do Japão através do saquê. Quando você é jovem, fica desesperada. Tudo o que puder aprender, você vai atrás, pelo menos essa era a minha vontade”, conta ela, que obteve a certificação japonesa SSI do Sake Institute em 2012, numa época em que poucos eram especializados na bebida fermentada por aqui.

Jojo Ramen Pinheiros na revista CLAUDIA
Cada wonton é montado na hora e recheado com blend de camarões e vieiras, envoltos em massa artesanal e cozidos no vaporBreno da Matta/CLAUDIA

Consagrada como sommelière de saquê e embaixadora da bebida, ela moldou sua carreira em torno do omotenashi, a filosofia da hospitalidade japonesa que transcende a mera formalidade. Para ela, o conceito não se trata de uma técnica “elitista”, mas um ato de servir com amor.

“É atender com coração e se preocupar antes de o cliente pedir. É uma forma de adivinhar o que a pessoa quer.” Sua visão, focada na jornada do cliente, era o contraponto necessário à obsessão técnica de Simone.

Continua após a publicidade

Na primeira visita de Yasmin ao Jojo, logo em sua inauguração em 2016, a paixão foi imediata. “Quando eu gosto de alguma coisa, fico viciada. Eu ia toda semana, ficava duas horas na fila, sozinha. A primeira vez que provei falei até um palavrão, de tão bom. Eu levava minha família, meus amigos, todo mundo”, relembra.

Jojo Ramen Pinheiros na revista CLAUDIA
O Hyottoko Ichigo é um drinque filtrado servido numa louça especial — mescla saquê, awamori, jerez, vermute, iogurte e morangoBreno da Matta/CLAUDIA

Figura conhecida no espaço, a consultora de gestão de serviço era famosa por se sentir à vontade — até demais — no restaurante, a ponto de abrir a geladeira para servir-se e “atormentar os garçons”, como recorda Simone. 

“Até que um dia, depois de seis meses frequentando como cliente, bebi uma garrafa de 1800 ml de saquê, vi a Simone e tomei a coragem de falar: ‘Você é muito foda’. E saí andando, todo mundo achou que eu era louca, inclusive ela”, se diverte.

Jojo Ramen Pinheiros na revista CLAUDIA
O wonton é recheado com blend de camarões e vieiras, cozidos no vapor e servidos com molho à base de missô e finalizado com chilli oilBreno da Matta/CLAUDIA
Continua após a publicidade

Ciente do talento de Yasmin, Simone a procurou pouco depois com a ideia de contratá-la para um treinamento de saquê. “Ela me falou que sabia que o serviço da casa não era muito bom, e se eu conhecia alguém que dava esse tipo de consultoria. E eu respondi: ‘Prazer, Yasmin’.”

Jojo Ramen Pinheiros na revista CLAUDIA
As Jagarico Cheese são batatas fritas crocantes por fora e macias por dentro, inspiradas no snack japonês de HokkaidoBreno da Matta/CLAUDIA

A sinceridade da sommelière foi o gatilho para o que viria a ser uma parceria indissolúvel. Simone, que até então se dedicava integralmente à perfeição do caldo e dos ingredientes, reconheceu a necessidade de aprimorar a experiência do salão. O que começou como uma consultoria se tornou uma sociedade, unindo força criativa e expertise.

SABORES DE HOKKAIDO

Jojo Ramen Pinheiros na revista CLAUDIA
A nova unidade do Jojo Ramen, das sócias Yasmin Yonashiro e Simone Xirata, celebra a riqueza do Norte do Japão com releituras ousadas que vão além do lámenBreno da Matta/CLAUDIA

Quase uma década depois, essa dualidade é o motor que impulsiona a expansão da marca. O Jojo soma quatro unidades, cada qual com uma personalidade distinta, e uma legião de fãs que ultrapassa a bolha da culinária japonesa.

Continua após a publicidade

A mais recente, em Pinheiros, leva essa filosofia a um novo patamar. O cardápio da casa, inaugurada em julho deste ano, é inspirado na ilha de Hokkaido, ao norte do Japão, e celebra o mar e a sua riqueza.

Longe de simplesmente replicar as receitas dos gotochi ramen (regionais), a abordagem é autoral e ousada: “A gente não quer fazer o lámen da região, mas sim trazer os ingredientes da região para criar o nosso”. Ao apresentar insumos diferentes, Yasmin explica que o objetivo é fugir de uma “caricatura” da gastronomia do país, através de um olhar de cuidado para a matéria-prima.

Jojo Ramen Pinheiros na revista CLAUDIA
O Hotate Shio Butter é servido com vieiras de HokkaidoBreno da Matta/CLAUDIA

A essência da nova casa reside na exploração de uma outra leitura do lámen, mais leve e fresca, com caldos translúcidos e uma abundância de frutos do mar. Um exemplo é o aromático Hotate Shio Butter, que traz hossomen (macarrão fino) com caldo de  frango e tare de shio com vieira. No topo, são adicionadas as famosas vieiras de Hokkaido, chashu de porco, negui e naganegui.

Outro ponto alto são as vieiras frescas cortadas em lâminas no estilo ussuzukuri (bem fininhas), servidas com molho de shoyu cítrico de yuzu com avocado. A excelência dos pratos foi construída a partir das referências de viagens da dupla, unidas à técnica de Meguru Baba (ex-D.O.M e chef do Coltivi), que assina o menu, além do japonês Takeshi Koitani, ramen master que é inspiração e parceiro do Jojo desde o início.

Continua após a publicidade

Jojo Ramen Pinheiros na revista CLAUDIA
A entrada de lâminas fatiadas de vieira permitiu às sócias trazerem um menu de saquês mais refinados à unidade de PinheirosBreno da Matta/CLAUDIA

Tamanho crescimento da marca, no entanto, nunca foi movido pela ambição de se tornar uma rede. A dupla defende um crescimento orgânico e consciente. “Não abrimos só por abrir. Tudo tem que fazer sentido, tanto do ponto de vista criativo quanto operacional. Cada casa precisa ter sua identidade”, afirmam as sócias.

Jojo Ramen Pinheiros na revista CLAUDIA
A choux cream de baunilha e caramelo de missô finaliza a refeição com delicadezaBreno da Matta/CLAUDIA

A unidade de Pinheiros é a prova viva desse cuidado. Com uma atmosfera leve, bar caprichado e cozinha aberta onde se pode observar o preparo dos caldos, a casa é um espaço de celebração.

É o amadurecimento de um projeto que, embora tenha nascido no caos, se transformou em um organismo vivo. Ali, a maestria técnica de Simone e a arte de receber de Yasmin se encontram para emocionar a cada tigela de lámen.

CRÉDITOS DE PRODUÇÃO

Texto Marina Marques
Fotos Breno da Matta
Concepção visual Catarina Moura e Mika Nanba

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Dicas do Beto
Dicas do Beto
Artigos: 4620

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese