Quem nunca se perguntou como esconder o ar-condicionado na sala ou no quarto sem comprometer a estética? Embora seja essencial para o conforto, o aparelho pode destoar do restante da decoração.
A solução está em ar-condicionado embutido, marcenaria inteligente, ripados que permitem ventilação e até técnicas de pintura que ajudam a camuflar o equipamento. Selecionamos seis projetos que mostram como disfarçar o ar-condicionado e integrá-lo ao ambiente com elegância e praticidade.
1) Camuflado na marcenaria
Neste projeto, assinado pelos arquitetos Maíra Lima e Lucca Vari, à frente do Lima Vari Arquitetos, o aparelho do ar-condicionado está camuflado na marcenaria. A cor escolhida segue a mesma paleta neutra do home office, solução que ajuda a disfarçar ainda mais o aparelho.
2) Aposte nos painéis de madeira

Neste living projetado pelo escritório Paiva e Passarini Arquitetura, a marcenaria não só traz elegância com painéis e estante de madeira carvalho, mas também esconde de forma sutil a saída do ar-condicionado no alto da parede, garantindo conforto sem abrir mão da estética.
3) Marcenaria integrada

Neste apartamento reformado pela arquiteta Isabella Nalon, o ar-condicionado fica oculto na marcenaria feita sob medida para a sala de jantar, integrando bufê, cristaleira, louceiro e até lugar para a adega. Nas portas superiores, onde está o aparelho, as frestas do ripado permitem a passagem da ventilação.
4) Unidade visual

No projeto idealizado pela arquiteta Consuelo Jorge, a solução foi instalar o aparelho bem próximo à serralheria — ambos receberam a mesma pintura, criando unidade visual no ambiente.
5) Projeto monocromático

Para o apartamento-estúdio, em São Paulo, a arquiteta Sabrina Salles tinha como objetivo principal aproveitar bem o espaço. Para isso, foi criada uma marcenaria sob medida para tirar maior proveito da metragem. Para camuflar o ar-condicionado, a arquiteta optou por utilizar o mesmo tom das paredes no aparelho, garantindo um visual discreto e elegante.
6) Ar-condicionado no forro

A designer de interiores Daiane Antinolfe optou por instalar o ar-condicionado no forro. Foram criados nichos embutidos no teto para receber esses aparelhos. Dessa forma foi possível ganhar espaço de marcenaria nas paredes, sem interferir na circulação do ar quando estiver em funcionamento. Inclusive, dessa maneira, a liberação do ar é realizada de forma mais uniforme.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.