O empreendedorismo feminino no Brasil tem redefinido o cenário dos negócios, e no universo da gastronomia, a história da Marie Marie Bakery é um exemplo de como paixão, qualidade e visão estratégica podem construir uma marca de sucesso.
Por trás dos pães de fermentação natural e dos croissants folhados que conquistaram São Paulo, estão as irmãs Maria Daniela e Maria Gabriela Meneghini, uma dupla com talentos complementares que transformou um hobby em uma padaria premiada e em uma empresa em constante expansão.
Tudo começou com uma vocação silenciosa. Maria Daniela, formada em engenharia civil, trabalhava na área quando decidiu, em 2008, fazer um curso de gastronomia por hobby. O que parecia ser apenas uma paixão pela cozinha e pelo costume de fazer bolos para a família se tornou um divisor de águas.
Incentivada por uma professora de confeitaria a seguir carreira na área, Daniela passou oito meses desenvolvendo receitas de bolos para, finalmente, começar a Marie Marie de forma online.
O sucesso foi tão grande que, dois anos depois, ela abriu um pequeno corredor onde hoje é a padaria, localizada no bairro do Tatuapé, vendendo bolos e uma variedade inicial de pães.
O negócio, que começou de forma orgânica, foi moldado pelos clientes. A demanda por um café, depois por mesinhas e, em seguida, por pães quentes, transformou a pequena venda de balcão em uma operação de salão.

A partir daí, Daniela aprofundou seus estudos em panificação e investiu em equipamentos, como a laminadora para croissants e o forno de lastro, consolidando o DNA da Marie Marie focado em fermentação natural.
A entrada de Maria Gabriela na sociedade foi um marco para o negócio. Arquiteta de formação, ela se juntou à irmã depois de um incentivo do pai. “Ela tem dois meninos, e tinha que ir para a obra, viajar demais. Então, nosso pai a incentivou a ficar mais em São Paulo, tendo a Marie como possibilidade para isso”, conta Maria Daniela.

A visão de Gabriela para a experiência do cliente foi fundamental. Sua chegada resultou em um crescimento de 25% no faturamento em apenas um mês, e sua expertise em gestão, marketing e na operação de loja se mostrou a peça-chave para a expansão da empresa. “Como sou arquiteta, eu mexia muito na vitrine. Sempre falava: ‘vitrine vazia não vende’. Era preciso trazer algo diferente todos os dias”, recorda.
O divisor de águas definitivo para a visibilidade da marca foi quando a padaria ganhou o prêmio de melhor croissant de São Paulo, eleito pelo Paladar. O reconhecimento que catapultou a Marie Marie Bakery e a colocou no mapa gastronômico de São Paulo. “Você sabe, né, como o paulistano é em relação à Zona Leste… Tudo tem que estar na região central. Então foi um divisor de águas, foram milhares de croissants em uma semana”, analisam as irmãs.
“Nunca disputamos nada entre nós, não somos competitivas. Uma complementa a outra, e isso é o principal num negócio.”
Maria Gabriela Meneghini, sócia da Marie Marie Bakery
Marie Glace: O doce sabor da inovação
A busca incessante por inovação levou as irmãs a um novo e desafiador projeto: a criação da Marie Glace, marca de sorvetes artesanais. A ideia, que não estava nos planos, surgiu após um encontro com o renomado confeiteiro espanhol Javier Guillen, que se tornou consultor do projeto. A proposta de Guillen de criar gelatos seguindo o mesmo DNA da Marie Marie – com ingredientes naturais, sem conservantes ou pré-misturas – foi o que impulsionou o novo empreendimento.

A parceria se mostrou uma extensão natural do que já era feito na padaria: um “laboratório permanente de novas experiências e sabores”. A produção da Marie Glace se beneficia da estrutura já existente da Marie Marie, usando os cookies e bolos da padaria como agregadores para os sorvetes. A nova marca já tem conquistado o público com sabores chamativos, como o sorvete de manga com maracujá zero, e promete continuar explorando o universo dos gelados com a mesma dedicação que tornou a padaria uma referência.
Apesar do crescimento, as sócias da Marie Marie Bakery enfatizam que buscam manter a filosofia de valorizar o produto feito do zero, sem atalhos ou aditivos. E para as irmãs, trabalhar juntas funciona perfeitamente por conta da divisão clara de tarefas: Daniela cuida de toda a produção e Gabriela gerencia a loja, o salão e a parte comercial.
“Somos unha e carne. Apesar de muito diferentes, nunca brigamos. E ela toma conta da parte chata, eu da legal”, brinca Maria Daniela, que cuida da produção da padaria, enquanto a irmã cuida da parte burocrática do negócio. “Nunca disputamos nada entre nós, não somos competitivas. Uma complementa a outra, e isso é o principal num negócio.”
SERVIÇO | Marie Marie Bakery
Endereço: R. Azevedo Soares, 2532 – Tatuapé, São Paulo – SP, 03322-002
Horários: Segunda a sábado 8:30 às 18:30; Dom: Fechado
@mariemariebakery
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.