No dia 9 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Sobremesa — data criada para homenagear aquele momento que encerra uma refeição com prazer e memória. Para marcar a ocasião, a equipe de CLAUDIA elegeu seus doces preferidos — e as respostas revelaram uma mistura de memórias, sabores e descobertas recentes.
O resultado é uma seleção diversa que vai do conforto do bolo de cenoura com calda quente de brigadeiro, de Renata Vanzetto, às criações mais elaboradas, como o Tres Leches da chef Marisabel Woodman até o blondie de matchá do Aizomê, comandado pela chef Telma Shimizu. Conheça nossos favoritos:
Tres Leches | Mares de La Peruana
O Tres Leches é o exemplo do simples feito com perfeição. Consiste num bolo embebido com leite condensado, creme de leite fresco e leite integral – na casa é finalizado com merengue, morango e sorvete de baunilha. Os morangos da sobremesa são preparados na brasa e o toque da chef Marisabel está no óleo de hortelã que colore o prato.
– Marina Marques, editora-assistente
Bolo de Cenoura | Muquifo

Este bolo é fofinho e saboroso. Mas é a calda quente de brigadeiro é o que dá aquela sensação de aconchego que uma sobremesa precisa ter. O pedaço é grande, perfeito para aquele dia de vontade de comer doce!
– Beatriz Lourenço, repórter
Blondie de matchá | Aizomê

Comi duas vezes e me marcou muito, é supergostoso! A sobremesa está no cardápio da unidade da Japan House e consiste num bolo denso de matchá com castanha-de-caju.
– Mika Nanba, estagiária de arte
Segredo do Bolo | Padoca do Maní

Experimentei o Segredo do Bolo na Padoca do Maní e virou o meu favorito em São Paulo. Ele é bem chocolatudo e cremoso, mas não é enjoativo. Fica melhor ainda acompanhado com a geleia de frutas vermelhas da casa ou com uma bola de sorvete.
– Gabriela Nassif, estagiária de texto
Tiramisù | Ronin Café

O tiramisù do Ronin Café é a versão mais gostosa que comi nos últimos tempos, é leve porque o creme característico é uma espuminha e o café vem na medida.
– Laís Brevilheri, editora de arte
Brownie de castanha-do-pará | Poti Bar e Restaurante

Não é nada inusitado, eu sei. Mas lembro como se fosse hoje que, logo na primeira colherada, me surpreendi com a crocância desse brownie. Arrisco dizer que é a castanha-do-pará e a calda de chocolate morninha que o tornam tão equilibrado, além, é claro, do sorvete de leite supercremoso. É aquele tipo de sobremesa que você saboreia rezando para não acabar!
– Kamille Neris, estagiária de texto
Verrine de frutas vermelhas | 89°C Coffee Station

As verrines do 89°C Coffee Station são de fabricação própria e tem diversos sabores, minha favorita é a Shirohime, de chocolate branco com frutas vermelhas. Além de uma apresentação bonita, gosto muito por serem cremosos e doces na medida.
– Luana Alves, estagiária de arte
Banoffee | Nanica

A Nanica tem a melhor banoffee que já provei na vida. A sobremesa traz a combinação perfeita de doce de leite, banana e chantilly, mas é bem equilibrada. O que mais gosto é que sinto que ela está sempre fresca, com os ingredientes no ponto certo.
– Lorraine Moreira, repórter
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.