Seja dentro ou fora das redes, só se fala nele: o tal “Morango do Amor“. Mesmo que você não queira saber das trends do momento, não tem jeito, uma hora ou outra ele vai chegar também no seu feed.
O que é morango do amor?
A sobremesa consiste, basicamente, em um morango fresco envolto em uma camada de brigadeiro (geralmente brigadeiro branco ou de leite em pó) e, em seguida, coberto por uma fina e crocante camada de caramelo vermelho brilhante, muito semelhante à tradicional maçã do amor.
Apesar de não ter uma origem exata, a tendência do “Morango do Amor” explodiu nas redes sociais, principalmente no TikTok, nas últimas semanas. O doce é uma releitura moderna e mais “instagramável” da clássica maçã do amor, popular em festas juninas. A ideia de caramelizar frutas já existe há muito tempo, e o morango se mostrou um substituto perfeito para a maçã, sendo menor e mais fácil de comer.
Sucesso de vendas
A explosão da tendência do “Morango do Amor” foi um verdadeiro divisor de águas tanto para as confeiteiras independentes quanto para as grandes lojas, gerando um impacto positivo sem precedentes no setor. Para as confeiteiras que trabalham em casa ou em pequenos ateliês, o doce se tornou uma “segunda Páscoa” – ou até melhor.
A Amor aos Pedaços, por exemplo, viu seu tradicional Festival do Morango – evento realizado anualmente pela marca – ganhar novos e inimagináveis alcances. “Fazia muito tempo que eu não via uma tendência dessas na alimentação. Estamos tendo filas na loja, tem até briga para ver quem vai pegar, porque está acabando”, declara a sócia e co-fundadora Silvana Abramovay Marmonti.
“É muito interessante, as mídias sociais têm um desempenho orgânico muito forte. É um caso a ser estudado”, completa a empresária, que aposta ainda que o doce veio para ficar. As lojas da Amor aos Pedaços estão preparadas para uma demanda estimada de mais de 50 mil unidades durante o festival.
Já de acordo com um levantamento do iFood, o doce registrou um crescimento explosivo entre junho e julho, saltando de 11 mil pedidos para 275 mil pedidos em julho, uma alta de mais de 2.300%. Em termos de volume, julho contabilizou a entrega de mais de 524 mil unidades do doce, representando um crescimento de 2.490% em comparação ao mês anterior.
Onde comer o Morango do Amor?
A seguir, preparamos um roteiro de onde provar a receita em São Paulo, confira:
Flakes | @flakesbrazil

Famosa pelos doces exuberantes com pistache, a Flakes agora aposta nos morangos do amor. Leonardo Borges, idealizador da confeitaria, desenvolveu sua própria receita e tem surfado na onda, vendendo mais de 300 unidades do doce por dia. O Morango do Amor (R$ 25 a unidade) leva a fruta envolvida por brigadeiro (nos sabores ninho ou pistache) e é coberto por caramelo crocante.
Sodiê Doces | @sodiedoces

Inspirado na tendência, o lançamento da Sodiê Doces já está disponível nas lojas da marca. A novidade é feita com morango fresco, envolto em um brigadeiro de leite condensado e finalizado com uma camada de caramelo crocante. No primeiro dia de vendas (23/07), a marca vendeu 8 mil unidades na rede. A unidade custa a partir de R$ 15.
Amor aos Pedaços | @amoraospedacos

Um dos locais mais procurados por fãs de doces com morango, a Amor aos Pedaços oferece o doce em três sabores disponíveis: bicho de pé, brigadeiro e brigadeiro branco. Cada um sai por R$ 19,50.
Partager Gastronomia | @partagergastronomia

Quem também decidiu criar a própria versão do doce é o chef Gustavo Pereira, do buffet de alta gastronomia Partager. Mineiro e fã de festa junina, ele traz seu Morango do Amor (preço sob consulta) feito com brigadeiro de leite ninho e disponível tanto para eventos quanto na própria loja, no Brooklin Novo, e sob encomenda.
Tati Barbi Balas Caramelizadas | @tatibarbi

Referência em doces caramelizados, a confeiteira Tati Barbi aproveitou a trend para investir nos morangos. Chamado de “Bombom do Amor”, o doce da casa leva brigadeiro branco recheado com morango, envolvido no caramelo. A loja entrega em diversas localidades de São Paulo. O doce sai por R$ 25,90.
Tarsi Sweet | @tarsi.sweet

Também no Tatuapé, o morango do amor é sucesso absoluto na confeitaria Tarsi Sweet. Por lá, cada unidade sai por R$ 18 e a casa promete disponibilidade diária (fecha apenas às terças-feiras).
Levena | @levena_sp

A Levena, confeitaria do chef Diego Lozano, decidiu entrar na trend de uma forma mais personalizada. A casa, que é famosa pela sobremesa “Isso Não é uma Banana” (crocante de coco, biscuit de amêndoas, geleia de maracujá e banana e mousse de coco em formato de uma banana), agora traz a “Isso Não é uma Banana do Amor”. A sobremesa fica no cardápio por tempo limitado e leva crocante de coco, biscuit de amêndoas, geleia de frutas amarelas, mousse de morango e cobertura crocante – sai por R$ 80 e está disponível para delivery por R$ 82.
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