O tijolo de vidro é a tendência do momento no design de interiores! Muito usado nos anos 1980 e no movimento Art Déco, esse elemento volta para a arquitetura contemporânea trazendo um tom repaginado à decoração.
As arquitetas Bruna Pincelli e Isabella Nalon trazem dicas essenciais para usar o bloco de vidro no décor, trazendo iluminação natural, sofisticação e funcionalidade. Confira:
1. Tijolo de vidro como divisor de ambientes
O tijolo de vidro tem um papel decorativo e também, funcional. Para as profissionais, o elemento traz impacto visual e personalidade à decoração. “Ele é uma ótima opção para dividir espaços na casa, trazendo um tom acolhedor para os ambientes”, explica a arquiteta Bruna.
2. Painel de tijolo de vidro na fachada ou no hall

Para as arquitetas, o tijolinho também é uma ótima opção para fachadas ou para o hall de entrada, trazendo a iluminação de fora para dentro. “O segredo é sempre pensar na harmonia com o restante do ambiente, avaliando se o material combina com o estilo do projeto”, explica Isabella Nalon.
3. Tijolo de vidro como elemento destaque no décor

Outra possibilidade é utilizar o tijolo de vidro para trazer um tom estético interessante e modernista à decoração, como explica Isabella: “também é possível criar paredes curvas ou com desenhos diferenciados em salas e corredores”.
4. Bancada com painel de tijolo de vidro

O material também é uma aposta interessante para usar em bancadas, trazendo um toque criativo à decoração. Nesse projeto, o vidro foi usado ao invés de um balcão maciço de concreto ou madeira, contrastando com as texturas pesadas — como o concreto aparente — e trazendo leveza visual ao espaço.
5. Iluminação e privacidade no banheiro

O tijolinho de vidro é uma opção certeira para garantir a iluminação natural mas sem perder a privacidade. “Em banheiros e lavabos, por exemplo, ele pode ser usado para ocultar a bacia sanitária de forma sutil, sem deixar o espaço escuro”, explica Isabella Nalon.
6. Tijolinho de vidro é opção certeira para áreas molhadas

“Minha forma preferida de usar os tijolinhos de vidro são nas áreas molhadas, como cozinhas e banheiros”, declara Bruna. Para a arquiteta, o material traz a iluminação necessária para esses ambientes que precisam de maior incidência de luz, garantindo uma estética moderna e sofisticada.
Dicas extras das arquitetas
Além do teor decorativo, o tijolo de vidro ajuda a economizar energia, já que, por permitir a entrada de iluminação natural, reduz a necessidade de luz artificial durante o dia.
No entanto, Isabella Nalon destaca: “é importante lembrar que o material absorve calor, então o ideal é avaliar o clima do local antes de aplicá-lo em grandes superfícies, especialmente em regiões mais quentes”.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.