7 livros que vão te ajudar a superar um término de relacionamento

Superar um término nem sempre é uma tarefa fácil. Pelo contrário: na maioria das vezes, trata-se de um período marcado por sofrimento intenso e, sobretudo, pela solidão. Muitas mulheres se perguntam se serão capazes de atravessar essa fase e buscam diferentes alternativas para entender e lidar com o que sentem.

Na literatura, há uma variedade de livros dedicados a esse momento. Alguns oferecem caminhos para reconstruir a autoestima, outros funcionam como guias práticos – e há ainda aqueles que chegam como um abraço, apenas para lembrar que você não está sozinha. Confira a seleção que preparamos para te acompanhar nesse processo.

1. Talvez você deva conversar com alguém

Clássico contemporâneo entre os livros de autoajuda, a narrativa acompanha a psicóloga Lori Gottlieb. Ao se ver diante de um evento que abala suas estruturas, ela decide se colocar do outro lado da sala, no lugar de paciente. Entre questionamentos pessoais e os dilemas de seus pacientes, a terapeuta constrói uma obra sensível, que mostra como, no fundo, nunca estamos sozinhos em nossas dificuldades.

2. Para todas as pessoas intensas

Capa vermelha do livro 'Para todas as pessoas intensas', recomendado para superar o término

Quem nunca se sentiu intenso demais por se entregar a uma relação sem ser correspondido, ou mergulhou de cabeça em experiências que pareciam rasas demais? Se você se identifica, talvez esse seja o livro perfeito. Com capítulos curtos, a obra convida o leitor a abraçar sua intensidade e ser verdadeiro com suas emoções em meio à superficialidade do mundo. Além disso, traz conselhos práticos para lidar com essas situações cotidianas.

3. A gente mira no amor e acerta na solidão

Capa amarela do livro 'A gente mira no amor e acerta na solidão', recomendado para superar o término

Nesta obra, a psicanalista Ana Suy discute os equívocos em torno da ideia de solidão nas relações. A autora mostra que até os relacionamentos mais sólidos e profundos carregam consigo a solitude – e que isso não deve ser encarado como fracasso, mas como parte natural da vida. Assim, propõe novas formas de olhar para o viver só e para as armadilhas que construções sociais em torno do amor podem gerar.

4. 500 dias sem você

Capa branca com letras em preto e vermelho do livro '500 dias sem você', recomendado para superar o término

Escrito por Samantha Silvany, o livro acompanha a trajetória de uma protagonista após o fim de um relacionamento. A narrativa expõe suas dores, o luto pela separação, a necessidade de se reconectar consigo mesma e o caminho para reencontrar a felicidade. A autora destaca ainda a importância da reconstrução do amor próprio e do autoconhecimento para encerrar ciclos tóxicos.

Continua após a publicidade

 

 

5. Não pise no meu vazio

Capa laranja do livro 'Não pise no meu vazio', recomendado para superar o término

Semifinalista do Prêmio Jabuti 2024, a obra discute o vazio existencial que marca tantas pessoas atualmente e como muitos tentam preenchê-lo por meio das relações amorosas. Com olhar clínico, a psicanalista mostra a relevância de compreender nossas próprias questões existenciais antes de buscar no outro o que só pode ser encontrado dentro de nós.

6. Talvez a sua jornada agora seja só sobre você

Capa cinza do livro 'Talvez a sua jornada agora seja só sobre você', recomendado para superar o término

Em formato de crônica, este livro é um convite ao amor-próprio e à cura após períodos de rompimento ou mudança. A obra aprofunda-se nos desafios que surgem nesse processo, como os medos, as inseguranças e a necessidade de ressignificar projetos de vida.

7. Já te disse adeus, e agora, como te esqueço?

Capa branca com letras coloridas do livro 'Já te disse adeus, e agora, como te esqueço?, recomendado para superar o término

Com caráter quase terapêutico, o autor compartilha sua experiência para oferecer um guia prático na superação do luto pós-término. Ao longo das páginas, estão reunidas reflexões sobre dependência emocional, formas de lidar com a dor, incentivo ao autocuidado e estratégias para transformar esse período em um aprendizado.

Por fim, é importante lembrar: nenhuma das recomendações apresentadas substitui o acompanhamento de um profissional de saúde mental. O objetivo desta seleção é oferecer apoio e inspiração. Caso sinta que não consegue lidar com a situação sozinha, procure ajuda especializada.

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

 

 

Publicidade

Dicas do Beto
Dicas do Beto
Artigos: 4483

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese