Você já se perguntou por que o bife que você faz em casa nunca fica tão suculento e dourado quanto o do restaurante? Um dos segredos para evitar que a carne cozinhe em vez de fritar é evitar que ela solte água.
Quando um bife é exposto ao calor de uma frigideira quente, ocorre uma reação química chamada reação de Maillard. É essa reação que dá aos alimentos um sabor, aroma e cor únicos, além de ser responsável pela crosta crocante em carnes, pães e outros alimentos.
Para que essa reação aconteça, é necessário que a umidade da superfície da carne evapore rapidamente. Se a superfície estiver úmida, a energia do calor da frigideira será usada para evaporar a água em vez de dourar a carne. Mas como fazê-la acontecer, de fato?
A seguir, você confere dicas para evitar que isso aconteça e ainda conquistar uma refeição mais saborosa, com uma carne suculenta, macia e no ponto certo! Confira:
A importância da temperatura
Um dos erros mais comuns é colocar a carne gelada direto na frigideira. Para grelhar, o ideal é retirar a carne da refrigeração em média 15 minutos antes para que fique em temperatura ambiente. O bife deve estar em temperatura ambiente antes de ser preparado. Se a carne estiver fria, o choque térmico fará com que os músculos do bife se contraiam, liberando os sucos.
“Isso ajuda a grelhar a carne uniformemente. Quando está gelado, uma parte do bife pode estar mais fria do que outra, dessa forma, o bife pode endurecer ao levar para cocção”, orienta Jéssica Benazzi, nutricionista do Divino Fogão.
Além da carne, a temperatura da panela também é um fator primordial. “O maior segredo é deixar a frigideira ou a chapa bem quente antes de colocar a carne. Se a superfície não estiver quente, o bife começa a cozinhar e liberar líquidos em vez de selar“, explica a especialista.
Para confirmar se a frigideira está realmente quente, é possível fazer um teste com água: jogue uma gota de água, se ela evaporar instantaneamente, a frigideira está pronta.
O segredo está na frigideira e no óleo
A escolha da frigideira e do óleo é crucial para conquistar um bife saboroso. Em relação à frigideira, prefira uma de ferro fundido ou de aço inox com fundo grosso. Esses materiais mantêm o calor de forma uniforme e não dispersam a temperatura.
Além disso, use óleos com ponto de fumaça alto, como o óleo de girassol, de canola, de abacate ou azeite de oliva refinado. Outra dica da especialista é não colocar muitos bifes de uma vez, se encher a frigideira, a temperatura pode diminuir e assim ter mais umidade.
Prepare a carne e a frigideira
Antes de cozinhar, secar o bife é obrigatório! A maneira mais fácil e eficaz de secá-lo – e conseguir a tal reação de Maillard – é usando papel-toalha. Pressione levemente o papel-toalha contra a carne para absorver toda a umidade da superfície. Você pode repetir esse processo algumas vezes, virando a carne, até que o papel-toalha saia completamente seco.
Acerte na fritura
O bife deve ser colocado com cuidado na frigideira. Você deve ouvir um chiado assim que a carne tocar a superfície. Essa é a “música” da reação de Maillard, responsável pela crosta dourada e saborosa.
- Não mova o bife: Deixe-o selar por alguns minutos. Resista à tentação de mexer ou virar a carne constantemente. Isso pode fazer com que o bife perca os sucos.
- Vire apenas uma vez: Use uma pinça para virar o bife apenas uma vez.
- Adicione a manteiga: Uma dica para um bife ainda mais saboroso é adicionar um pedaço de manteiga e ervas, como alecrim e tomilho, na frigideira depois de virar a carne. Use uma colher para regar o bife com a manteiga derretida.
Segundo Jéssica Benazzi, os cortes mais macios e indicados para serem grelhados são o contrafilé e alcatra.
Deixe a carne descansar
Depois de retirar o bife da frigideira, é fundamental deixá-lo descansar. O tempo de descanso deve ser, no mínimo, a metade do tempo de cozimento. Por exemplo, se você levou 5 minutos para selar o bife, deixe-o descansar por pelo menos 2,5 minutos. Isso permite que os sucos se redistribuam dentro da carne, garantindo que cada mordida seja suculenta.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.