Talvez você já tenha sentido vontade de conhecer mais o universo do uísque, mas desistiu por pensar que precisa de um conhecimento profundo para escolher a bebida, entre tantas no mercado. Para descomplicar este universo, o bar TAJ, em Curitiba, e o mixólogo Pablo Moya criaram uma jornada sensorial autodidata, em que não é preciso consultar um especialista para decidir quais uísques degustar entre os 130 rótulos nacionais e internacionais da casa.
A ideia é que o cliente seja o protagonista da própria experiência, que funciona assim: ao decidir pedir um flight (régua com três doses de uísques de 25 ml cada), você recebe um guia de degustação com dicas e informações sobre as bebidas disponíveis para basear suas escolhas, que serão servidas da mais sutil (à esquerda) à mais intensa (à direita), acompanhadas de cards com as informações de cada uma.
“Uma das coisas que a gente notou em bares que têm a degustação técnica de uísque foi que, se você não tem o sommelier do seu lado o tempo todo nem as garrafas de referência na sua frente, rapidamente o consumidor se perde e se confunde, principalmente com rótulos que não conhece ou que a pronúncia é mais complicada”, explica Moya.
Como é a degustação autodidata

Na régua há um QR Code que dá acesso a um conteúdo complementar com informações da experiência. Também acompanham um pote com grãos de café para “limpar” o olfato ao cheirá-lo entre um copo e outro, um conta-gotas com água mineral para liberar novos aromas do uísque em determinado momento, lascas de maçã verde e biscoito neutro para neutralizar o paladar e uma lupa para a leitura dos rótulos, que são servidos à mesa.

No guia, o frequentador também recebe 10 dicas para consumo – entre elas, o que acontece se girar o copo, por exemplo. A indicação é ler o card do uísque escolhido e manter o primeiro gole de uísque de 3 a 4 segundos na boca. “Deixa as papilas gustativas acostumarem, o uísque entrar em equilíbrio com a sua boca antes de engolir”, indica o curador do projeto e criador da metodologia.

“No começo, a gente experimenta puro mas, depois de alguns goles, utiliza mais ou menos meio conta-gotas para adicionar um pouco d’água. Não chega a 5 ml, ficando 10% mais ou menos do volume do uísque. Isso vai liberar uma série de notas de aroma e sabor a mais, deixando a experiência mais sutil”, conta Pablo, que está à frente do bar secreto Frigobar – The Original Speakeasy, em São Paulo, e é um dos fundadores da destilaria NIB.

As lascas de maçã e o biscoito neutralizam o paladar, e os grãos de café limpam o olfato antes de ir para o próximo rótulo. Daí é ler o próximo card e repetir o processo. Você não precisa necessariamente tomar todo um copo antes de começar o próximo, basta ir limpando esses dois sentidos sempre que ir ou voltar para cada uísque.
Há 15 combinações de flights pré-sugeridas, a partir de R$ 53,00, mas é possível montar sua própria régua de degustação entre uísques americanos, brasileiros, japoneses, escoceses e irlandeses (que hoje representam 45% da carta).

As dicas de harmonização permitem combinar o uísque com o cardápio de gastronomia contemporânea do TAJ, que contempla de sushis a massas. O bar, que existe há mais de 20 anos, oferece também drinks autorais (alguns deles com uísque) e carta de vinhos.
Demanda crescente

“Hoje em dia as pessoas estão buscando entender, conhecer mais sobre uísque, indo além do rótulo, a idade ou o custo. Vimos que fora o Caledônia, em São Paulo, que faz um trabalho minucioso, não existia nenhum outro bar no país fazendo esse trabalho. E o Taj sempre teve uma história de clientes consumidores de uísque de maneira bem intensa, mas não técnica”.

Foram sete meses até que o projeto pudesse ser implementado. “Em um bar de alta rotação como esse, com 250 lugares, precisávamos criar elementos para os clientes se virarem sozinhos e começamos a quebrar a cabeça do que seria necessário para isso”.

E dá para provar uísques que não costumam estar disponíveis, diz o mixólogo. “Tem uma linha que a gente chama de unicórnios, com apenas uma ou duas garrafas, que não são vendidos no Brasil”.
A meta é ir aumentando mês a mês a oferta de uísques, chegando a 200 rótulos até o fim do ano. “Queremos mostrar que uísque não é um universo restrito. Com as ferramentas certas, qualquer pessoa pode entender, experimentar e se apaixonar pela bebida”, aposta Moya.
TAJ Curitiba
Onde: Rua Bispo Dom José, 2302, Batel, Curitiba
Quando: Segunda, 17h00 às 22h00 | Terça, 17h00 às 00h30 | Quarta e quinta, das 17h00 às 1h00 | Sexta e Sábado, das 17h00 às 1h30
Informações e reservas: (41) 98480-2240 ou no Instagram
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.