A chef Mariana Fonseca enxergou, há 13 anos, um nicho culinário a ser explorado em São Paulo quando fundou o restaurante MYK, focado em alta gastronomia grega. Três anos depois, ampliou o leque de opções com o Kouzina – que, desde junho deste ano, está com novo cardápio.
Para demonstrar o potencial da comida da Grécia, ela compartilha com CLAUDIA 5 receitas gregas para fazer em casa, além de explicar por que gosta de cada uma. Confira!
Tosta de tomate
“Amo tomate. Além de ser uma receita fácil de fazer, a tosta de tomate temperado com manouri (ricota grega) e rúcula agrada à maioria dos paladares. Sem contar que, apesar de ter ingredientes gregos, tem sotaque italiano, ou seja, mais fácil ainda de agradar por ser uma culinária mais conhecida”, aposta.
Ingredientes
- 1 fatia de 100 g de pão tipo italiano
- 1 tomate sem pele e sem semente cortado em cubinhos pequenos (concasse)
- 50 g de ricota
- 30 g de rúcula
- 20 ml de azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
Pincele azeite na fatia de pão e grelhe em uma frigideira quente dos dois lados. Tempere o tomate com azeite, sal e pimenta-do-reino. Coloque o tomate temperado sobre o pão, finalize com ricota e rúcula. Tempere a gosto com sal, pimenta e azeite. Sirva.
Horiatiki (Salada grega)

“A salada grega horiatiki salata é um dos pratos mais conhecidos da gastronomia grega, uma das minhas saladas favoritas e definitivamente representa minha gastronomia: ingredientes frescos e de qualidade. E uma delícia de fazer em casa em família porque é super fácil!”
Ingredientes
- 2 tomates cortados
- 1 pepino cortado
- 1/4 de cebola roxa cortada em rodelas
- 1/4 de pimentão picado
- 8 azeitonas do tipo kalamatas
- 50 g de queijo feta craquelado
- Orégano seco a gosto
- 20 ml de azeite
- Sal a gosto
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes, deixando o orégano para finalizar na hora de servir.
Moussaka

“Escolhi a moussaka também por representar a gastronomia grega e por ser uma comida para se comer em família, como antigamente, sabe? Travessa na mesa. Comida quentinha, que abraça… Dá um pouquinho mais de trabalho, mas vale a pena cada garfada.”
Ingredientes
- 8 berinjelas médias
- 12 batatas
- 500 ml de azeite ou óleo de girassol
- 50 g de farinha de pão
Para o ragu de carne:
- 2kg de carne moída (pode ser carne moída de boi ou de cordeiro ou de porco; para os vegetarianos 1 kg de proteína de soja hidratada)
- 2 cebolas picadas
- 1 dente de alho
- 8 tomates sem pele e sem semente picado]
- 200 ml de vinho tinto (opcional)
- Especiarias a gosto: canela, cominho, cravo, noz moscada, coentro em pó.
- Sal e pimenta-do-reino
- 1 clara de ovo
Para o bechamel
- 200 g de farinha de trigo
- 200 g de manteiga
- 1 cebola bem picada
- 2 litros de leite integral
- Noz moscada a gosto
- Sal e pimenta-do-reino branca a gosto
- 200 g de queijo parmesão ralado para finalizar
Modo de preparo
Fatie as berinjelas em rodelas de no máximo 1 centímetro. Em uma travessa, coloque as rodelas com sal suficiente para cobri-las e deixe-as “chorar” por uma hora (esse procedimento elimina o amargo da berinjela). Depois de uma hora, lave bem com água abundante, para tirar o excesso de sal. Seque bem com papel-toalha. Enquanto isso, fatie as batatas em rodelas de no máximo um centímetro e deixe-as de molho em água gelada.
Para o preparo do ragu, coloque metade do azeite em uma panela grande com duas cebolas bem picadas e o dente de alho. Refogue até ficar transparente e acrescente a carne moída de cordeiro. Deixe dourar e coloque todo o tomate. Nesse momento, ponha o vinho e as especiarias a gosto, deixando cozinhar por 1 hora. Quando finalizar, acerte o sal e a pimenta-do-reino. Depois de frio, coloque a clara para dar uma liga quando assar.
Em uma panela grande, coloque a manteiga e a cebola picada, em seguida a farinha peneirada. Quando obtiver quase que uma massa, coloque o leite aos poucos e mexa bem. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta branca a gosto. Pegue uma frigideira grande e coloque o restante do azeite, fritando levemente as berinjelas e as batatas a fim de deixa-las mais molinhas e não crocantes.
Montagem
Forre o fundo de uma assadeira com farinha de pão e monte uma camada de batata, outra de berinjela e outra de ragu. Repita até completar a assadeira. Finalize a última camada com o bechamel e queijo parmesão e leve ao forno a 180ºC por 50 minutos.
Kali Orexi (Oricchiette com feta e tomate)

“Não poderia faltar uma massinha, porque sempre que cozinho em casa penso no que meu filho, Theodoro, gosta de comer. E ele ama macarrão. Essa versão usa ingredientes gregos como feta e minha paixão: tomate!”
Ingredientes
- 220 g de massa orecchiette
- 2 xícaras (chá) de tomates-cereja
- 1 xícara (chá) de tomate tipo italiano picado sem casca e sem sementes
- 100 g de queijo feta craquelado
- 1/2 xícara (chá) de azeite
- Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto - Ciboullette picada a gosto (eu gosto de uma mão cheia)
- 2 dentes de alho picados
Modo de preparo
Cozinhe o macarrão como sugerido na embalagem , até ficar al dente. Coloque em uma assadeira os tomates com metade do azeite e leve ao forno para assar por 30 minutos a 180ºC ou até que o tomate fique murcho. Em uma frigideira, coloque o azeite, o alho, o tomate -cereja assado, o tomate concassé e a massa cozida. Tempere com sal e pimenta-do-reino, finalize com ciboullette e queijo feta. Misture bem e sirva.
Rizogalo (Arroz-doce com compota de laranja)

“Para finalizar, uma das minhas sobremesas gregas favoritas: rizogalo, mais conhecido como arroz-doce. Essa receita é simples, mas abraça e a laranja dá o toque especial.”
Ingredientes (para 20 porções)
- 2 litros de leite
- 1 litro de creme de leite fresco
- 300 g de açúcar refinado
- 400 g de arroz arbóreo
- 2 favas de baunilha
- 10 laranjas em rodelas
- açúcar refinado (quanto baste)
- água (quanto baste)
Modo de preparo:
Em uma panela, adicione o leite, creme de leite, arroz e favas de baunilha abertas. Em fogo baixo, misture sempre, até obter uma consistência mais cremosa. Retire do fogo e coloque em uma assadeira para esfriar.
Adicione as rodelas de laranja em uma frigideira grande, cubra de água e coloque 2 colheres grandes de açúcar. Deixe ferver e repita esse processo até a laranja perder o amargor. Após isso, retire e coloque em uma assadeira para esfriar.
Montagem
Coloque as laranjas em uma forma pequena com fundo falso ou de silicone que seja possível desinformar fazendo uma cestinha e completar com arroz doce por cima. Sirva!
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.