A coquetelaria paulistana, sempre atenta às dinâmicas do consumo, movimenta-se em direção a uma tendência que ganha força global: os mocktails, ou drinks sem álcool. O cenário gastronômico da cidade, conhecido por sua capacidade de absorver e ressignificar tendências, abraça o Mocktail Movement, uma iniciativa que destaca a criatividade e a sofisticação na elaboração de bebidas que dispensam o álcool.
A partir de 1º de agosto, a capital paulista se integra à segunda edição do evento, idealizado pela Monin. A proposta é estimular bares a desenvolverem criações autorais sem álcool, explorando as múltiplas facetas da mixologia. Quatro estabelecimentos em São Paulo participam, oferecendo receitas exclusivas.
Alexandre Boyer, diretor-geral da Monin Brasil, observa que o consumidor tem buscado mais que uma bebida; ele busca uma experiência. “Os consumidores já não enxergam as bebidas alcoólicas como a única opção para os momentos de socialização, mas para isso desejam uma experiência sensorial atrativa e diferenciada”, explica. O Mocktail Movement nasce, nesse contexto, para incentivar uma forma de brindar alinhada aos novos hábitos.
Essa mudança de comportamento é respaldada por dados. Um relatório de 2025 da IWSR (International Wines and Spirits Record) aponta que consumidores que bebem com menor frequência já são a maioria em 15 dos principais mercados globais, incluindo o Brasil. Além disso, o segmento de bebidas sem álcool projeta um crescimento anual de 4% a 7% até 2028, com um acréscimo de US$ 4 bilhões no valor de mercado global.
Em São Paulo, participam as casas 300 Sky Bar, BOLOVO, IKI Japanese Cuisine e Daisho Restaurante. Além da capital paulista, o movimento se estende a outras dez cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Curitiba, Santa Catarina, Porto Alegre, Ceará, Pernambuco, Bahia e Goiás, Brasília. Confira a lista de participantes por cidade no site oficial do evento.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.