Você sabia que 61% dos brasileiros acima dos 18 anos consomem cerveja?
Esse dado é fruto de uma pesquisa realizada pela agência de marketing Brazil Panels, em parceria com a Agência Conexão Vasques, e que revelou também que o sabor é o fator mais relevante na escolha de uma marca de cerveja para o brasileiro, já que foi mencionado por 61,6% dos entrevistados.
O mesmo levantamento indica também que os brasileiros consideram outros aspectos importantes ao escolherem qual cerveja preferem degustar, como preço (17,1%), qualidade premium (11,1%), tradição da marca (7%), disponibilidade (2,5%) e outros motivos (0,8%).
Nesse contexto, nós da Rede Food Service te convidamos a conhecer a história do Grupo Turatti, um dos principais nomes no mercado de cervejas artesanais da região Nordeste. Conhecido por sua produção de alta qualidade e inovação constante, o grupo coleciona prêmios nacionais e internacionais. Afinal, “o mercado de cerveja nacional apresenta um crescimento estável, mas traz desafios significativos, especialmente no Nordeste. A cultura da região torna a concorrência ainda mais acirrada, pois o fator preço tem um peso considerável na decisão do consumidor. Dessa forma, é essencial encontrar o equilíbrio entre preço, qualidade do produto e a complexidade da carga tributária, que impõe margens bastante apertadas. Diante desse cenário, a eficiência operacional é fundamental e nós temos conseguido superar esses desafios e expandir a nossa capacidade produtiva de forma ágil, o que nos permite fortalecer o nosso posicionamento no mercado. A nossa meta é consolidar ainda mais essa estratégia ao longo de 2025, ampliando a nossa presença e competitividade no setor”, revela Lissandro Turatti, de 48 anos, empresário e CEO do Grupo Turatti.
Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Turatti realça que “o Grupo Turatti possui uma presença consolidada nos segmentos de food service e bebidas em Fortaleza, no Ceará. A marca opera cinco restaurantes distintos, cada um com uma proposta única, garantindo ampla abrangência no mercado e reconhecimento consolidado na mídia. Além disso, os estabelecimentos promovem apresentações musicais e eventos, fortalecendo ainda mais a sua visibilidade. E, especificamente no setor de bebidas, o Grupo Turatti se destaca como uma das principais fábricas de cervejaria do Estado, com uma operação de delivery robusta para a distribuição de chope. A nossa empresa está presente nos principais mercados e aplicativos de entrega, atendendo a grandes clientes, como a Arena Castelão, estádio principal da cidade, que abriga jogos do Ceará e do Fortaleza, principais times do Estado. Assim como, recentemente, o Grupo Turatti também firmou contrato como fornecedor oficial de cerveja para ambos os clubes, sendo responsável pela produção das cervejas exclusivas com os rótulos das duas principais equipes da região”, compartilha.
QUE TAL CONHECER MAIS SOBRE O GRUPO TURATTI E SEU DIFERENCIADO TRABALHO?
É só conferir abaixo:
- O QUE É O GRUPO TURATTI?
- COMO SURGIU A IDEIA DO GRUPO TURATTI?
- ATUAIS SERVIÇOS E FUNCIONAMENTO DO GRUPO TURATTI
- RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS PELO GRUPO TURATTI
- PLANOS PARA O FUTURO DO GRUPO TURATTI
O QUE É O GRUPO TURATTI?
Por definição do seu próprio CEO, o “Grupo Turatti é uma empresa consolidada que reúne quatro marcas de cervejas, dois restaurantes italianos, cinco restaurantes da marca Turatti e uma casa de shows de humor com vinte e dois anos de história. Com uma gestão estruturada e visão estratégica, o grupo mantém um forte compromisso com a inovação e a expansão contínua, fortalecendo a sua presença no mercado e ampliando suas operações”, resume Turatti.

O CEO acrescenta que, “como grupo, o nosso maior diferencial é a constante busca por diversificação, tanto em produtos, quanto na qualificação da nossa equipe. Apostamos no crescimento contínuo, na inovação e na melhoria constante, sem jamais nos acomodarmos. Estamos sempre investindo, explorando novas ideias e desenvolvendo criações que impulsionam o nosso negócio. ‘Nunca parar’, inclusive, é um dos nossos princípios fundamentais e seguimos trabalhando intensamente para manter essa filosofia“, afirma.
COMO SURGIU A IDEIA DO GRUPO TURATTI?
O Grupo Turatti iniciou as suas operações em 1999, em Florianópolis, em Santa Catarina. No entanto, em 2022, “transferimos as nossas atividades para Fortaleza, no Ceará, trazendo toda a estrutura da cervejaria para a capital cearense, onde, hoje, funciona a casa de shows de humor Lupus Bier. Ao longo dos anos, evoluímos e, com uma nova proposta, reformulamos a nossa marca para Turatti, promovendo mudanças no ambiente, no design das latas e garrafas, além de uma identidade renovada. O nosso crescimento tem sido orgânico, com a abertura de novas unidades aproximadamente a cada ano, consolidando a nossa presença no mercado”, comemora o CEO.
ATUAIS SERVIÇOS E FUNCIONAMENTO DO GRUPO TURATTI
Como já adiantado por Turatti, o Grupo Turatti é mais do que uma cervejaria, já que “abrange uma ampla diversidade de estabelecimentos, incluindo uma pizzaria, um restaurante italiano e os restaurantes da marca Turatti, que oferecem um conceito baseado em parrilla, chopes artesanais, drinks e música ao vivo. Além disso, contamos com o pub da marca 5 Elementos, que possui uma atmosfera inspirada nos tradicionais pubs ingleses, funcionando até mais tarde e com uma proposta voltada para o público noturno. Também operamos uma casa de shows de humor, que apresenta espetáculos quatro vezes por semana. Complementando essa estrutura, estão as nossas marcas de cervejas, que fortalecem ainda mais a identidade do grupo“, explica.

Conforme o CEO, o Grupo Turatti é composto por:
- DOC Pizzeria Artigianale & Cucina
- DOC Trattoria & Wine Bar
- Pub 5 Elementos
- Cervejaria Turatti (com 5 unidades em Fortaleza)
- Lupus Bier – Show de humor em Fortaleza
- Marcas de cervejas: Cervejaria Turatti, Eita Mah!, 5 Elementos e Hey Ho
Além disso, Turatti complementa que “o nosso propósito é levar as nossas cervejas para todos os Estados do Brasil, um objetivo compartilhado por muitas cervejarias, mas que buscamos concretizar com planejamento e expansão estratégica. Trabalhamos para estar cada vez mais próximos dos nossos clientes, garantindo presença em pelo menos um ponto de cada Estado. Atualmente, já atuamos em 10 a 12 Estados brasileiros e seguimos em crescimento, com a meta de alcançar todo o país até o final de 2025. Além da distribuição de cervejas, também focamos na expansão dos nossos restaurantes, um segmento no qual temos grande expertise. Como grupo, estamos explorando oportunidades de crescimento fora do país e já iniciamos conversas com potenciais investidores, embora ainda não haja negociações concluídas”, revela.
RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS PELO GRUPO TURATTI
Já quando questionado sobre os resultados alcançados até então pelo grupo, Turatti ressalta que “registramos um crescimento significativo com a aquisição das operações da Capitosa, da marca 5 Elementos, Eita Mah! e Hey Ho. Essas movimentações estratégicas nos permitiram expandir o nosso portfólio e segmentar as nossas cervejas de forma mais estruturada, garantindo uma marca específica para cada público e nicho de mercado. Além disso, conquistamos grande reconhecimento nacional e internacional, principalmente, pelos prêmios recebidos nos anos de 2023 e 2024. Foram quase 80 premiações, incluindo diversas de alto prestígio, como o Best of Show, que consagra a melhor cervejaria de um evento, sendo premiados com o primeiro e o segundo lugar. O nosso destaque também se estendeu ao cenário internacional, onde recebemos o prêmio Best of Show de Melhor Cerveja Brasileira na Bélgica, que é um mercado extremamente competitivo. Somado a isso, acumulamos premiações em outros países e consolidamos o nosso reconhecimento em todo o Brasil, fortalecendo ainda mais a nossa presença no setor cervejeiro”, ressalta.
PLANOS PARA O FUTURO DO GRUPO TURATTI
Por fim, Turatti reforça que, “já há algum tempo, nós promovemos a disseminação da cultura cervejeira brasileira por meio de eventos de degustação, investimentos no setor e a ampliação da nossa fábrica. Além disso, retomamos marcas reconhecidas, como 5 Elementos e Hey Ho, que estavam fora do mercado, fortalecendo ainda mais esse movimento. Assim como, os nossos restaurantes trabalham exclusivamente com nossas cervejas e lançamentos, o que impulsiona a experiência do consumidor e contribui para a valorização do setor. Todas essas ações reforçam o nosso compromisso em fomentar e expandir a cultura cervejeira brasileira”, pontua.

Nesse sentido, o CEO desvenda que, atualmente, o principal plano para o futuro do Grupo Turatti, “que já está em andamento, envolve um grande investimento externo para expandir não apenas a nossa fábrica, mas, sobretudo, a distribuição dos nossos produtos. O foco dessa expansão é fortalecer a nossa presença no Estado do Ceará e em todo o Brasil. E esse é o objetivo atual: levar as marcas do grupo para novos mercados e consolidar a nossa atuação em diferentes Estados”, planeja.
Associação Brasileira de Cerveja Artesanal comemora avanços da Reforma Tributária
O post Grupo Turatti: conheça a história de um dos principais nomes no mercado de cervejas artesanais do Nordeste apareceu primeiro em Rede Food Service.