A Semana de Moda aterrissou em São Paulo nesta segunda-feira (13). Nem metade das 38 grifes que vão desfilar na capital paulistana até o dia 20 se apresentaram, mas os desfiles do primeiro dia já arrebataram o coração das fashionistas. Entre os destaques da 60° edição da SPFW, João Pimenta e Gloria Coelho conquistaram os críticos.
João Pimenta
João Pimenta deu start nos trabalhos com mais uma edição de sua marca homônima. Se na temporada passada a inspiração saiu de modelagens diferentes para o corpo masculino, unindo a técnica da alta-costura à estética do streetwear, desta vez, o estilista ampliou o olhar para a literatura, o espaço público e o interesse por uma moda jovem, sexy e vibrante.

Antes mesmo do desfile acontecer na Biblioteca Mário de Andrade, João estabeleceu a conexão entre moda e literatura através dos convites.
Livros de Cecília Meireles, Pablo Neruda, Mário de Andrade e Castro Alves foram entregues aos convidados. A performance da atriz Bárbara Paz, que recitou trechos de Macunaíma, de Mário de Andrade, Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, e Mudar: Método, de Édouard Louis, reforçou a atmosfera poética da apresentação.

Ao contrário do que geralmente se associa a uma biblioteca — calma, silêncio e discrição —, as roupas exibiram uma pegada jovem, ousada e urbana. Paletós sem estrutura interna, maxi bolsas em azul Klein e calças de alfaiataria transparentes traduziram essa proposta. O resultado reafirma o motivo pelo qual João Pimenta é um dos grandes nomes da moda brasileira.
Gloria Coelho

Quando parecia impossível nos deslumbrar mais, Gloria Coelho apresentou uma coleção voltada ao futuro, e tudo o que isso significa. O símbolo escolhido para dar o tom de suas criações foi o trem, porque ele “representa o movimento das engrenagens” e é “uma metáfora que traduz o dinamismo constante de Gloria Coelho no universo da moda”.

O interesse pela ampliação das ferrovias, como uma alternativa sustentável e eficiente de transporte, pareceu o momento certo para traduzir essa visão em moda. Aliás, a Estação Júlio Prestes serviu de cenário para a apresentação que celebra os 50 anos de história de uma das mais influentes marcas do país.

Entre romantismo, história e tecnologia, a marca trouxe elementos como transparência em vestidos longos, luvas pretas que cobrem todo o antebraço e o couro em sapatos, bolsas e jaquetas. Chegar nesse lugar só foi possível com o estudo do século 19, marcado por revoluções científicas, pelo surgimento das ferrovias e pelo nascimento do pensamento moderno.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.