De acordo com o relatório Ipsos, de 2023, Nathalia Arcuri é uma das celebridades mais influentes do Brasil. Jornalista especializada em planejamento financeiro e economia comportamental, ela teve sua carreira transformada quando deixou seu emprego estável na televisão para ensinar finanças de forma simples e divertida.
Nathalia é uma das palestrantes da primeira edição da Casa Clã Finanças, evento promovido por CLAUDIA para discutir dinheiro e organização financeira. Em seu talk, a jornalista abordará o tema “planejamento financeiro para mães e pais”.
Me Poupe!
Em 2015, Arcuri iniciou a trajetória no ramo financeiro, fundando o blog “Me Poupe!”, que viria a se tornar um canal no YouTube, conquistando mais de 7 milhões de inscritos. Hoje, é reconhecido como o maior canal de finanças pessoais do mundo, e tornou-se uma finpactech de impacto social massivo, usando dinheiro, educação e tecnologia para capacitar as pessoas financeiramente.
Além de sua atuação como educadora financeira, Nathalia é uma empreendedora social dedicada à equidade de gênero e ao empoderamento econômico como forma de combater a violência doméstica.
Dinheiro vs casamento

De acordo com uma pesquisa da Serasa, o dinheiro é o principal motivo de briga nos relacionamentos amorosos. Muitas vezes, o maior problema não se dá pelo dinheiro em si, mas pela ausência de diálogo sobre ele.
Para a empresária, a conversa sobre a questão financeira deveria ser uma atitude feita antes mesmo de juntar as escovas de dentes. “O primeiro grande passo é conversar abertamente sobre quanto cada um ganha, qual é o custo de vida atual, como era antes de se casar e quais são as expectativas para a vida em conjunto”, diz.
A importância do conhecimento

Nathalia explica que, quanto menos entendimento o casal tiver em relação às finanças, mais constrangedora pode ser uma conversa. “Buscar ferramentas e conhecimento deve ser o primeiro passo”, diz, pontuando algumas perguntas que podem ser feitas inicialmente, como por exemplo, como tem sido a qualidade dos gastos e com o que cada um tem usado o dinheiro.
Além disso, Arcuri destaca que o conhecimento sobre finanças, investimentos e o contexto econômico global é um cuidado com o próprio tempo e trabalho. “O dinheiro é uma manifestação tangível de um recurso intangível, que é nosso tempo. Ter entendimento me permite fazer com que o dinheiro trabalhe para mim, e não eu para ele”, afirma.
Como equilibrar gastos pessoais e criação dos filhos?

Muitos pais e mães podem se sentir culpados por gastar dinheiro com eles mesmos, ou perdidos em relação a quantidade que deve ir para a criação dos filhos e para o uso pessoal. Esse questionamento é muito comum, mas deve ser conversado para que não vire um entrave na relação.
“Quem disse que os filhos precisam estar em primeiro lugar sempre? Eu sei que essa é uma fala dura, talvez polêmica, mas é algo que as pessoas de fato precisam avaliar”, disse, enquanto explica a importância de hierarquizar os valores do casal.
Não existe resposta certa: o segredo está no diálogo e no alinhamento de expectativas. Ela acrescenta: “É importante ter uma bússola de valores indicando para onde a renda está sendo utilizada e o valor que está gerando, porque o dinheiro é só uma ferramenta. Devemos estar satisfeitos com a forma em que usamos o dinheiro que ganhamos.”
Empoderamento econômico feminino
Para a empresária, o grande impasse é quando o dinheiro se transforma em tabu, e o diálogo sobre ele passa a ser evitado. “Se eu não falo sobre algo, eu não gero e não adquiro conhecimento. Ninguém vai cuidar tão bem do seu dinheiro quanto você”, diz sobre o melhor conselho que poderia dar para a uma mulher. Ela reforça que somente a própria pessoa sabe o valor da renda que juntou na vida e o que deseja fazer com ela.
Por isso, Nathalia explica que, para quem nunca lidou com as próprias finanças, o primeiro passo é buscar um lugar ou uma pessoa de confiança, que pode ser uma amiga, familiar ou profissional. “Com a pessoa certa, é possível começar a abordar o assunto, falando dos seus medos e compartilhando receios que muitas vezes impedem a gente de agir”, acrescenta.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.