Você já se perguntou quem está por trás das fragrâncias que usamos todos os dias? Em 21 de setembro, celebra-se o Dia do Perfumista, o profissional que mergulha no universo dos aromas para, após anos de estudos e pesquisas, criar aromas únicos.
Apesar de estarem presentes no cotidiano de todos, poucos conhecem de fato o trabalho desses especialistas. O talento para desenvolver fragrâncias parece ser tão raro que dizem existir mais astronautas no mundo do que perfumistas.
A formação não é nada simples, aliás: exige anos de pesquisa, prospecção de ingredientes, além de estar em constante inovação. Tudo isso para garantir que, a cada lançamento, sejam entregues experiências olfativas que se diferenciam das demais.
Lá fora, eles marcam presença nas grandes maisons de perfumaria como Chanel, Dior e Jean Paul Gaultier. Já aqui no Brasil, a Natura é a única que mantém um squad de perfumistas criativos exclusivos, com três deles in-house, sempre dedicados a criar fragrâncias autorais.
Para entender melhor sobre os bastidores desse universo ainda pouco explorado, conversamos com Verônica Kato, perfumista exclusiva da Natura desde 2006, que revelou curiosidades da profissão e tendências da perfumaria para a Primavera 2025. Veja só:
CLAUDIA: O que mais te encanta no processo de criação de um perfume?
Verônica: O que mais me encanta é o momento mágico de pensar em um novo cheiro, colocar a ideia em um papel, acreditar em algo que ainda não existe e que vai dar certo.
CLAUDIA: Qual evolução você percebeu na perfumaria nos últimos anos, tanto no Brasil quanto globalmente?
Verônica: A perfumaria está cada vez mais global. Na última década, o ocidente se inspirou fortemente na perfumaria do oriente, inclusive nós, combinando Oud com copaíba, Oud com baunilha amazônica e Açafrão com Pimenta Rosa. Nos últimos anos, também podemos observar como a perfumaria árabe tem se inspirado no ocidente, trazendo o Oud com maracujá, pistache com vanilla e por aí vai.
CLAUDIA: Existe algum “segredo” ou curiosidade no processo de criação que os consumidores normalmente não conhecem?
Verônica: A criação de um perfume leva tempo e investimento, em especial a busca por novos cheiros. Nós dedicamos anos nessa busca, que pode levar até cinco anos, para utilizarmos novos ingredientes nas nossas criações. Exemplos desses novos cheiros são a pataqueira, flor do pau-Brasil, jarana, baunilha baiana, entre outros. Envolve um longo processo, que começa com nossos pesquisadores prospectando diferentes plantas, as estudando e entendendo seu potencial olfativo.

CLAUDIA: Quais notas ou famílias olfativas estarão em alta nesta primavera, na sua opinião?
Verônica: A flor de laranjeira, sem dúvida! Ela vem combinada com outras flores, frutas e notas gourmands na perfumaria feminina e masculina.
CLAUDIA: Há alguma inovação em ingredientes, combinações ou técnicas que os consumidores podem esperar nesta estação?
Verônica: Sim! No nosso lançamento, Essencial Atrai Feminino e Masculino, resgatamos a pimenta-rosa brasileira na perfumaria. As fragrâncias combinam o frescor frutado das frutas vermelhas com um fundo adocicado de efeito afrodisíaco.
Na versão feminina, esse acorde se mistura a flores e chocolate; já na masculina, ganha força com ervas, madeiras e também o chocolate. São criações pensadas para a estação, simbolizando a renovação das relações e das promessas que surgem após um inverno adormecido.
CLAUDIA: Qual dica você daria para quem deseja escolher uma fragrância de primavera que combine com seu estilo pessoal?
Verônica: Escolha uma fragrância que renove o seu espírito e sua energia. Algo fresco, floral ou ervas aromáticas simbolizam a promessa de um novo começo. Muguet, peônia e flor de laranjeira são flores desta estação, bem como manjericão, lavanda e sálvia, ervas frescas que combinam com todos os estilos.
CLAUDIA: Como vocês equilibram tendências globais da perfumaria com a identidade da Natura?
Verônica: Nos inspiramos em tendências globais, claro, e criamos uma perfumaria única e autoral através da combinação de ingredientes da perfumaria mundial com os nossos ingredientes exclusivos da paleta Natura (brasileiros e de outros países latinoamericanos), co-criando com os melhores perfumistas do mundo.
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