“Crescer em Salvador é entender que a gente já nasce com tudo contra e, ao mesmo tempo, com uma riqueza inventiva e cultural que o mundo inteiro olha”, diz Monique Evelle.
E foi nesse cenário vibrante da capital baiana que ela viu suas primeiras inquietações, fomentadas pelas dificuldades do dia a dia, se transformarem em sonhos. Esses sonhos, aliás, ganharam forma, nome e CNPJ.
Mal sabia ela, à época, que, com eles, acabaria transformando não só a própria realidade, mas também a de quem estava ao seu redor.
O sonho da sobrevivência
Ainda jovem, aos 16 anos, Monique criou o Desabafo Social, seu primeiro projeto de impacto, sem imaginar que aquilo se chamava empreendedorismo. “Meu sonho mínimo, ao mesmo tempo gigante, era conseguir viver daquilo que eu realmente gostasse e pagar o plano de saúde da minha mãe, que tem anemia falciforme. Era o sonho da sobrevivência”, relembra.
As dores e os conhecimentos adquiridos em meio a uma realidade simples fez com que fosse além. Aos 31 anos, Monique Evelle se consolidou como uma das vozes mais potentes da nova geração de líderes da economia criativa — termo ainda pouco comum, mas que define bem suas múltiplas faces.
Estrategista de negócios, investidora e fundadora da Inventivos, plataforma que une educação, tecnologia e investimento, ela já guiou executivos, personalidades públicas e artistas no caminho para transformarem suas marcas em referências de mercado.
“Ser uma estrategista é olhar o negócio por dentro, por cima, por todos os ângulos, conectar os pontos que os fundadores, as pessoas no geral, não estão conseguindo enxergar. É criar a estratégia que vai sustentar a operação.”, explica.
A Shark mais jovem da América Latina
Fora das paredes corporativas, a investidora fez história ao se tornar a Shark mais jovem do Shark Tank América Latina, posição que mantém atualmente na 10ª temporada do programa e na 2ª temporada do Shark Tank Brasil: Versão Creators.
“Minha presença no Shark Tank quer mostrar que não existe uma única forma de fazer negócio. Eu invisto naquilo que deixa de ser tendência para virar hábito, em marcas que se tornam cultura e comunidades que criam pertencimento.”
Mundo afora
Além da participação ilustre nas telinhas, seu currículo também reúne reconhecimentos internacionais. Ela já foi listada pela Bloomberg Línea entre as 100 empreendedoras do ano, esteve duas vezes entre as 500 líderes mais influentes da América Latina e integra o grupo de líderes globais da Organização de Pessoas Mais Influentes de Ascendência Africana, o MIPAD/ONU.
O mérito? Para ela, vai para o famoso ‘arroz com feijão’ bem feito. “A gente sempre pensa em criar algo extraordinário, paralisando a criação e não colocando nada relevante no mundo, que dê prazer de continuar fazendo todos os dias. Mas não importa quão talentosa uma pessoa seja, se não fizer isso de forma consistente, não vai ter resultados daquilo que se propõe a fazer.”
Elas comandam
No programa Elas Comandam, na Rede Bahia, que estreia em 4 de outubro deste ano, Monique assume a apresentação e ajuda a fortalecer mulheres em seus negócios.
“Esse projeto mostra que é possível mulheres empreendedoras realmente viverem, e não apenas sobreviverem, de seus negócios. Quem estiver em casa vai receber dicas preciosas de uma empreendedora como eu, que realmente vive daquilo que criou, provando que existe, sim, um lugar de possibilidades.”
Casa Clã Finanças
No dia 25 de setembro, Monique marca presença na primeira edição da Casa Clã Finanças, evento gratuito sobre finanças e empreendedorismo de CLAUDIA.
Das 14h às 15h, na mesa “Empreender para crescer: dinheiro como ferramenta de liberdade“, ela revela dicas valiosas para alcançar esse objetivo, ao lado de Karla Carbonera, gestora nacional de Marketing de Influência do Sebrae.
“Nós, mulheres, precisamos nos acostumar a dar certo. Não é só a dor que nos une. Para criar a realidade que queremos, é preciso passar por conhecimento, conexão com o mercado e investimento.”
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.