O universo da liderança executiva ainda está longe de ser igualitário. No cenário global, apenas 6% das empresas têm mulheres como CEO. No Brasil, a pesquisa Sem atalhos, da consultoria Bain & Company, revelou um avanço tímido nos últimos anos: entre 2019 e 2024, a presença feminina nas 250 maiores empresas brasileiras dobrou de 3% para 6%, enquanto a participação em cargos executivos aumentou de 23% para 34%, sinalizando uma evolução que, embora significativa, ainda aponta para um longo caminho a percorrer.
Quando o recorte é racial, a desigualdade se aprofunda ainda mais. A pesquisa Mulheres Negras na Liderança, realizada pela 99jobs em parceria com o Pacto Global da ONU Brasil, revela que 81% das empresas têm, no máximo, 10% de mulheres negras em posições de comando.
Outro dado preocupante é o da rotatividade das líderes. Enquanto homens permanecem em média oito anos nos cargos, mulheres ficam apenas cinco e têm 45% mais chances de serem demitidas.
É diante desse contexto que nasce o Eu, CEO, primeiro videocast de CLAUDIA para ampliar as vozes daquelas que chegaram aos mais altos níveis de suas carreiras. A série de 12 episódios é conduzida por Helena Galante, diretora da marca, e vai ao ar todas as quintas, às 19h, no canal Veja+, da Samsung TV. Os episódios também estão disponíveis nas redes sociais e YouTube.
Mari Maria, CEO da Mari Maria Makeup
Foi a partir da própria vivência que Mari Maria se interessou pelo mundo da beleza: quando criança, ela sofria bullying por ter sardas e chegou a ser deixada de lado pelos amigos que mais confiava. Assim que encontrou, no nécessaire de sua mãe, uma base e um corretivo, não pensou duas vezes antes de testar na pele. Ao se olhar no espelho, se sentiu bonita e confiante.
O hobby logo virou formação universitária em cosmetologia e, em seguida, o objetivo de sua participação ativa na internet. Hoje, Mari é uma das principais referências no assunto e dona de uma das marcas mais amadas pelos brasileiros.
Priscyla Laham, Presidente da Microsoft Brasil

É fato que a Inteligência Artificial está mudando o mundo e a forma com que nos relacionamos. Há plataformas que filtram listas de e-mails, criam textos e até mesmo revisam documentos complexos. Para Priscyla Laham, isso pode ajudar o ser humano a diminuir as tarefas repetitivas e estender o tempo criativo.
Mas, ainda que o Brasil tenha capacidade de avançar no desenvolvimento tecnológico, é preciso fomentar a educação — só assim que esses softwares poderão ser usados de forma prática e mais segura. Nesse sentido, o papel da CEO é capacitar seu time para que a empresa seja a líder desse mercado.
Carla Assumpção, CEO da Swarovski

Impactar pessoas de maneira positiva é o objetivo de Carla Assumpção. A CEO, que não se via em cargos de liderança, conta que foram seus chefes que perceberam e impulsionaram todo o seu potencial. Segundo ela, o olhar e a ajuda do outro faz uma diferença muito grande na carreira de alguém. É por isso que a liderança humanizada é a base de seu trabalho: “Sou a maestra de uma orquestra muito boa”, diz.
Patrícia Lima, CEO da Simple Organic

Há empresas que consideram a maternidade como uma barreira de crescimento para as mulheres. Porém, foi justamente quando estava amamentando sua filha que Patrícia Lima teve a ideia de criar o que seria uma das maiores marcas de clean beauty do Brasil.
Para ela, a sustentabilidade é um tema caro e cada vez mais importante para garantir um futuro de qualidade para os humanos. Hoje, a executiva se depara com o orgulho da filha ao vê-la liderar uma empresa e garante que, sempre que pode, apoia a pequena em suas decisões.
Paola Montenegro, CEO da Tarsila do Amaral Licenciamento e Empreendimentos S.A

A sobrinha-bisneta da pintora mais consagrada do país é, também, a CEO da empresa que gere esse legado — uma responsabilidade grande que traz inúmeras realizações. Mesmo tímida, Paola Montenegro compartilha que todas as suas decisões são tomadas a partir de seu conhecimento sobre Tarsila.
Sua vontade é de ajudar a democratizar a cultura, além de ampliar o alcance de suas obras. “Estou tentando mostrar quem ela era como ser humano.”
Luana Génot, CEO do ID_BR
Uma empresa que valoriza a diversidade é capaz de superar os desafios com mais facilidade. Isso porque diferentes pontos de vista garantem uma gama ampla de soluções. O ID_BR, fundado por Luana Génot, impulsiona a transformação da sociedade por meio da aceleração da igualdade racial.
Transformar o “não” em “sim” é seu maior objetivo: “Precisamos entender quem tem sensibilidade para falar sobre o assunto para criar aliados potentes que ajudam nossa trajetória.”
Margareth Brepohl, CEO da Lapinha Spa

Margareth Brepohl conduz o spa com uma visão que alia medicina baseada em evidências a uma prática holística, integrando corpo, mente e conexão com a natureza. Em 2021, a empresa foi eleita como Spa Sustentável do Ano pelo World Spa & Wellness Awards — sendo a única representante do Brasil e da América Latina na categoria.
Seu modo de liderar é sensível e focado também no bem-estar dos colaboradores. “Hoje, me sinto mais responsável não só pela perpetuidade da empresa, mas pela retenção de talentos — que passa por melhores salários.”
Camila Coutinho, CEO da GE Beauty

Pioneira no universo digital no Brasil como blogueira de moda e beleza, Camila Coutinho é uma empresária que tem compromisso com o empoderamento feminino e sustentabilidade. É por isso que ela criou o GE Formando Líderes, programa de mentoria voltado a mulheres cis e trans em situação de vulnerabilidade.
Segundo ela, o dinheiro é o primeiro suporte para que elas consigam escolher seus futuros. “As mulheres não são iniciadas a isso como os homens.”
Adriana Barbosa, Diretora executiva da Feira Preta

Visão, liderança e afeto estão no centro da trajetória empreendedora de Adriana Barbosa, que prefere o termo em português “diretora executiva” ao inglês “CEO”. Ela hoje celebra uma iniciativa que apoia milhares de empreendedores negros em setores como moda, tecnologia e gastronomia.
Após 15 anos, porém, a instituição quebrou — e ela sentiu a necessidade de repensar estratégias e reorganizar a marca. O reposicionamento veio a partir do entendimento do que eles faziam de melhor: a Feira Preta. “Identificamos o que criamos há 20 anos e voltamos para as origens.”
Juliana Pereira, CEO da Montblanc Brasil

A escrita sempre permeou a carreira de Juliana Pereira. Graduada em Letras pela USP, ingressou na Montblanc como gestora de marketing e comunicação. Hoje, ela é a primeira mulher e a primeira brasileira a representar a marca europeia.
A transição foi natural e reconhecida internamente, pois já participava de decisões estratégicas e acumulava uma visão 360 da companhia no país. Sob sua liderança, a fabricante tornou a escrita um estilo de vida mais moderno e sofisticado. “Pude exercitar toda a minha curiosidade e ter uma formação que me deu ferramentas para buscar novas formas de fazer negócios.”
Victoria Toni, Diretora de Marca da Hering

“Um amigo querido que ninguém chama mais para jantar.” É assim que a executiva descreve a Hering antes do reposicionamento da marca. Quando assumiu, em 2024, sua missão foi clara: tornar as campanhas mais aspiracionais e aprimorar a experiência do consumidor — tudo sem abrir mão das suas características femininas.
Para ela, hoje uma mulher não precisa mais se adaptar ao pensamento masculino, é possível trazer para os negócios tudo o que há de melhor em sua própria visão e sensibilidade.
Lorice Scalise, CEO da Roche Farma Brasil

A primeira mulher e a primeira latino-americana a assumir a presidência da área farmacêutica da Roche no Brasil, Lorice Scalise tem sua trajetória marcada pela inovação e por uma liderança transformadora. Reconhecida por investir ativamente na promoção da igualdade de gênero, racial e social, ela chega aos 53 anos com a clareza de quem precisou enfrentar preconceitos e julgamentos — inclusive os seus próprios — para alcançar o topo.
Hoje, ela afirma que o maior aprendizado de sua carreira foi compreender que somos nós que definimos nossos caminhos. “Não existem limites; eu os desconstruí todos ao longo da minha trajetória.”
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.