Morar em um apartamento não significa abrir mão da sensação de estar em uma casa. Por isso, muitos moradores que procuram arquitetos para reformar o lar têm um pedido em comum: criar uma atmosfera acolhedora, capaz de transformar o espaço em um refúgio aconchegante, mesmo em meio à correria da cidade.
Para entender como alcançar esse resultado, conversamos com os escritórios Luzia Ralston Arquitetura e Dois Pontos Arquitetura, que compartilharam dicas para deixar seu lar mais confortável e cheio de afeto.
1. Detalhes que fazem a diferença
Nesta cozinha, portas e janelas coloridas com venezianas evocam a arquitetura tradicional das casas térreas, despertando uma memória afetiva que contrasta com propostas mais modernas.
A sensação de lar, no entanto, não vem de um único detalhe, mas da soma dos elementos: a porta e a janela em verde vibrante, a mesa de centro que convida ao encontro, os cestos de frutas sobre a mesa e o revestimento cerâmico alaranjado atrás do fogão, que aquece o ambiente.
2. Ambientes integrados

A planta aberta, que integra sala de jantar, estar e cozinha, favorece a interação entre os moradores e cria um fluxo natural entre os ambientes.
Essa conexão também amplia a percepção do espaço, evocando a atmosfera de uma casa térrea. Elementos como a mesa de jantar robusta reforçam essa ideia, convidando a momentos de convivência em família e refeições compartilhadas — cenário mais típico de uma casa cheia do que de um apartamento.

“A escolha por um piso único em todo apartamento também é uma estratégia para trazer amplitude”, explicam as arquitetas do escritório Dois Pontos Arquitetura.
3. Varanda

Nessa sala de estar, a varanda é o grande destaque, responsável por trazer a sensação de estar em uma casa. A integração visual com a área externa amplia a luminosidade e conecta interior e exterior, remetendo à ideia de um quintal.
4. Uso de elementos naturais

Nessa sala de estar, os elementos naturais são fundamentais para criar uma atmosfera acolhedora e familiar. O jardim externo, visível a partir do ambiente, é o grande destaque: ele reforça a sensação de estar em uma casa térrea.
Além da vegetação, outros detalhes inspirados na natureza intensificam essa ideia de lar: o piso e a mesa de madeira, as plantas na decoração, as curvas orgânicas, a iluminação natural e o revestimento com textura nas paredes.
5. Cores e elementos afetivos

Para a arquiteta Luiza Ralston, dar espaço a objetos afetivos, lembranças de viagens e livros é essencial para criar um lar com alma e verdadeira sensação de casa.
Na sala de estar, a poltrona estofada de formas convidativas adiciona aconchego e quebra a rigidez de móveis muito formais. Livros expostos, quadros e objetos coloridos completam a cena, trazendo vida, vínculo pessoal e personalidade ao ambiente.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.