Unhas fracas nunca mais! 6 dicas poderosas para deixá-las fortes

Quem tem unhas fracas sabe a dificuldade que é manter o comprimento longo. Basta uma batidinha em um móvel ou uma passada de mão pelos cabelos para que elas lasquem. Mas, como quase tudo na vida, esse problema tem solução. Antes de entender como fortalecê-las, porém, é preciso descobrir o que está comprometendo a saúde da região.

As causas para unhas fracas podem ser externas ou internas. Entre os fatores externos, estão o contato excessivo com água, produtos químicos, removedores de esmalte agressivos, como a acetona, e o uso frequente de unhas artificiais, explica a dermatologista Sarah Thé Coelho.

Já entre os fatores internos, Sarah destaca carências nutricionais, alterações hormonais, doenças como anemia e problemas da tireoide, além do processo natural de envelhecimento. “O resultado são unhas que descamam, quebram facilmente e têm dificuldade em crescer de forma saudável”, de acordo com ela.

Agora que você já sabe disso, é possível descobrir como reverter o problema. A seguir, listamos cinco ações para ter unhas mais fortes e saudáveis.

Tenha uma alimentação saudável

Quando a alimentação não oferece os nutrientes adequados, a consequência é ter unhas fracascottonbro studio/Pexels

Fatores internos afetam diretamente a saúde das unhas, como dissemos neste texto, e a nutrição é um dos mais importantes. “As unhas são formadas basicamente por proteínas [queratina] e precisam de um aporte adequado de aminoácidos, ferro, zinco, biotina e vitaminas do complexo B para se manterem firmes e saudáveis. Uma dieta pobre em proteínas, vegetais, frutas e minerais pode deixá-las mais frágeis”, alerta a especialista.

Continua após a publicidade

Use produtos fortalecedores, mas não se limite a isso

Os fortalecedores até podem contribuir para unhas mais resistentes, mas não são uma solução milagrosa. “Alguns criam uma camada protetora e diminuem a quebra, outros contêm ativos que dizem ajudar na formação de queratina. No entanto, se a fragilidade estiver ligada a causas internas, como deficiências nutricionais ou doenças, o uso isolado de fortalecedores não será suficiente“, explica Sarah.

Use luvas

Uma das formas mais simples de proteger as unhas é usar luvas ao lidar com produtos de limpeza ou outras substâncias agressivas. Essa prática é eficaz por reduzir o contato com químicos que contribuem para o enfraquecimento.

Hidrate as unhas

Como tornar as unhas fortes
Hidratar a unha é fundamental para deixá-la mais fortecottonbro studio/Pexels

A hidratação das unhas, seja com óleos ou cremes específicos para unhas e cutículas, também é recomendado pela especialista. Isso porque, eles são fundamentais para evitar o ressecamento e, consequentemente, dificultam a quebra.

Continua após a publicidade

Tenha cuidado com esmaltes e removedores

Outra recomendação é adotar um uso consciente de esmaltes e removedores. “Dê intervalos entre as esmaltações e evite removedores à base de acetona”, aconselha Sarah. Assim, você também previne o ressecamento e prolonga a saúde das unhas.

Consulte um médico

Se, mesmo com cuidados, as unhas continuarem fracas, é importante procurar um especialista. “Quando as unhas continuam fracas mesmo com cuidados, é fundamental investigar possíveis doenças ou carências nutricionais“, finaliza Sarah.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Dicas do Beto
Dicas do Beto
Artigos: 4490

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese