Belezas turcas: onde se hospedar, comer e viver o melhor de Istambul

A maior cidade da Turquia é uma mistura de influências — o tempo todo. Talvez por ser a única do mundo situada entre dois continentes: o estreito de Bósforo separa sua parte europeia da asiática e conecta o Mar Negro ao Mar de Mármara. Essa geografia singular se reflete não só na paisagem de Istambul, mas também na diversidade cultural que pulsa em cada esquina. A riqueza de sua história, marcada pelo orgulho das raízes otomanas, faz dela uma fonte inesgotável de estímulos — para os olhos, o olfato e o paladar.

<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Divulgação

Na hotelaria, edifícios históricos ganham nova vida ao se transformarem em acomodações de luxo. Já na gastronomia, vive-se um duelo delicioso: de um lado, chefs que reinventam receitas tradicionais com um toque contemporâneo; de outro, cozinheiros que preservam ingredientes e modos de preparo em criações imaculadas — com sabores tão sedutores quanto surpreendentes.

Four Season Sultanahmet

Four Seasons, em Istambul.
A arquitetura preservada é um dos charmes do Four Seasons — em especial o tom de amarelo, que contrasta com o jardim à vista do restauranteDivulgação/Divulgação

Cercada por vistas deslumbrantes da Mesquita de Santa Sofia (a apenas cinco minutos a pé), da Mesquita Azul e do Mar de Mármara, a construção em estilo francês — com seu tom de amarelo encantador, distribuído entre a torre e os prédios laterais — esconde um passado que nem todos os hóspedes do Four Seasons percebem à primeira vista. Mas as ruas ao redor do hotel, chamadas Tevkifhane, que significa “detento”, e Kutlugün, traduzido como “dia feliz”, revelam uma pista.

Embora o edifício tenha sido originalmente concebido, entre 1918 e 1919, para funcionar como uma casa de hóspedes, acabou se transformando na primeira prisão da capital do Império Otomano. Desde 1996, porém, abriga um hotel da rede Four Seasons — e, em 2022, passou por uma ampla renovação. O prédio conta hoje com 65 quartos organizados ao redor de um jardim interno fechado, em um ambiente intimista e refinado.

The Peninsula

The Peninsula, em Istambul.
À beira do Bósforo, a área aberta do The Peninsula é perfeita para um café da manhã ao sol, embalado pela brisa suaveDivulgação/Divulgação
Continua após a publicidade

O impacto de acordar diante das janelas que vão do chão ao teto — ou das varandas — presentes em quase todos os 177 quartos do The Peninsula Istanbul é o de ganhar uma nova perspectiva das águas do estreito. Um contato tão íntimo que permite minutos hipnóticos diante dessa paisagem. Mas não só. Há também acomodações com terraços privativos ou acesso direto aos jardins do hotel, que abrigam piscina e cais privativo.

Imagem de hospedagem com piscina, em Istambul.
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Divulgação

A decoração, composta por peças de design turco, combina referências contemporâneas às tradições locais — como a madeira com incrustações de madrepérola e os tapetes no estilo kilim. No restaurante Gallada & Topside Bar, localizado no rooftop, a proposta de conectar as raízes das culinárias turca e asiática dá o tom instigante: o chef Fatih Tutak criou um menu que celebra os sabores da antiga cozinha da Rota da Seda — da Turquia à China.

Mandarin Oriental

Mandarin Oriental, em Istambul.
As suítes do Mandarin Oriental se abrem para o estreito, um dos cenários mais emblemáticos de IstambulDivulgação/Divulgação

Há quem diga que o melhor restaurante italiano de Istambul está no Mandarin Oriental — o Olea. E, de fato, é delicioso. Mas o hotel também abriga o melhor brunch de domingo com vista para o Bósforo. A gastronomia interna, que inclui ainda uma charmosa cake shop, é um convite irresistível para passar um dia off pelas áreas comuns do hotel — naqueles dias de preguiça em que tudo o que se deseja é ficar de frente para a água, e nada mais.

Continua após a publicidade

No spa, terapias turcas, três opções de rituais de hammam e uma área fitness com piscina central de 20 metros tornam a experiência ainda mais completa — perfeita para alguns mergulhos entre uma atividade e outra. Mas, se a ideia for simplesmente passar o dia deitada em uma das luxuosas suítes, que oferecem a mesma vista panorâmica, também é uma excelente escolha.

Araka

Araka, exemplo de gastronomia de Istambul.
Da horta à mesa, o Araka serve receitas inspiradas na culinária turca, com um toque contemporâneo em um ambiente aconcheganteDivulgação/Divulgação

Inaugurado em 2018 pela chef Zeynep Pınar Tasdemir, o Araka é um dos grandes destaques da cidade quando o assunto é culinária moderna. Baseada em ingredientes sazonais e hortaliças, sua filosofia — que já rendeu uma estrela Michelin — valoriza vegetais, ervas e produtos locais, inclusive o vinho, para criar pratos como o purê de abóbora temperado com za’atar e versões criativas, como peito de cordeiro enrolado em cebola e salada de beterraba em conserva. Além disso, sua localização tranquila quase funciona como um refúgio em meio ao agito de Istambul.

Pandeli

Imagem de restaurante em Istambul.
Ícone de Istambul — e parada de celebridades —, o restaurante Pandeli mantém no cardápio sabores que atravessam geraçõesGetty Images/Reprodução
Continua após a publicidade

Jacqueline Kennedy, Audrey Hepburn, Rainha Elizabeth II. Três frequentadoras ilustres que encontraram no restaurante turco, fundado por um grego, o aconchego ideal para se deliciarem com pratos otomanos como Hünkar Beğendi (cordeiro com purê de berinjela defumada), Köfte (almôndegas turcas) e Baklava.

O ambiente nostálgico, com seus azulejos turquesa de Iznik e janelas com vista para o Bazar de Especiarias, confere ao local — fundado nos anos 1950 — o título de um dos endereços mais icônicos e disputados da cidade (é uma ótima ideia chegar cedo). Tudo isso no coração de um dos mercados mais antigos do mundo.

Iskender Kebap

Restaurante em Istambul.
Nascido em Bursa, no restaurante original do Iskender Kebap, o prato se consagrou como um dos símbolos da gastronomia turcaReprodução/Getty Images

As finas lâminas de cordeiro dispostas sobre pedaços de pão pita, cobertas com molho de tomate artesanal e finalizadas com manteiga derretida, acompanhadas de iogurte, compõem o icônico İskender Kebap — um dos pratos mais emblemáticos da culinária turca.

Continua após a publicidade

Prato típico, Iskender Kebap.
Iskender Kebap, delicioso prato típico da Turquia.Divulgação/Divulgação

O restaurante que leva seu nome, fundado por İskender Efendi em 1867 na cidade de Bursa, mantém até hoje a receita original e segue sob o comando da mesma família. Com atmosfera simples e tradicional, é o endereço preferido dos locais no dia a dia — e agora também com filiais em Istambul e outras cidades.

Zennup 1844

Imagem de culinária em Istambul.
No Zennup 1844, a culinária da Anatólia ganha cor, sabor e criatividade — difícil é escolher por onde começarDivulgação/Divulgação

Um ambiente vibrante e agitado (no bom sentido), o Zennup 1844 é praticamente um convite para experimentar pratos que, certamente, você não esquecerá tão fácil. Inspirado na rica herança da culinária da Anatólia, o restaurante de alta gastronomia reúne um cardápio com receitas tradicionais compostas por ingredientes de diversas regiões da Turquia, como Adilcevaz, Bitlis, İspir, Kars, Bursa, Urfa e Rize.

Para quem deseja provar tudo em uma única noite, há a opção do menu degustação, que inclui Fasulye com pastrami, arroz com cordeiro, muhammara de Hatay com xarope de romã, Semsek Pita de Gaziantep, arroz doce de Hamsiköy e a típica sobremesa Cennet çamuru. Todos os pratos são preparados em panelas de cobre ou cerâmica.

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Dicas do Beto
Dicas do Beto
Artigos: 4460

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese