Fazer exercícios físicos já provou, de inúmeras formas, seus benefícios para a saúde física e emocional. E para aderir aos treinos, muitas mulheres gostam de se manter estilosas – pensando desde o look até os acessórios. No entanto, um fator que ainda gera dúvidas é o penteado ideal para esse momento.
Durante as atividades, o cabelo pode se tornar um incômodo: fios arrepiados, mechas caindo sobre o rosto e até impactos na saúde capilar. O suor, por conter sais, ressecar os fios e contribuir para a quebra.
Pensando em unir conforto, proteção e estilo, separamos cinco penteados funcionais para treinar com tranquilidade, sem abrir mão do visual.
1. Coque abacaxi
Muito popular entre as cacheadas, o coque abacaxi também é uma ótima opção para a prática de esportes. A ideia é prender os fios bem no topo da cabeça, como um rabo de cavalo alto. Prefira elásticos de tecido, que reduzem o risco de quebra e não marcam os fios. A raiz pode ficar mais solta e, se quiser, finalize com um pouco de água e creme para definir os cachos.
2. Coque duplo
Ideal para quem busca praticidade com um toque de estilo. Basta dividir o cabelo ao meio e prender cada lado no topo da cabeça. Enrole os fios até formar dois coques. Para um visual mais despojado, use creme apenas para abaixar os fios arrepiados. Já quem prefere um acabamento mais alinhado pode aplicar gel e usar grampos para fixar os fiozinhos soltos.

3. Rabo de cavalo com gominhos
Inspirado no visual da princesa Jasmine, o penteado é delicado e fácil de fazer. Comece com um rabo de cavalo firme e estruturado. Depois, prenda o comprimento com pequenos elásticos, formando “gominhos” ao longo dos fios.

4. Trança embutida
As tranças embutidas são versáteis e funcionam bem para qualquer ocasião – inclusive a hora do treino. Separe as mechas do topo da cabeça e vá trançando, incorporando os fios laterais gradualmente até que todo o cabelo esteja preso.

5. Trança boxeadora
Famosa entre as lutadoras, a trança boxeadora conquistou espaço também no dia a dia. O penteado é parecido com a trança embutida, mas feito com o cabelo dividido ao meio. Após desembaraçar bem os fios, aplique um pouco de gel para deixá-los alinhados e inicie a trança pela parte frontal da cabeça, seguindo até a nuca.

Dica extra
Para proteger os fios durante o treino, vale aplicar um óleo reparador de pontas. O produto forma uma película protetora que reduz o contato direto do suor com os cabelos, além de minimizar o frizz e prevenir pontas duplas.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.