Na atualidade, muito se ouve falar sobre as dificuldades que a atual geração tem em manter relações amorosas duradouras. São inúmeros os fatores que impedem um relacionamento de ir para frente. No entanto, também existem várias formas de fazer dar certo, e a primeira delas se encontra na vontade. Buscando entender o assunto de forma aprofundada, conversamos com Milena Linhares, psicóloga especializada em antroposofia.
Primeiramente, ela aponta que devemos desmistificar a ideia de acaso ou sorte nos relacionamentos longos. Tão pouco na ideia de que parceiros de longa data não enfrentam diferenças e conflitos, pelo contrário – relações que perduram são aquelas em que as dificuldades se tornam oportunidades de crescimento.
Segundo Milena, do ponto de vista da psicologia contemporânea, o amor maduro não se apoia apenas na paixão. Ele se constrói com acordos conscientes, que envolvem escuta mútua, responsabilidade afetiva, respeito aos limites e liberdade com compromisso. Em uma visão mais aprofundada, afirma-se que o amor não simplesmente acontece, é um cultivo constante.
Porém, ambas as perspectivas demonstram que acordos são necessários para que a relação se mantenha com o passar do tempo. Confira alguns:
1. Escuta Ativa
Nesse caso não se trata de apenas ouvir, é necessário se fazer presente, mantendo-se aberto para escutar sem pré-julgamentos e armaduras.
2. Liberdade Individual
A ideia de amar é não aprisionar. Um relacionamento saudável preserva a individualidade do outro, permitindo que a pessoa floresça em seu próprio ritmo.
3. Renovação
A rotina pode ser cruel com alguns casais, em alguns casos nem o amor é capaz de superar a estagnação. Adaptações na rotina e nos gestos de carinho são essenciais para manter o sentimento vivo.
4. Momentos de conexão
Separar momentos para viver a dois e compartilhar experiências novas – como contemplar a natureza, ouvir música, praticar o silêncio ou se inspirar juntos – fortalece o vínculo em uma dimensão mais profunda, afirma a psicóloga.
5. Respeitar o tempo
Aceitar que todas as relações passam por fases e ter paciência para entender a convivência é uma das maiores formas de nutrir a relação e cultivar o amor.
Concluindo, Milena aponta que o ato de amar é também um caminho de autoconhecimento, em que ambos devem estar lado a lado cuidando do que os une.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.