NATURALTECH E BIO BRAZIL FAIR 2025: confira algumas tendências que serão apresentadas durante as maiores feiras da América Latina do mercado de produtos orgânicos e naturais

 

Contando os dias para chegar a 19ª edição da Naturaltech e da Bio Brazil Fair, as maiores feiras da América Latina do mercado de produtos orgânicos e naturais?

 

Então, para tornar a sua espera ainda mais empolgante e produtiva, nós da Rede Food Service – parceira oficial de mídia e conteúdo pela primeira vez dos dois eventos que irão acontecer simultaneamente nos próximos dias 11 a 14 de junho no Distrito Anhembi, em São Paulo, capital – trazemos hoje para você algumas tendências que serão apresentadas.

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, especialistas adiantam parte das novidades dos dois eventos, que são imperdíveis, uma vez que o mercado global de alimentos voltados para saúde e bem-estar deve crescer US$ 452,93 milhões até 2027, com uma taxa anual de crescimento estimada em 8,5% para o mesmo período, de acordo previsão da empresa canadense de pesquisa de mercado Technavio.

 

Organizadas pela Francal – uma das maiores promotora de eventos de negócios da América Latina – a Naturaltech e a Bio Brazil Fair tem como propósito “impulsionar a inovação no setor de produtos orgânicos e naturais, abrangendo alimentos, bebidas, suplementos, cosméticos e dermocosméticos naturais, higiene, bem-estar e muito mais”, afirma Valeska de Oliveira Ciré, Head de Produtos na vertical de Sustentabilidade, Bem-Estar, Nutrição e Tecnologia Verde na Francal e, há cinco anos, também líder das NaturalTech e Bio Brazil Fair, que vale ressaltar que, em 2024, atraíram mais de 57 mil visitantes e contaram com 760 marcas expositoras.

 

Fernando Ruas, CEO da Francal – Foto: Divulgação

 

Fernando Ruas, CEO da Francal, complementa que “a ascensão do mercado de produtos saudáveis e orgânicos retrata para uma mudança de comportamento de uma sociedade cada vez mais consciente e preocupada com a saúde e o bem-estar. A Francal, ao fomentar um ambiente de negócios específicos para esse setor, se posiciona como um ecossistema estratégico ao reunir fabricantes, varejistas e profissionais que atuam diretamente nessa cadeia produtiva. Estamos atentos a esse cenário de tendências motivado pelas mudanças no consumo. Nesse sentido, em nossos eventos, buscamos promover oportunidades concretas de negócios que fortaleçam ainda mais esse segmento da economia, o que amplia a conversa acerca do tema e influencia padrões”, realça.

 

Ou seja, vale mais do que a pena conferir:

 

  • ‘PALAVRA DE ORDEM’ DA NATURALTECH E BIO BRAZIL FAIR 2025
  • TENDÊNCIAS QUE SERÃO APRESENTADAS NA NATURALTECH E BIO BRAZIL FAIR 2025
  • 5 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO SEGMENTO DE PRODUTOS NATURAIS E SUPLEMENTOS QUE OS PROFISSIONAIS DO RAMO FOOD SERVICE PRECISAM FICAR MAIS ATENTOS (AS)
  • EXPECTATIVAS PARA A NATURALTECH E BIO BRAZIL FAIR 2025
  • COMO PARTICIPAR DA NATURALTECH E BIO BRAZIL FAIR 2025?

 

 

‘PALAVRA DE ORDEM’ DA NATURALTECH E BIO BRAZIL FAIR 2025

 

  • SUBSTITUIÇÃO INTELIGENTE
  • PERSONALIZAÇÃO
  • SAUDABILIDADE

 

Essas são algumas das ‘palavras de ordem’ que irão ditar a Naturaltech e a Bio Brazil Fair 2025, de acordo com Augusto Ichisato, Consultor em Desenvolvimento de Negócios e Inovação na indústria de alimentos, fundador da FoodBrasil, plataforma que conecta mais de 80 mil profissionais do setor, e criador do curso Trainee FoodBrasil, que é voltado à empregabilidade, crescimento profissional e independência financeira; Ciré e Reginaldo Morikawa, Diretor de Marketing e Negócios da Korin Alimentos e Diretor Geral da Korin Administração de Franquias e Korin Solo Sagrado.

 

Para Ichisato, a ‘palavra de ordem’ dos dois eventos em questão é substituição inteligente, uma vez que estamos acompanhando uma evolução muito clara ao longo dos últimos anos. Em 2023, a tendência era substituir o açúcar por polióis como eritritol, xilitol e manitol. Em 2024, vimos uma transição agressiva para alternativas como IMO, fibras prebióticas e adoçantes com bioatividade, como o monk fruit. E, agora em 2025, não se trata mais apenas de excluir um ingrediente e sim de escolher, estrategicamente, o que entra no lugar, com foco em impacto metabólico, saúde intestinal, saciedade e até comportamento alimentar. E aqui vale destacar que, durante a nossa cobertura com a FoodBrasil, buscamos ouvir todos os expositores. A feira não é só para importar tendências. É, principalmente, para mostrar ao mundo o que o Brasil está fazendo com a biodiversidade, a ciência e a criatividade que temos. O maior valor da feira é apresentar o mercado brasileiro de saudáveis e orgânicos para o mundo”, salienta.

 

NT6
Valeska Oliveira Ciré, Head de Produtos na vertical de Sustentabilidade, Bem-Estar, Nutrição e Tecnologia Verde na Francal – Foto: Divulgação

 

Ciré justifica que, na sua visão e experiência, personalização é a ‘palavra de ordem’ da Naturaltech e a Bio Brazil Fair 2025 devido “ao avanço da tecnologia e o aumento da conscientização sobre saúde individualizada. Este ano, os consumidores estão buscando por produtos e soluções que atendam às suas necessidades específicas, promovendo uma abordagem mais personalizada e eficaz para o bem-estar”, explica.

 

Morikawa aponta saudabilidade como a ‘palavra de ordem’ dos dois eventos porque, “cada vez mais, esse conceito tem sido pauta no Brasil e isso tem se refletido nos supermercados e restaurantes. As pessoas estão se tornando mais conscientes e interessadas em conhecer e consumir produtos que façam bem para a sua saúde e da sua família e que, ao mesmo tempo, sejam benéficas ao meio ambiente. E eu acredito que esses eventos tenham esse apelo da saudabilidade e os seus crescimentos nos últimos anos atestam essa mudança de perfil do consumidor”, afirma.

 

TENDÊNCIAS QUE SERÃO APRESENTADAS NA NATURALTECH E BIO BRAZIL FAIR 2025

 

A participação de mais de 500 expositores e 1.200 marcas já estão confirmadas para a Naturaltech e a Bio Brazil Fair 2025, com é o caso da FoodBrasil e da Korin Alimentos.

 

De acordo com Ichisato, da FoodBrasil, “estaremos presentes com a cobertura oficial, conectando marcas, tendências e pessoas. O nosso foco é gerar conteúdo estratégico, entrevistas com expositores e trazer uma leitura técnica e comercial das inovações que estão sendo lançadas no mercado. Além disso, atuamos como ponto de conexão entre indústrias, fornecedores e compradores interessados em soluções saudáveis e orgânicas. A ideia é traduzir tudo isso em valor real para quem acompanha o setor, seja online, ou seja presencialmente na feira”, compartilha.

 

NT3
Ichisato, Consultor em Desenvolvimento de Negócios e Inovação na indústria de alimentos – Foto: Divulgação

 

O Consultor em Desenvolvimento de Negócios e Inovação na indústria de alimentos e fundador da FoodBrasil revela também que, “durante a cobertura da FoodBrasil, vamos destacar produtos que estão alinhados com corantes naturais e extratos antioxidantes como resposta ao banimento dos corantes artificiais pela FDA; adoçantes naturais e novas soluções para dietas cetogênicas, diabéticas e anti-inflamatórias; fibras e prebióticos funcionais com impacto real na saúde intestinal; e suplementos voltados para o ciclo de vida, com foco em performance feminina, bem-estar mental e uso complementar a medicamentos”, adianta.

 

Morikawa, da Korin Alimentos, conta que “a K,orin será expositora na BioBrazil Fair, mantendo a tradição de estar presente nesse importante evento desde a sua primeira edição. A empresa vai apresentar como novidade aos consumidores, lojistas e profissionais do setor a linha de frutas e vegetais congelados orgânicos. Com métodos modernos que preservam o frescor, sabor e nutrientes, trazemos ao mercado vinte novos itens livres de agrotóxicos, transgênicos e conservantes químicos, como morango, mirtilo, amora, framboesa, manga, abacaxi e até inovações, como a primeira batata orgânica palito pronta para fritar do Brasil. Tudo isso com congelamento IQF (individual) e entregue com mais praticidade ao consumidor. Também estaremos com degustação do nosso Mel Que Tal? Korin, que foi eleito um dos três melhores colocados no BioBrazil Fair Natural Tech Award em 2023, na categoria Inovação. O mel Que Tal? Korin é produzido sem o uso de agrotóxicos e antibióticos no manejo das abelhas, com ação de responsabilidade ambiental e compromisso com a regeneração do meio ambiente. Além disso, vamos apresentar aos consumidores as novas embalagens de frangos e ovos da linha Boa Pedida, incluindo o hambúrguer de Frango Korin, que chega, em breve, para os consumidores em uma nova formulação”, desvenda.

 

NT2
Reginaldo Morikawa, Diretor de Marketing e Negócios da Korin Alimentos – Foto: Divulgação

 

O Diretor de Marketing e Negócios da Korin Alimentos e Diretor Geral da Korin Administração de Franquias e Korin Solo Sagrado partilha ainda que “a Korin tem tradição na produção de alimentos in natura, como frangos e ovos. Somos pioneiros na criação de aves sem o uso de transgênicos na ração, antibióticos e anticoccidianos, além de ter sido a primeira empresa na América Latina a receber uma certificação internacional de bem-estar animal. Com a tendência de consumo de alimentos práticos, também viemos, nos últimos anos, investindo na produção e comercialização de alimentos de preparo fácil, sem renunciar à procedência Korin. Assim, lançamos, nos últimos anos, inclusive em algumas edições da BioBrazil Fair, o pão de queijo vegano, cortes de frangos temperados, hambúrguer de frango e bovino, espetinhos de frango temperados, entre outros. Este ano, também apresentamos dois itens que podem fomentar ainda mais o setor de food service, como os vegetais e frutas congelados e o salmão sustentável”, realça.

 

Ciré, que é a responsável pelos eventos, por sua vez, acrescenta que, durante a Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025, “mais de 1.700 lançamentos serão apresentados pelos nossos expositores, que vão destacar as seguintes tendências:

 

  • nutrição e beleza personalizadas: produtos adaptados às necessidades individuais dos consumidores, considerando fatores genéticos, estilo de vida e objetivos de saúde;

 

  •  saúde intestinal: foco em prebióticos, probióticos e pós-bióticos que promovem o equilíbrio da microbiota e o bem-estar geral;

 

  •  bem-estar mental: suplementos que auxiliam na saúde cognitiva, redução do estresse e melhoria do humor e sono;

 

  • sustentabilidade: produtos orgânicos, com embalagens ecológicas e ingredientes de origem responsável, alinhados com práticas sustentáveis;

 

  • inovação em formatos: novas formas de consumo, como gomas, pós solúveis e cápsulas de liberação prolongada, oferecendo conveniência e eficácia”,

 

5 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO SEGMENTO DE PRODUTOS NATURAIS E SUPLEMENTOS QUE OS PROFISSIONAIS DO RAMO FOOD SERVICE PRECISAM FICAR MAIS ATENTOS (AS)

 

E para te aguçar ainda mais a aproveitar, ao máximo, a Naturaltech e a Bio Brazil Fair 2025 ou caso não consiga participar desses relevantes eventos, pedimos para que os especialistas entrevistados (a) listassem quais são as 5 principais tendências do segmento de produtos naturais e suplementos que os profissionais do ramo food service precisam ficar mais atentos (as) hoje em dia. Logo, verifique a seguir quais são elas!

 

Segundo Ichisato, da FoodBrasil são:

 

  1. Substituições limpas e funcionais: ingredientes que agregam valor nutricional além do sensorial

 

  1. Ingredientes brasileiros de alto impacto: como açaí, baru, ora-pro-nóbis, uva e cacau em versões técnicas e funcionais

 

  1. Suplementação integrada aos alimentos: snacks e refeições enriquecidas com ativos biofuncionais

 

  1. Plant-based com desempenho culinário: foco em textura, sabor e comportamento térmico para aplicações profissionais

 

  1. Transparência + sustentabilidade: storytelling de origem, certificações e rastreabilidade como diferencial competitivo no cardápio

 

 

Morikawa, da Korin Alimentos, aponta:

 

  1. Proteínas de frango sem antibióticos e grãos transgênicos: muitos restaurantes e hotéis incluem o logo da Korin em seus cardápios para destacar a oferta de produtos diferenciados e com a nossa tradição no segmento de sustentáveis e orgânicos

 

  1. Pão de queijo vegano: temos sempre uma boa recepção no segmento de food service com esse produto, especialmente em hotéis, já que é um alimento ideal para dietas flexitarianas

 

  1. Frutas e legumes orgânicos congelados: praticidade e segurança na hora de preparar sucos e refeições para os clientes

 

  1. Salmão Sustentável: o próximo lançamento da Korin. Produzido nas águas frias da Patagônia sob controles ambientais, esse salmão chega em duas versões: filé de salmão em postas e salmão defumado fatiado. O salmão é uma das iguarias mais pedidas em restaurantes e, por isso, uma aposta para esse setor investir em uma versão que tenha o apelo de saudabilidade e preocupação com o meio ambiente

 

  1. Produtos de preparo fácil: como espetinhos temperados, frangos temperados, etc

 

 

E Ciré, a responsável pelos eventos, complementa:

 

  1. Snacks saudáveis: a demanda por opções de lanches nutritivos e funcionais está em alta, oferecendo oportunidades para menus mais equilibrados

 

  1. Ingredientes funcionais: incorporação de superalimentos e outros ingredientes que promovem benefícios à saúde, atendendo à crescente busca por alimentos que vão além da nutrição básica

 

  1. Alimentos plant-based: a popularidade de dietas baseadas em plantas continua a crescer, impulsionando a oferta de alternativas vegetais em cardápios

 

  1. Personalização de refeições: oferecer opções personalizáveis para atender às preferências e restrições alimentares dos clientes, como dietas sem glúten, low carb ou veganas

 

  1. Sustentabilidade e rastreabilidade: transparência na origem dos ingredientes e práticas sustentáveis são cada vez mais valorizadas pelos consumidores, influenciando suas escolhas alimentares

 

EXPECTATIVAS PARA A NATURALTECH E BIO BRAZIL FAIR 2025

 

Por fim, fique por dentro também de quais são as expectativas dos especialistas entrevistados (as) em relação às Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025.

 

“A minha expectativa é altíssima. A Naturaltech e a Bio Brazil Fair são os maiores eventos da América Latina no setor de produtos saudáveis e orgânicos. E, mais do que uma feira, é o evento que marca oficialmente o calendário de lançamentos 2025/26 do setor. É onde os principais compradores e profissionais da cadeia vêm buscar direcionamento estratégico e inovação de produto. Este ano, após acompanhar de perto a Expo West 2025, nos Estados Unidos, ficou claro que o setor está entrando em uma nova era: formulações mais inteligentes, ingredientes mais funcionais e um consumidor mais consciente. A expectativa é ver como o Brasil vai tropicalizar essas tendências e se posicionar globalmente. A feira é a nossa vitrine para o mundo”, garante Ichisato, da FoodBrasil.

 

“Eu espero que a edição de 2025 seja um marco para o setor, promovendo inovações, fortalecendo parcerias e ampliando o conhecimento sobre produtos orgânicos, saudáveis e suplementos. Acredito que os eventos serão uma plataforma essencial para impulsionar o crescimento sustentável e a conscientização sobre saúde e bem-estar. Afinal, eu costumo brincar que esses eventos são a minha Disney e, com certeza, a Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025 são o grande encontro anual do setor e o meu objetivo é compartilhar conhecimentos, trocar experiências e descobrir as novas oportunidades no setor de produtos orgânicos, alimentos, bebidas e suplementos”, assinala Ciré, da organização dos eventos.

 

“Acreditamos que a Biobrazil Fair é um ponto de encontro de grande importância no Brasil, pois promove, de forma positiva, o mercado de orgânicos para quem está na ponta da cadeia, ou seja, o consumidor. Nessas ocasiões, temos a oportunidade não só de apresentar as nossas novidades, mas de trocar experiências com os consumidores que já conhecem e são clientes Korin ou aqueles que ainda estão começando a se alimentar com produtos sustentáveis e orgânicos”, enfatiza Morikawa, da Korin Alimentos.

 

RFS é a parceira oficial de mídia e conteúdo da Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025

 

COMO PARTICIPAR DA NATURALTECH E BIO BRAZIL FAIR 2025?

 

Para participar da Naturaltech e da Bio Brazil Fair 2025 é simples, sendo que “os empresários podem se credenciar gratuitamente como visitantes ou comprador nas rodadas de negócios, garantindo presença nos maiores eventos de produtos naturais da América Latina”, orienta Ciré.

 

Vale lembrar que os dois primeiros dias das feiras (11 e 12) são exclusivos para profissionais do setor e da saúde, enquanto, nos dias 13 e 14, a Naturaltech e a Bio Brazil Fair 2025 também estarão abertas ao público geral. “Essa mudança visa fortalecer as relações com mercado de B2B presente nas feiras, que inclui varejistas, supermercadistas, perfumarias e profissionais de saúde. Esse grupo terá uma programação dedicada, com rodada de negócios por setor, encontro com compradores, tours guiados por consultorias especializadas, palestras, entre outros, fomentando ainda mais o crescimento desse mercado”, divulga a Head de Produtos na vertical de Sustentabilidade, Bem-Estar, Nutrição e Tecnologia Verde na Francal.

 

Sendo assim, o credenciamento para profissionais do setor e profissionais da saúde é gratuito e dá acesso a todos os dias da feira. Já o público consumidor interessado em conhecer as novidades e participar da programação aberta, pode adquirir ingresso para os dias 13 e 14 no valor de R$ 40,00 (válido para os dois dias), disponível nos seguintes sites:

 

  • Para participar da Naturaltech 2025 como profissional do setor e da saúde, é só CLICAR AQUI.
  •  Para participar da Bio Brazil Fair 2025 como profissional do setor e da saúde, é só CLICAR AQUI.
  •  Para participar da Naturaltech 2025 como público geral, é só CLICAR AQUI.
  •  Para participar da Bio Brazil Fair 2025 como público geral, é só CLICAR AQUI.

 

 

Bio Brazil Fair e Naturaltech: com novos manifestos, eventos reforçam protagonismo na transformação do mercado de orgânicos e saudáveis

 

 

 

O post NATURALTECH E BIO BRAZIL FAIR 2025: confira algumas tendências que serão apresentadas durante as maiores feiras da América Latina do mercado de produtos orgânicos e naturais apareceu primeiro em Rede Food Service.

Dicas do Beto
Dicas do Beto
Artigos: 4286
pt_BRPortuguese