Nesta semana começa a 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece entre 16 e 30 de outubro em diversas salas da capital paulista. Ao todo, há 350 filmes na lista de selecionados, com destaque para títulos que passaram por festivais internacionais, como Cannes e Berlim.
O Agente Secreto, escolhido para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026, também entra na seleção. A programação também inclui clássicos restaurados, exibições infantis e encontros entre diretores e o público. Abaixo, confira os longas imperdíveis:
A História do Som
Dirigido por Oliver Hermanus, o drama narra o encontro entre Lionel (Paul Mescal) e David (Josh O’Connor), que constroem um relacionamento baseado no amor pela música. Após um tempo separados, os dois se reencontram para uma jornada de resgate: uma viagem pelo interior do Maine para coletar canções tradicionais que começam a desaparecer, impulsionadas pelo tempo e pelo esquecimento.
Essa jornada se torna transformador para Lionel, que percebe que a música não é apenas trilha sonora de momentos felizes, mas também espelho de identidade, memória, perda e reconexão.
Bugonia
Do diretor Yorgos Lanthimos, este thriller de ficção científica começa com uma premissa maluca: uma dupla de homens conspiracionistas acredita que uma poderosa CEO de uma empresa de biotecnologia é, na verdade, uma alienígena enviada para destruir a Terra.
Eles se convencem de teorias conspiratórias ligadas à queda das populações de abelhas, desconfiança em relação à ciência e uma narrativa de desespero ecológico. Michelle (Emma Stone) tenta resistir aos abusos psicológicos enquanto o ambiente se torna cada vez mais exagerado.
Eddington
A história de Ari Aster se passa em maio de 2020 em um ambiente pandêmico e gira em torno do xerife Joe Cross (Joaquin Phoenix), um homem marcado por rigidez moral e incapaz de ceder diante do caos aumentado pelo surto, e do prefeito Ted Garcia (Pedro Pascal), que tenta manter a cidade unida com diplomacia enquanto enfrenta pressões políticas, toda uma rede de desinformações, facções locais e medos coletivos.
A escalada de tensão acontece à medida que normas de quarentena, discursos polarizados e o apelo ao medo transformam relações pessoais em zonas de conflito ideológico. O filme conta como em momentos de crise o perigo pode não estar só na pandemia, mas na forma como ela amplifica fissuras já existentes na estrutura política e social.
O Filho de Mil Homens
Adaptado do romance de Valter Hugo Mãe, o filme acompanha Crisóstomo (Rodrigo Santoro), um homem de 40 anos que vive com a angústia de não ter tido filhos. Ele passa por um processo de reconexão com sua própria solidão e identidade quando decide adotar Camilo, um menino órfão, e erguer com ele uma família que desafia expectativas sociais tradicionais.
Em sua busca, ele se abre para relações afetivas, tentando construir vínculos de amor e companhia em meio a um mundo cheio de ausências.
O Agente Secreto
Ambientado no Recife de 1977, o filme de Kleber Mendonça Filho traz Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia em seus quarenta anos, que retorna à sua cidade natal fugindo de um passado misterioso. Ele espera encontrar paz, mas descobre uma cidade sob tensão: o país vive uma ditadura militar que vigia, persegue e controla sob disfarces. O filme também é uma coprodução internacional e foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026.
90 Decibéis
O drama brasileiro dirigido por Fellipe Barbosa acompanha Ana (Benedita Casé), uma advogada de sucesso que sofre um acidente de carro com seu filho e passa a enfrentar uma perda auditiva progressiva, que pode evoluir para surdez profunda.
Diante dessa nova realidade e de uma sociedade marcada pelo capacitismo, ela precisa se reinventar: deixar parte de sua vida anterior e redescobrir sua identidade.

Maurício de Sousa – O Filme
A cinebiografia narra a trajetória do cartunista Maurício de Sousa desde sua infância, mostrando seus primeiros desenhos, a relação com sua família e os desafios que enfrentou para transformar seu talento em profissão, até o momento em que lança sua obra mais icônica, a Turma da Mônica.
O filme também mostra os bastidores criativos, as inspirações e os momentos decisivos na carreira do artista, mostrando seu empenho em fazer quadrinhos acessíveis e populares, muitas vezes enfrentando dúvidas e obstáculos de mercado para tornar realidade seu sonho artístico.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.