Muitas pessoas sonham em ter um cachorrinho, mas esquecem de refletir sobre as condições do ambiente para o animal. Antes de fazer uma compra ou adoção responsável de um pet, é preciso levar em consideração o tamanho da casa e a rotina da família, principalmente quando os tutores passam muito tempo fora do lar, deixando o animal sozinho.
A Dra. Camila Turini, especialista em dermatologia veterinária, explicou quais raças vivem bem em apartamentos e deu dicas essenciais para que o cachorro tenha uma vida saudável e feliz nesses ambientes.
Quais raças se adaptam bem a apartamentos?
Quando pensamos em criar um pet em um lugar pequeno, a indicação é dar preferência para cães de pequeno porte, de 5 a 7 quilos, no máximo.
“É importante que seja uma raça tranquila, que fique bem sozinha. Um bulldog francês, por exemplo, pode chegar a 15 quilos, mas tem alguns que são menores. Mesmo assim, é uma raça muito agitada, que não aceita ficar muito presa”, explica a veterinária.
Pensando nisso, Camila indicou 7 raças de cães para viver em apartamentos:
1. Yorkshire
Um cachorrinho de pequeno porte, pelagem longa e reta, orelhas para cima e olhinhos brilhantes, o Yorkshire é uma das raças indicadas pela veterinária para viver em apartamentos.
Ainda que sejam cheios de energia, seu tamanho pequeno facilita que brincadeiras sejam feitas em lugares não muito espaçosos. Além disso, adoram estar perto dos tutores.
2. Maltês

Com a pelagem branca e macia, esse é um cãozinho companheiro que pode se adaptar super bem a apartamentos, além de serem inteligentes e dóceis.
3. Poodle

Os Poodles são conhecidos pela pelagem encaracolada que encanta qualquer um. Eles podem ter quatro portes: grande, médio, anão e toy. De forma geral, são animais obedientes, muito espertos e companheiros.
4. Shih Tzu

O Shih Tzu é uma das raças mais queridas, especialmente pela tranquilidade e pela adaptabilidade a ambientes pequenos. Essa raça é animada e adora um carinho, portanto, esteja preparado para mimá-lo.
5. Dachshund ou Teckel

Os famosos “salsichinhas” também estão na lista da veterinária entre os cães que vivem bem em apartamentos pequenos. Além de serem ótimos companheiros, podem passar horas entretidos se tiverem algo para farejar.
6. Chihuahua

O Chihuahua é um cãozinho ativo e veloz, além de muito leais aos tutores. Para quem está sempre recebendo amigos em casa, vale a atenção: eles não são muito sociáveis, especialmente com crianças.
7. Pinscher

Conhecido pela braveza, o pinscher é um animal que tem energia de sobra, além de ser um excelente protetor. Por serem muito apegados aos tutores e extremamente enérgicos, não é recomendado deixá-los muito tempo sozinhos.
Vai deixar os cachorros sozinhos em casa? Saiba o que fazer
É inevitável que o cãozinho fique sozinho em casa por alguns períodos, mas pequenos gestos fazem toda a diferença no bem-estar do animal. “Eu recomendo deixar uma musiquinha, deixa talvez uma TV ligada, assim o cão não se sente sozinho”, explica a veterinária.
Camila ainda acrescenta que levá-lo a uma creche pet ao menos duas vezes na semana é uma boa opção, especialmente para quem não consegue passear com o cachorro frequentemente.
“Também sugiro dar brinquedos que estimulem eles ou mesmo aqueles ossinhos de couro”, diz.
Quero ter uma raça de grande porte, e agora?
Raças de grande porte precisam gastar energia, seja passeando ou correndo. “Se o tutor não tiver tempo de levar esses cães para passear de uma a duas horas, eles vão desenvolver um estresse muito grande”, explica a especialista.
Camila também afirma ser necessário aplicar antiderrapantes para que o animal não desenvolva problemas articulares, principalmente se a raça for Golden Retriever.
“Se mesmo assim você quiser uma raça de médio a grande porte em apartamento, será necessário procurar um serviço de creche para deixar os cachorros enquanto trabalha.”
Raça “proibida” em apartamentos

“O Border collie, para um apartamento, jamais”, diz a veterinária. Camila explica que cães de caça e de pastoreio são animais que precisam gastar muita energia, brincando e correndo.
Para qualquer raça, é preciso ter paciência
A profissional reforça que, até um ano de idade, o cachorro pode fazer “coisas erradas”, principalmente quando estão sozinhos. “Filhotes de qualquer raça, mesmo os pequenininhos, podem fazer muita bagunça. É preciso ter cuidado com móveis, lixos e plantas, já que algumas podem ser tóxicas para pets“, explica.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.