Nos últimos anos, os pets conquistaram um espaço ainda mais especial nos lares brasileiros. Durante a pandemia e o período de isolamento social, muitos animais se tornaram a principal companhia de quem decidiu adotá-los. E, por terem se tornado parte da família, cresceu também a preocupação com a saúde e a longevidade dos bichinhos.
Você provavelmente já ouviu a história de que um ano de vida humana equivale a sete anos de um cachorro. Mas essa teoria ficou no passado. No último domingo (5), o Fantástico apresentou novos estudos que trazem uma visão mais precisa sobre o envelhecimento dos pets.
Tempo de vida
Graças aos avanços científicos e aos cuidados cada vez mais frequentes dos tutores, os gatos domésticos vivem, em média, de 14 a 16 anos – embora não seja raro encontrar felinos que chegam aos 20.
No caso dos cães, a expectativa varia de acordo com o porte. Animais de grande porte costumam viver entre 12 e 14 anos, enquanto os de pequeno porte podem alcançar em média 17 anos. Entre os fatores que influenciam estão a alimentação equilibrada, visitas regulares ao veterinário e, no caso dos gatos, a restrição de acesso às ruas.
Equivalência com a idade humana
A reportagem também destacou um estudo da American Academy of Family Physicians (AAFP) que atualiza a fórmula clássica. O cálculo de “um ano humano = sete caninos” já não se aplica. Agora, porte e peso do animal são critérios fundamentais para estimar a idade equivalente à humana. Na tabela a seguir, você confere o novo cálculo de forma mais precisa:
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.