A prática regular de exercícios traz benefícios à saúde, isso é fato. Mas e como ele atua em pacientes diagnosticados com câncer de mama? Esse foi o tema da mesa “Exercício e qualidade de vida no tratamento oncológico”, apresentada na terceira edição da Casa Clã Mama – um evento de CLAUDIA e Veja Saúde para ampliar o debate sobre a doença.
“O exercício melhora as ondas de calor, ajuda na diminuição da perda de massa óssea e no controle da qualidade de vida. Se tem um remédio que ajuda os médicos é ele”, diz a médica oncologista Débora Gagliatto.
Além disso, há um impacto profundo no bem-estar emocional. A prática regular libera endorfina, serotonina e dopamina – neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer, relaxamento e motivação. Isso significa que, ao movimentar o corpo, também estamos cuidando da mente, reduzindo o estresse, a ansiedade e até sintomas de depressão.
E quando parecer difícil manter a dose diária, basta entender como o cérebro funciona: “Quando ele recebe uma recompensa, ele quer fazer de novo. Para mim, a recompensa foi dormir bem… Pega o que te traz bem na atividade e mantém a rotina”, comenta a corredora Raquel Castanharo.
Outro benefício importante é o fortalecimento da autoestima e da autoconfiança. Ao perceber avanços no condicionamento físico e na postura, e ao se sentir mais disposta, a pessoa tende a desenvolver uma relação mais positiva com o próprio corpo. Esse processo é especialmente valioso durante o tratamento.
Por fim, o exercício é também uma poderosa ferramenta de conexão social. Seja em uma aula de dança, em caminhadas ao ar livre ou em treinos coletivos, o convívio e o sentimento de pertencimento ajudam a criar redes de apoio emocional. Assim, mais do que fortalecer músculos e ossos, o movimento fortalece vínculos e amplia a qualidade de vida como um todo.
“O que faz a gente ficar vivo são os objetivos. Sonhar é de graça, então vamos sonhar muito”, conclui a médica oncologista Gabriela Prior.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.