6 varandas decoradas para curtir o clima fresco da primavera

A chegada da primavera favorece momentos de interação social e a vontade de passar mais tempo em ambientes externos. Seja em casas ou apartamentos, a varanda se torna o local ideal para reunir amigos ou descansar enquanto aprecia uma bebida refrescante.

Para se inspirar nessa nova estação, separamos 6 varandas com decorações perfeitas para curtir o clima agradável da primavera.

1. Varanda preparada para receber família e amigos

O escritório PN+ Arquitetos (@paulanederarquitetura) assina a reforma de um apartamento de 232 m² na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.@andrenazarethfoto/Divulgação

Neste apartamento com ambientes integrados, a ideia era promover uma configuração fluida entre os espaços, valorizando os momentos de convivência. Com uma mesa de jantar e um móvel de apoio com bar, a varanda ganha protagonismo para reunir a família e amigos, tornando-se o lugar preferido da casa para curtir o clima fresco da primavera. 

Segundo a arquiteta Paula Neder, do escritório PN+ | Arquitetos, as cores cumprem papel central no conforto: “A paleta de tons privilegia tons claros  e neutros, pontuados por verdes e azuis que evocam o mar, o céu e o campo de golfe, esporte praticado pela família”, conta. 

2. Mix de estampas e cores: aconchego e personalidade para a varanda

Varanda para se inspirar na primavera
Varanda de apartamento assinada pele Estúdio Fresta Arquitetura.@leticiamelo.fotografia/Instagram/Reprodução

Nesta varanda, o mix de estampas, cores e elementos decorativos, como quadros e vasos de flores, carregam o ambiente de histórias e personalidade, tornando-o um ambiente leve, aconchegante e divertido para descansar na rede ou apreciar petiscos com amigos.

Continua após a publicidade

3. Varanda com solário para apreciar momentos ao ar livre

Design, praticidade e contato com a natureza em casa.
O escritório Patricia Penna Arquitetura & Design assina solário projetado na varanda.Leandro Moraes/Divulgação

Um solário pode ser a solução ideal para uma varanda a céu aberto, protegendo o mobiliário da chuva sem bloquear a luminosidade, assim como um espaço de transição harmônica entre a casa e o jardim.

No mobiliário, a escolha de peças de design orgânico, em materiais naturais e cores terrosas reforça uma atmosfera acolhedora e sofisticada, perfeita para reuniões ao fim da tarde.

4. Cantinho da leitura em varandas pequenas

Soluções para varandas pequenas
Paisagismo assinado por @quintalonze.paisagismo transforma varanda em refúgio de descanso.@quintalonze.paisagismo/Instagram/Reprodução

Mesmo em varandas pequenas, é possível projetar espaços relaxantes para aproveitar após um dia corrido — especialmente na primavera, quando o clima fresco favorece o conforto em ambientes externos.

Continua após a publicidade

Para isso, comece pela escolha de uma cadeira confortável, assim como um apoio para livros, copos ou taças. Para um toque final, não podem faltar vasos de plantas ou flores, trazendo uma proximidade com a natureza e combinando com a nova estação.

5. Cantinho do café na varanda

Varanda aconchegante para descansar ou ler um bom livro.
Isabella Nalon assina apartamento com varanda aconchegante.Julia Herman/Divulgação

Mais uma opção para quem gosta de apreciar um momento sozinho, seja para tomar um café, ler um livro ou responder mensagens no WhatsApp. Para isso, a escolha de uma poltrona confortável é essencial, assim como uma mesinha de apoio.

Nesta varanda, uma manta foi apoiada sobre o móvel, trazendo ainda mais aconchego — e funcionalidade, pensando naquela hora em que bate um vento frio. A tonalidade verde escura combina com o jardim que decora a varanda, trazendo proximidade com a natureza e leveza para o ambiente.

6. Canto alemão: solução para varandas pequenas

Canto alemão aumenta espaço da varanda
Varanda em apartamento projetada pela arquiteta Laura Carvalho.Laura Carvalho Arquitetura/Pinterest
Continua após a publicidade

O canto alemão é mais uma solução elegante e funcional para varandas pequenas. De acordo com a arquiteta Cristiane Schiavoni, essa estratégia otimiza uma região da parede que normalmente ficaria desocupada, criando um cantinho para reuniões e ampliando a área de passagem.

“Em um espaço pequeno, onde seria viável encaixar apenas quatro cadeiras, com o canto alemão é possível duplicar o número de lugares, a depender do tamanho e do formato da mesa”, explica a arquiteta.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

 

 

Publicidade

Dicas do Beto
Dicas do Beto
Artigos: 4793

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese