Engravidar parece simples até que o casal inicie as tentativas. Noites de sexo tabeladas, a espera pelo atraso da menstruação e os recibos de testes de gravidez se tornam comuns a partir das primeiras investidas, mas também podem deixar o sexo bem chato. Afinal, quando o objetivo é engravidar e a gestação não acontece logo nos primeiros meses, a intimidade corre o risco de se transformar em obrigação.
Existem posições sexuais que aumentam as chances de engravidar?
É daí que surgem as mais variadas estratégias para acelerar o processo, muitas sem nenhum embasamento científico, como acreditar que certas posições sexuais ajudariam o casal a engravidar. Quando o prazer não é esquecido, porém, há mais vontade de ter relações e oportunidades de concepção. Nesse ponto, as posições podem, sim, ser grandes aliadas, não pela fertilidade em si, mas por aumentarem o desejo entre os parceiros.
Aliás, a ciência já estudou a influência das posições sexuais na concepção, e os resultados são variados. No entanto, os especialistas concordam em um ponto: o corpo humano tem mecanismos próprios para facilitar o encontro entre espermatozoides e óvulo. “O importante é ter uma ejaculação dentro da vagina no período fértil, com espermatozoides de boa qualidade e um óvulo saudável”, explica a médica Monique Novacek, ginecologista e obstetra.
O problema é que, quando o sexo passa a ser apenas um meio para gerar filhos, com o prazer ficando em segundo plano, é comum a queda de desejo no relacionamento. Pensando nisso, reunimos algumas posições sexuais que podem trazer mais prazer, cumplicidade e tornar esse período de tentativas inesquecível.
1. Penetração profunda
Uma das posições sexuais que pode apimentar o sexo durante o período de tentativas de gravidez é a mulher de quatro, com a cabeça apoiada no travesseiro. Ela torna a penetração mais profunda, o que pode estimular ainda mais o parceiro e dar uma sensação de preenchimento para a mulher. Além disso, caso ela queira ainda mais deleite, pode estimular o clitóris com a própria mão.
“Incluir preliminares prolongadas, jogos eróticos, fantasias, massagens, sexo oral ou brinquedos pode deixar o momento mais divertido e prazeroso. Tudo o que amplia o repertório de estímulos aumenta o prazer e fortalece a conexão do casal”, orienta a sexóloga Tamara Zanotelli.
2. Missionário com almofada

Missionário com almofada sob o quadril é uma versão da clássica posição sexual com mais intensidade, já que a inclinação facilita a profundidade e o atrito do pênis com o clitóris. Vale testar preliminares prolongadas antes para garantir mais lubrificação e prazer. “Que o sexo não seja apenas uma obrigação para a concepção acontecer”, comenta Tamara.
3. De ladinho

Outra posição sexual que favorece a intimidade é a de ladinho, quando há contato visual. Olhos nos olhos, carícias e beijos tornam a posição mais envolvente, e o homem pode ainda estimular o clitóris com delicadeza, sem fazer muita força para evitar desconfortos na parceira.
4. Coito suspenso

O coito suspenso até parece uma daquelas posições impossíveis de fazer na prática, mas pode ser praticado por algum tempo. O segredo está em começar aos poucos, depois da mulher já estar posicionada no colo, e mesclar com beijos, para priorizar a conexão do casal. Mesmo que dure pouco tempo nessa posição, a novidade já é suficiente para quebrar a rotina.
5. Papai e mamãe

Quando feita com atenção ao momento, a posição sexual papai e mamãe tem o poder de transformar o sexo. Começar devagar, acelerar aos poucos, dar beijos e fazer carícias são o suficiente para um sexo que melhora seu dia.
Dúvidas comuns
Ficar deitada após o sexo ajuda a engravidar?
“Isso é mito. Assim que ocorre a ejaculação, milhões de espermatozoides nadam em direção às trompas. O tempo que a mulher permanece deitada não faz diferença; o essencial é a ejaculação dentro da vagina”, explica Monique.
A penetração profunda facilita a concepção?
“A penetração profunda vai facilitar um pouco o esperma ser depositado mais próximo do colo do útero, mas se os espermatozoides tiverem boa qualidade, alcançarão o óvulo de qualquer forma. É mito”, afirma a especialista.
O útero retrovertido atrapalha a gravidez?
“Não. É apenas uma posição do útero dentro da pelve da mulher. Com esperma saudável e trompas livres, a fecundação pode acontecer normalmente. Muitas mulheres chegam ao consultório preocupadas com isso, mas não há motivo para medo, o útero retrovertido não impede a gestação, é só uma variação anatômica mesmo”, diz a médica.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.