Quem cria os perfumes que você usa? Dia do Perfumista explica

Você já se perguntou quem está por trás das fragrâncias que usamos todos os dias? Em 21 de setembro, celebra-se o Dia do Perfumista, o profissional que mergulha no universo dos aromas para, após anos de estudos e pesquisas, criar aromas únicos.

Apesar de estarem presentes no cotidiano de todos, poucos conhecem de fato o trabalho desses especialistas. O talento para desenvolver fragrâncias parece ser tão raro que dizem existir mais astronautas no mundo do que perfumistas.

A formação não é nada simples, aliás: exige anos de pesquisa, prospecção de ingredientes, além de estar em constante inovação. Tudo isso para garantir que, a cada lançamento, sejam entregues experiências olfativas que se diferenciam das demais.

Lá fora, eles marcam presença nas grandes maisons de perfumaria como Chanel, Dior e Jean Paul Gaultier. Já aqui no Brasil, a Natura é a única que mantém um squad de perfumistas criativos exclusivos, com três deles in-house, sempre dedicados a criar fragrâncias autorais.

Para entender melhor sobre os bastidores desse universo ainda pouco explorado, conversamos com Verônica Kato, perfumista exclusiva da Natura desde 2006, que revelou curiosidades da profissão e tendências da perfumaria para a Primavera 2025. Veja só: 

Verônica Kato é considerada uma das pioneiras da profissão no Brasil.Natura/Divulgação

CLAUDIA: O que mais te encanta no processo de criação de um perfume? 

Verônica: O que mais me encanta é o momento mágico de pensar em um novo cheiro, colocar a ideia em um papel, acreditar em algo que ainda não existe e que vai dar certo.

Continua após a publicidade

CLAUDIA: Qual evolução você percebeu na perfumaria nos últimos anos, tanto no Brasil quanto globalmente?

Verônica: A perfumaria está cada vez mais global. Na última década, o ocidente se inspirou fortemente na perfumaria do oriente, inclusive nós, combinando Oud com copaíba, Oud com baunilha amazônica e Açafrão com Pimenta Rosa. Nos últimos anos, também podemos observar como a perfumaria árabe tem se inspirado no ocidente, trazendo o Oud com maracujá, pistache com vanilla e por aí vai.

CLAUDIA: Existe algum “segredo” ou curiosidade no processo de criação que os consumidores normalmente não conhecem? 

Verônica: A criação de um perfume leva tempo e investimento, em especial a busca por novos cheiros. Nós dedicamos anos nessa busca, que pode levar até cinco anos, para utilizarmos novos ingredientes nas nossas criações. Exemplos desses novos cheiros são a pataqueira, flor do pau-Brasil, jarana, baunilha baiana, entre outros. Envolve um longo processo, que começa com nossos pesquisadores prospectando diferentes plantas, as estudando e entendendo seu potencial olfativo. 

Imagem da perfumista exclusiva Verônica Kato, mulher asiática que veste branco.
Verônica Kato também dá dicas sobre as possíveis tendências de perfumes para esta Primavera.Natura/Divulgação

CLAUDIA: Quais notas ou famílias olfativas estarão em alta nesta primavera, na sua opinião?

Verônica: A flor de laranjeira, sem dúvida! Ela vem combinada com outras flores, frutas e notas gourmands na perfumaria feminina e masculina.

CLAUDIA: Há alguma inovação em ingredientes, combinações ou técnicas que os consumidores podem esperar nesta estação?

Verônica: Sim! No nosso lançamento, Essencial Atrai Feminino e Masculino, resgatamos a pimenta-rosa brasileira na perfumaria. As fragrâncias combinam o frescor frutado das frutas vermelhas com um fundo adocicado de efeito afrodisíaco.

Continua após a publicidade

Na versão feminina, esse acorde se mistura a flores e chocolate; já na masculina, ganha força com ervas, madeiras e também o chocolate. São criações pensadas para a estação, simbolizando a renovação das relações e das promessas que surgem após um inverno adormecido.

CLAUDIA: Qual dica você daria para quem deseja escolher uma fragrância de primavera que combine com seu estilo pessoal?

Verônica: Escolha uma fragrância que renove o seu espírito e sua energia. Algo fresco, floral ou ervas aromáticas simbolizam a promessa de um novo começo. Muguet, peônia e flor de laranjeira são flores desta estação, bem como manjericão, lavanda e sálvia, ervas frescas que combinam com todos os estilos. 

CLAUDIA: Como vocês equilibram tendências globais da perfumaria com a identidade da Natura?

Verônica: Nos inspiramos em tendências globais, claro, e criamos uma perfumaria única e autoral através da combinação de ingredientes da perfumaria mundial com os nossos ingredientes exclusivos da paleta Natura (brasileiros e de outros países latinoamericanos), co-criando com os melhores perfumistas do mundo. 

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

 

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Dicas do Beto
Dicas do Beto
Artigos: 4644

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese