Sabe aqueles dias em que a energia parece drenada e nem mesmo uma boa noite de sono é suficiente para recuperar o ânimo? Esse pode ser um sinal de que chegou a hora de um banho de descarrego.
“É nesse ponto que os banhos energéticos entram, não como mágica pronta, mas como gesto de reencantamento. Um ritual simples e ancestral que faz o cotidiano virar território de cura”, explica Pam Ribeiro, bruxa contemporânea conhecida como A Bruxa Preta.
Para orientar quem deseja renovar as energias, ela sugere opções de banhos de descarrego voltados para diferentes áreas da vida. Confira:
1. Para atrair o amor
Segundo Pam Ribeiro, o banho de descarrego voltado para o amor ajuda a limpar os vínculos que já não fazem sentido e que não se conectam aos objetivos pessoais. “O corpo se abre para o calor da troca justa, para relações que não pedem sacrifício, mas sim desejo e alegria compartilhada”, afirma.
Ingredientes
- 1 litro de água;
- Pétalas de rosa vermelha;
- 1 punhado de hibisco;
- 1 canela em pau;
- 1 colher de mel.
Modo de preparo
Ferva a água e acrescente os demais ingredientes, deixando em infusão por alguns minutos. Enquanto o banho esfria, mantenha os pensamentos focados no que deseja atrair. Depois, coe e despeje a mistura do pescoço para baixo, mentalizando a limpeza.
2. Para limpar a mente
Esse é o banho ideal para quando a cabeça está cheia, precisando de um respiro. Funciona como uma espécie de convite para silenciar o barulho interno e respirar com mais leveza. E como Pam Ribeiro diz: “não apaga os problemas, mas abre um espaço dentro da cabeça para que eles não gritem tanto”.
Ingredientes
- 1 litro de água;
- 1 punhado de camomila;
- 1 punhado de lavanda;
- 1 punhado de alecrim.
Modo de preparo
Ferva a água e acrescente as ervas. Abafe com um pano branco e espere esfriar. Depois coe e derrame do pescoço para baixo, imaginando as perturbações escorrendo e indo embora junto com a água.
3. Para abrir caminhos profissionais
As ervas utilizadas nesse banho são consideradas de firmeza, não só para limpeza, mas abertura de caminhos. “Jogar essa mistura é dizer para si mesma: ‘estou pronta para a clareza, para a coragem de decidir, para os caminhos que se abrem quando a gente se coloca inteira diante do mundo’”, declara Pam Ribeiro.
Ingredientes
- 1 litro de água
- 1 punhado de louro;
- 1 punhado de manjericão;
- 1 punhado de arruda;
- Casca de laranja.
Modo de preparo
Ferva a água e acrescente as ervas e a casca de laranja. Inspire fundo, sentindo o aroma que se espalha quando os óleos naturais se misturam ao vapor da água. Esse já é o início do ritual: conectar-se às energias que chegam. Quando a infusão esfriar, derrame-a de cima da cabeça, pedindo abertura de oportunidades e liberação das travas que seguram o seu caminho.
Pam lembra ainda que os banhos não estão ligados a uma religião específica, embora tenham raízes em tradições ancestrais. “Cada um deles é um diálogo com a terra, com as plantas e com o que elas carregam de memória. Não prometem milagres, mas deslocam energias. E, nesse deslocamento, às vezes já está o milagre que a gente precisava”, conclui.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.