Quem tem alergia a esmaltes sabe o quanto pode ser difícil encontrar um produto realmente hipoalergênico, ou seja, livre dos principais ativos que costumam causar reações.
Mesmo quando a embalagem traz o termo “hipoalergênico”, entender se a fórmula está de fato livre de substâncias como formaldeído, tolueno e dibutilftalato (DBP), que costumam causar a reação alérgica, nem sempre é simples.
Segundo a dermatologista Natasha Crepaldi, isso acontece porque não há uma regulamentação clara que determine quais componentes devem obrigatoriamente ser retirados para que um esmalte receba esse rótulo.
“Hoje, as marcas desenvolvem esmaltes com nomenclaturas como ‘3-free’, ‘5-free’ ou até ‘16-free’, que indicam quantos ingredientes potencialmente alergênicos foram eliminados. Ou seja, quanto maior o número, mais livre de substâncias de risco é a fórmula”, explica.
Pensando nisso, selecionamos com a ajuda da especialista 5 opções de esmaltes hipoalergênicos que realmente cumprem o que prometem. Confira:
1. Esmalte Terracota que provoca, de Risqué
Suas mãos podem ficar mais elegantes com este esmalte nude da Risqué. Com fórmula cremosa e fininha que é fácil de aplicar, ele é uma opção curinga para manter o visual impecável durante a semana, funcionando bem tanto para um date romântico quanto para aquele compromisso de trabalho.
Apesar de não ter estampado em sua embalagem, os esmaltes da linha “Pink” da Granado também são hipoalergênicos de linhagem 5-free. A marca apresente seis cores clássicas e sofisticadas, que vão do rosa-claro (Lili) ao vinho intenso (Alma, na foto acima). Uma alternativa eficaz para se manter livre de alergias!
Quer seguir a tendência dos tons terrosos, mas está com receio por conta da alergia? Vai de Terra Molhada, da Risqué! Além do vermelho com fundo amarronzado superchique, o produto entrega fórmula testada dermatologicamente e livre de ingredientes que provocam alergia.
A marca suíça é referência internacional em hipoalergênicos e, por isso, uma das indicações mais seguras desta lista, segundo a dermatologista. A cartela de cores é variada, mas este cinza se destaca por trazer um toque moderno às mãos com apenas algumas camadas.
A fórmula vegana da Risqué é uma excelente pedida para quem procura por uma composição rica em pigmentos naturais. A melhor parte deste produto está na quantidade de ingredientes retirados, sinalizado pelo termo “16-free”, explicado anteriormente pela dermatologista. A cor azul também tem lá suas vantagens: é cheia de personalidade, sendo um bom caminho para fugir das esmaltações óbvias.
Cuidados que vão além da esmaltação
Escolher o esmalte certo é importante, mas não basta para evitar reações alérgicas. A dermatologista lembra que outros hábitos também fazem diferença no cuidado com as unhas:
- Não retire as cutículas em excesso. Elas funcionam como uma barreira natural contra produtos químicos;
- Use sempre uma base hipoalergênica antes do esmalte: cria uma camada de proteção extra. Uma boa indicação, aliás, é a Nutribase Hipoalergênica da Colorama;
- Evite lixamento excessivo da superfície da unha, isso pode deixá-la mais porosa e, consequentemente, vulnerável;
- Troque a acetona por removedores sem acetona, que são menos agressivos a pele e as unhas;
- Experimente dar pausas entre as esmaltações para deixar a unha “respirar”;
- Hidrate as unhas e cutículas após a remoção do esmalte, mantendo a barreira natural da pele saudável e protegida.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.