Laura Pausini nunca escondeu sua devoção ao palco — e ao público brasileiro. Prestes a lançar Io Canto 2, continuação de um projeto que marcou sua trajetória em 2006, a cantora italiana fala com entusiasmo sobre o novo álbum, a turnê mundial que começa em 2026 e o reencontro com os fãs do Brasil.
“Depois do meu primeiro Grammy decidi agradecer à minha terra levando ao mundo as músicas italianas que eu mais amava”, recorda, com exclusividade em entrevista a CLAUDIA, sobre a primeira versão de seu álbum de covers. Agora, está prestes a lançar a continuação desse trabalho de grandes sucessos.
“Sempre quis fazer novas edições desse álbum, e a decisão veio durante minha última turnê, que começou em 2023 e terminou em 2025. Io Canto 2 vai ser um resumo da minha profissão, minha forma de homenagear ídolos do passado e do presente, me colocando a serviço da canção com muito orgulho.”
Quem de Nós Dois
O primeiro single escolhido para apresentar o projeto não poderia ser mais simbólico: La Mia Storia Tra Le Dita, clássico de Gianluca Grignani de 1994. A faixa ganhou versões em quatro idiomas — italiano, espanhol, francês e português, nesta última como Quem de Nós Dois, imortalizada no Brasil por Ana Carolina.
“Eu quero também fazer uma homenagem a Ana Carolina, que é uma das minhas cantoras e compositoras favoritas. É por isso: eu sou fã”
Laura Pausini
“Eu adoro essa música desde sempre. E a versão da Ana Carolina de 2001, eu acho que é maravilhosa”, conta a cantora italiana. “Desde sempre eu a adoro. Com isso, eu quero também fazer uma homenagem a Ana Carolina, que é uma das minhas cantoras e compositoras favoritas. É por isso: eu sou fã.”
Para Pausini, cantar em português tem um sabor especial. “Não é muito difícil para mim ficar apaixonada pelas versões em português, porque você sabe que eu adoro muito cantar, falar e cantar em português.” A italiana destaca como a adaptação feita por Ana Carolina trouxe nuances únicas: “Tem uma maneira provavelmente mais brasileira de dizer algumas frases muito impactantes.”
Ouça, a seguir, a versão de Laura Pausini de Quem de Nós Dois:
A relação visceral com o Brasil
O vínculo com o Brasil começou cedo e se tornou definitivo. “Lembro que minha primeira vez [no Brasil] foi no Rio de Janeiro. Por isso eu fico um pouco ‘carioquinha’ quando eu canto. Eu adoro o sotaque carioca, então muitas vezes eu vou fazendo um sotaque mais próximo deles”, brinca.
“Lembro que a pessoa que me descobriu no Brasil foi a Hebe Camargo, a minha querida”
Laura Pausini
A cantora se empolga ao recordar o carinho dos fãs e as amizades que construiu no país. “Meu público desde sempre me abraça e me trata como de casa, como se eu fosse uma amiga de sempre. Então, a minha pele fica toda arrepiada”, diz. “Lembro que a pessoa que me descobriu no Brasil foi a Hebe Camargo, a minha querida. E depois conheci muitos outros, o Kaká, o Serginho Groisman… ele sempre me escreve no WhatsApp.”
Para Laura, o Brasil é também um lugar de aprendizado constante. “Eu nunca estudei [português], infelizmente, mas aprendi falando e escutando música. A minha melhor amiga é paulista e sempre me envia músicas que eu escuto. Vou traduzindo e trato de aprender assim, porque eu amo muito o Brasil e toda a musicalidade que existe no idioma.”
Nova turnê e show no Brasil

Pela primeira vez, a estreia de sua turnê terá início fora da Itália, em Pamplona (Espanha), no dia 28 de março, seguindo para cidades como Valência, Madri e Barcelona. Depois, a cantora desembarca na América Latina, com apresentações no Chile, Argentina, Uruguai, Peru, Equador, Colômbia, Costa Rica, México, República Dominicana, Porto Rico, e segue para os Estados Unidos e Canadá, com shows em Miami, Orlando, Dallas, Los Angeles, San José, Chicago, Toronto e Nova York.
A vinda para o Brasil está marcada para o dia 27 fevereiro de 2027, em São Paulo, no Mercado Livre Arena Pacaembu. Laura retorna ao país e depois encerra o ciclo em estádios italianos e pela Europa até o fim do ano. Os ingressos estarão à venda a partir das 10h do dia 12 de setembro de 2025.
“Será a primeira vez que eu me apresento em um estádio no Brasil. Então, eu preciso dar o máximo de mim”
Laura Pausini
Na nova turnê, Pausini promete entregar um espetáculo inesquecível. “Será a primeira vez que eu me apresento em um estádio no Brasil. Então, eu preciso dar o máximo de mim, porque cantar ao vivo é talvez a parte mais importante de qualquer projeto para mim. O verdadeiro objetivo de cada lançamento é o público.”
Animada com a vinda ao país, ela sabe que a expectativa é alta e que os fãs brasileiros são calorosos: “Imagina quando eu for cantar aí, com toda a gente do Brasil. Eu fico feliz. Gostaria que fosse amanhã”.
Entre gerações
Laura também reflete sobre sua capacidade de dialogar com públicos diversos, algo que se expressa em colaborações recentes com nomes como a do italiano Lazza e do britânico Robbie Williams.
“Eu, dentro de mim, me sinto criança e velha ao mesmo tempo, mulher e homem ao mesmo tempo, italiana e do mundo todo ao mesmo tempo. Então, fico um pouco confusa e tudo isso me permite ser um pouco mágica, porque eu não me sinto distante da geração diferente da minha.”
Mais do que estratégia, trata-se de autenticidade. “Eu canto coisas que eu gosto de verdade, que sinto na minha pele. Acredito que isso não tenha idade, porque eu mesma escuto música de vários cantores que não têm a minha idade, são mais jovens ou mais velhos, mas fico emocionada pelo conteúdo. O mesmo vale para mim.”
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.