Com exibição de “Manas”, debate sobre filme nacional propõe ecoar vozes femininas

Em uma iniciativa que une o cinema e o diálogo comunitário, o evento “Bate-Papo das Manas” promove a exibição do aclamado filme brasileiro Manas, seguida de um debate enriquecedor.

As sessões serão mediadas pela jornalista, apresentadora e colunista de CLAUDIA Martchela, e acontecem nos dias 1º e 2 de outubro em duas unidades do CEU: no CEU Tremembé (01/10, às 17h) e no CEU São Pedro (02/10, às 18h), em São Paulo.

O debate pós-filme, mediado por Martchela, promete transformar a plateia em um espaço de troca e acolhimento. A ideia é que o público se aprofunde nas questões levantadas pelo filme, como a formação da identidade feminina e a força da coletividade, relacionando as vivências da protagonista às suas próprias.

À frente do Lambisgoia Cast, Martchela é jornalista, apresentadora e colunista de CLAUDIAJulia Pavin/Reprodução

O “Bate-Papo das Manas” propõe que o cinema seja um motor de mudança social. Ao levar filmes que ressoam com a realidade das comunidades, o projeto valoriza a participação ativa da plateia, reconhecendo que as histórias da tela se fortalecem ao dialogar com a vida real, e cada espectador se torna parte dessa narrativa.

A proposta do evento nasce com a pretensão de se expandir para todas as unidades dos CEUs, trazendo sempre reflexões a partir de filmes brasileiros e a presença de convidados especiais junto com a plateia. A ideia é que cada encontro seja único, construído pela soma das narrativas apresentadas nas telas e das vozes reais das comunidades.

Continua após a publicidade

Sobre o filme Manas

Em entrevista, a diretora de
O filme “Manas”, da documentarista Marianna Brennand, faz um retrato da sociedade atualDiogo Formiga/Divulgação

O drama de 2024, dirigido por Marianna Brennand, narra a jornada de Marcielle, uma adolescente que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó. Ao testemunhar a opressão que permeia a vida de sua família e vizinhas, ela confronta as idealizações femininas e decide romper com o ciclo de violência enraizado em seu meio.

O filme, já pré-selecionado para representar o Brasil no Oscar, lança um olhar incisivo sobre as contradições, dores e a busca por liberdade das mulheres em contextos de desigualdade.

Após a sessão, o público será convidado a dialogar sobre os temas centrais do filme: a construção da identidade feminina, os ciclos de violência, os papéis sociais impostos e a força da coletividade das mulheres.

Continua após a publicidade

Sobre a mediadora

Martchela é jornalista, apresentadora e colunista de CLAUDIA. Criadora do Lambisgoia Cast, podcast/vídeocast que se tornou produto da Editora Abril, ela tem se consolidado como uma voz importante no debate sobre feminilidade, relacionamentos e cultura.

Com mais de 7 milhões de visualizações mensais em suas redes, a comunicadora transformou sua presença digital em uma plataforma de acolhimento e reflexão, e hoje expande essa proposta para encontros presenciais, como este, em que a conversa vai além da tela para ganhar corpo e proximidade com o público.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Dicas do Beto
Dicas do Beto
Artigos: 4535

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese