Somado à sua função estrutural, o tijolinho aparente atravessa gerações na decoração sem perder sua relevância. O recurso estético, além de funcional, transmite calor, textura e confere um toque rústico aos ambientes sem perder a elegância.
Para te inspirar, conversamos com as escritórios de arquitetura renomados que nos provaram que a estética pode ser o toque de personalidade que faltava para a sua casa!
1. Tijolo aparente na fachada
“O tijolinho une tradição e contemporaneidade aos projetos de arquitetura”, explica a arquiteta Claudia Passarini. Nesse projeto, o hall de entrada recebe os visitantes com a identidade natural do tijolo aparente, que reveste as paredes da fachada. A madeira e o paisagismo complementam a decoração com harmonia.
2. Integrando ambientes com um toque rústico

O tijolo aparente foi explorado nesse projeto como um recurso arquitetônico de destaque, integrando sala de estar, hall de entrada e de TV, assumindo papel estrutural e decorativo .
A escolha desse material reforça uma atmosfera de aconchego e autenticidade, trazendo um tom rústico, mas ao mesmo tempo, charmoso para o ambiente.
3. Parede de tijolos brancos

Para a arquiteta Mariana Lebrão, do escritório Casa33, o tijolinho branco é um curinga na decoração: traz textura e personalidade sem pesar no ambiente. “Quando combinado com madeira clara, tecidos naturais e iluminação suave, cria uma atmosfera acolhedora e elegante”, acrescenta.
O branco contribui para ampliar a luminosidade do ambiente e harmonizar com o mobiliário planejado, também em acabamento branco, gerando uma composição clean e elegante.
4. Tijolo aparente na parte externa

Nesse projeto, a lateral da residência conecta a frente aos fundos da casa. Os tijolinhos estruturam o caminho junto com o paisagismo no entorno da edificação, desempenhando uma função tanto estrutural, quanto estética.
Para o arquiteto Ariel Bery, do escritório MNBR, o material traz uma textura e movimento bem brasileiro para o ambiente, seja na cor natural, em tons terrosos ou quando pintados.
5. Plano de fundo estético

“Quando bem explorados, eles funcionam como um pano de fundo sofisticado, que valoriza tanto mobiliários de linhas contemporâneas quanto peças clássicas”, explica a arquiteta Carolina Esper.
Neste projeto, o tijolo aparente é usado como elemento protagonista na parede que acompanha a escada, trazendo unidade ao espaço, reforçando a verticalidade e criando uma textura marcante no ambiente.
6. Tijolinho contínuo nas paredes e no piso

Nesse projeto, o tijolo assume um papel estético e estrutural. O uso do material tanto nas paredes, quanto no piso, traz uma uniformidade e cria a sensação de continuidade e integração entre os espaços.
7. Tijolinho aparente sem perder a sofisticação

Se alguém achava que o tijolo aparente tirava a sofisticação do ambiente, esse projeto prova o contrário. O revestimento em tom terroso traz textura rústica para a parede, funcionando como um pano de fundo quente e natural, contrastando com os demais elementos que tem acabamentos mais refinados. Os detalhes em madeira e palha natural contribuem para uma composição harmônica e elegante.
8. Revestimento no banheiro

Neste banheiro, o tijolo aparente assume papel central, trazendo uma atmosfera acolhedora e natural. As paredes em tom terroso criam uma sensação de calor e rusticidade, funcionando como contraponto ao piso de seixos brancos, que adiciona textura orgânica e remete à natureza. Essa experiência se intensifica com o jardim de inverno, de modo que a arquitetura dialoga com a vegetação.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.