Poucos produtos de maquiagem são tão versáteis quanto os corretivos. Eles podem funcionar como base, sombra, iluminador ou, no uso clássico, para disfarçar as imperfeições.
No entanto, mesmo quem já tem certa experiência com maquiagem, ainda enfrenta algumas dificuldades na hora de cobrir as olheiras. É que, apesar de parecer fácil, as linhas abaixo dos olhos podem atrapalhar a aplicação do produto, acumulando-o na região ou até mesmo fazendo com que ele craquele após algumas horas.
No fim do dia, se deparar com um acabamento acinzentado que, em vez de disfarçar, evidencia ainda mais as manchas escuras da pele, acaba sendo um episódio que ronda a rotina de muitos.
Para ajudar, conversamos com Léo Strong, cabeleireiro e maquiador do salão Pelle Capelli, que relevou seus cinco truques profissionais para conquistar um corretivo polido, com alta cobertura e longa duração. Veja:
1. Hidratação
O primeiro passo para um olhar menos cansado começa antes mesmo do uso da maquiagem: na hidratação da pele. Para Léo, usar um hidratante específico para a área dos olhos faz toda a diferença no resultado final, já que os ativos presentes nessa fase do skincare se fundem bem à maquiagem e, dessa forma, evitam o ressecamento da região.
“Use cremes leves que deixem a região macia, mas sem aspecto oleoso”, indica o maquiador.
2. Espere!
Pode parecer uma dica simples demais, sabemos, mas com a correria, o ato de esperar é frequentemente esquecido — mesmo sendo igualmente necessário — para um corretivo bem assentado no rosto.
Aguardar alguns minutos antes de partir para a aplicação faz com que a pele tenha tempo suficiente para absorver bem os benefícios da hidratação e, assim, acabar driblando os craquelamentos indesejados. Se precisar acelerar o processo, use um leque ou mini-ventiladores.
3. Menos é mais

Engana-se quem pensa que é preciso exagerar na quantidade de corretivo para cobrir de fato as olheiras. Para o maquiador, ser estratégico é o que vale. Isso quer dizer que, aplicando somente o necessário e em áreas que realmente precisam ser cobertas, você consegue construir camadas finas que não acumulam produto ou deixam aquele aspecto pesado tipo “reboco” abaixo dos olhos.
4. Cuidados na aplicação
Aplicar com batidinhas e não arrastando ajuda o corretivo a fixar sem destacar as linhas. “Um truque que sempre uso é a “técnica dos dois passos”: primeiro aplico o corretivo com esponjinha úmida para dar leveza e, depois, volto com o pincel de cerdas finas só nos pontos em que quero um pouco mais de cobertura. Isso garante um acabamento polido e natural, sem pesar.”, revela Léo.
5. Finalize com cautela

Aliado das maquiagens duradouras e mais resistentes, o pó fino e translúcido é item obrigatório para alcançar aquele acabamento profissional. Para isso, use um pincel fofinho para aplicá-lo suavemente nos pontos em que o produto tende a acumular (estes podem variar de acordo com a idade e tipo de pele de cada um).
Léo ainda ressalta que corretivos com fórmulas leves e cremosas são os que entregam uma cobertura sem excesso de textura, sendo assim, os que funcionam melhor quando o objetivo é não evidenciar as linhas. “Os corretivos com acabamento natural-radiant ou skin-like performam lindamente, porque se adaptam ao movimento da pele”, diz.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.