Desde as décadas de 1950 e 1960, o piso de taco é uma tendência atemporal na arquitetura e no design de interiores. Esse piso é um revestimento feito com alguns tipos de árvores, trazendo um toque clássico e vintage para o ambiente.
Muitas pessoas escolhem casas e apartamentos por conta do piso de taco conservado, mas com frequência, ele apresenta pedaços do revestimento quebrados ou soltos.
Por isso, conversamos com a arquiteta Bruna Pincelli, que explicou qual a melhor forma de restaurá-lo e se vale a pena revestir o piso do zero.
Como restaurar o piso de taco quebrado
Bruna explica que, desde que não haja cupim — o que, em geral, não acontece — restaurar o chão de taco é uma excelente opção. Caso o piso esteja quebrado ou faltando pedaços, todos os tipos de madeira podem ser utilizados para substituir as partes danificadas, tanto do próprio piso quanto de diferentes lugares.
Se houver apenas fissuras ou arranhões nas madeiras, também é possível renová-lo com lixamento e massa de calafetar.
Os processos de restauração exigem várias etapas e podem ser bem complicados, por isso, a opção mais indicada pela profissional é contratar uma empresa especializada para o serviço.
Vale a pena fazer um piso de taco do zero?

Caso a sua casa já tenha um piso de taco, ainda que parcialmente quebrado, a restauração quase sempre é a melhor ideia.
“Hoje em dia o chão de taco é supervalorizado e produzir um piso novo de madeira vai ser muito caro”, diz. Por esse motivo, Bruna conta que a restauração desse tipo de revestimento é muito comum, além de trazer o resultado desejado.
Cuidados após a restauração

A arquiteta explica que, após restaurar, é preciso aplicar o verniz sintético, impermeabilizar e finalizar o piso corretamente. “Encontrar mão-de-obra qualificada pode ser um desafio, pois é preciso tomar todos os cuidados para conseguir um bom resultado”, diz.
Apesar de ser um processo trabalhoso e com custo elevado, a restauração ainda é a opção mais indicada (além de sair mais em conta do que a instalação de um novo piso).
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.