As flores têm o poder de transformar qualquer ambiente, trazendo cor, vida e um perfume especial para a casa ou até para decorar uma mesa posta. Mas por onde começar? Separamos dicas valiosas para iniciantes, desde a escolha das flores até os cuidados para o seu arranjo durar mais. Confira:
Por onde começar a montar um arranjo floral?
A dica de ouro é: comece com o que você ama e o que te inspira. Não se preocupe em seguir regras complexas, pois a melhor forma de começar é escolher flores que você acha bonitas, que te remetem a uma memória afetiva ou que simplesmente chamam sua atenção. A beleza de um arranjo feito em casa está justamente na sua imperfeição e no toque pessoal.
Na prática, Clóvis Souza, CEO e fundador da Giuliana Flores, dá uma dica útil para os iniciantes em arranjos: “Comece com poucas flores e use um recipiente pequeno. Escolha uma paleta simples – duas ou três cores que combinam entre si – e experimente. Trabalhe com flores que você gosta e não tenha medo de errar — design floral também é prática“.
Como escolher as flores certas
A escolha das flores é crucial, e a melhor forma de garantir a beleza e a durabilidade do seu arranjo é prestando atenção na hora da compra. O segredo é escolher flores que estão frescas e saudáveis. A dica de Clóvis é optar pelas espécies da estação, que são mais frescas, duram mais e ainda por cima mais econômicas.
“Cheque a aparência: pétalas firmes, sem manchas, e folhas verdes (sem amarelado ou sinais de murcha). Observe os caules: devem estar firmes e sem mau cheiro. Botões fechados ou semiabertos: flores muito abertas duram menos”, ensina o especialista. Além disso, ao comprar, observe estes pontos:
- Aparência: as pétalas devem parecer firmes, vibrantes e sem manchas marrons.
- Folhas: as folhas devem estar verdes e sem sinais de murcha.
- Botões: prefira flores com alguns botões ainda fechados. Isso indica que elas ainda vão desabrochar, o que garante maior tempo de vida para o seu arranjo.
- Hastes: as hastes devem ser firmes e sem machucados.
Lembre-se também de pensar na ocasião. Para um arranjo mais romântico, rosas e peônias são clássicas. Para algo mais alegre e descontraído, margaridas, girassóis ou alstroemérias são ótimas opções.
O segredo da combinação harmônica

Para criar um arranjo com sintonia, o especialista da Giuliana Flores indica utilizar uma paleta de cores como referência. “Combine cores análogas (lado a lado, como amarelo, laranja e vermelho); ou opostas (como roxo e amarelo) para equilíbrio visual.”
Você também pode brincar com texturas e formas: misture flores grandes com pequenas, folhas delicadas com rústicas. E, por fim, ele indica escolher uma “flor protagonista” e usar outras como coadjuvantes para valorizar o arranjo. Mesmo sem ter experiência, você pode criar uma combinação linda seguindo a “Regra dos Três“:
1) Escolha uma flor principal (ou de destaque): esta será o ponto focal do seu arranjo, geralmente com flores maiores e mais chamativas, como a rosa, a peônia ou o lírio.
2) Adicione flores de preenchimento: use flores menores, como gipsófilas, alstroemérias ou cravinas. Elas ajudam a preencher os espaços, dão volume e criam uma base para o arranjo.
3) Complete com folhagens: folhagens como eucalipto, samambaias ou avencas dão textura, movimento e criam uma moldura natural.
A técnica para montar o arranjo no vaso

Depois de escolher as flores e folhagens, é hora de montá-las. A técnica mais importante é a preparação das hastes. “Crie uma estrutura com folhagens primeiro. Isso ajuda a ‘segurar’ as flores no lugar e dá volume”, recomenda Clóvis.
Depois, vá encaixando as flores começando pelas maiores (as protagonistas), depois as médias, e por fim, as pequenas e mais delicadas. Mas antes de colocar as flores na água, siga estes passos:
1) Retire o excesso de folhas: remova todas as folhas que ficariam submersas na água, pois elas podem apodrecer e contaminar a água, diminuindo a vida das flores.
2) Corte as hastes em diagonal: use uma tesoura ou uma faca afiada para fazer um corte em ângulo (45 graus) na ponta das hastes. Isso aumenta a superfície de absorção de água, garantindo que as flores fiquem hidratadas.
3) Montagem: Para montar, comece com as folhagens e as flores de preenchimento para criar uma base. Em seguida, adicione a flor principal, variando as alturas para dar profundidade e movimento. Gire o vaso enquanto monta o arranjo para ver como ele fica de todos os ângulos.
Dicas para o arranjo durar mais
Seu arranjo está pronto e elegante, e agora a meta é mantê-lo assim pelo máximo de tempo possível.
- Troque a água a cada dois dias: flores frescas precisam de água limpa para sobreviver. Trocar a água com frequência previne a proliferação de bactérias.
- Corte as hastes novamente: a cada dois dias, retire o arranjo do vaso e faça um novo corte diagonal nas hastes. Corte 1 cm da base dos caules na diagonal sempre que trocar a água.
- Mantenha longe do sol e do calor: evite colocar o vaso perto de janelas que pegam sol direto ou de fontes de calor, como radiadores. O calor acelera o processo de murcha. O vento excessivo também é ruim.
- Retire folhas que ficarem submersas: isso evita o apodrecimento.
- Mantenha o arranjo fresco: se puder, coloque-o na geladeira por 1 hora à noite, isso ajuda a conservá-lo.
- Use um conservante floral: se o seu florista oferece um sachê de conservante floral, use-o! Ele fornece os nutrientes que as flores precisam para se manterem saudáveis. Se não tiver, uma dica caseira é adicionar um pouquinho de açúcar e vinagre de maçã na água, pois o açúcar nutre e o vinagre ajuda a combater bactérias.
Com essas dicas, você está pronto para criar arranjos florais incríveis para qualquer ocasião.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.