Em 2021, em plena pandemia, a criatividade, os looks extravagantes e o bordão cantado ‘hello’ transformaram para sempre a vida de Malu Borges. Nascida em Petrópolis (RJ), ela hoje soma quase 9 milhões de seguidores no Instagram e no TikTok, atua como diretora criativa de uma marca de beleza sustentável, é fundadora de um projeto de saúde mental e ainda participa de mais duas empresas.
Em entrevista à CLAUDIA, a criadora fala sobre os bastidores da produção de conteúdo, a gestão de suas marcas e a responsabilidade de dialogar com um público tão jovem nas redes.
De meme na internet à referência na moda
Foi um vídeo exibindo sua nova Bottega Veneta que colocou o nome de Malu em evidência. A bolsa rosa de tecido atoalhado viralizou no TikTok em 2021, rendendo memes e comentários irônicos como: ‘é só enrolar uma toalha e colocar embaixo do braço’. Mas, se alguém acreditava que as críticas a fariam desistir da internet, estava enganado.
As escolhas excêntricas se transformaram em sua marca registrada, unindo autenticidade e personalidade. O estilo único conquistou não apenas uma legião de fãs, mas também a credibilidade de grifes como Valentino Beauty, Miu Miu, Dior Beauty, Wella Pro e até Apple.
“Eu não consigo me imaginar dentro de um único estilo — e acho que nem é preciso”, diz. “Com o tempo, fui amadurecendo, não apenas pela idade, mas também pela forma como me vestia e me descobria junto com outras pessoas. Recebo mensagens de meninas muito novas dizendo: por sua causa eu visto o que eu quero.”

Responsabilidades com o público jovem
Grande parte do público da influenciadora é composto por meninas adolescentes, o que implica em uma responsabilidade maior no processo de criação de conteúdo. Malu explica que, muitas vezes é preciso filtrar algumas coisas e até mesmo mudar a forma de se comunicar com sua audiência, principalmente quando o assunto é beleza, comparação e procedimentos estéticos.
“Eu tenho uma filha dentro de casa e sei como é ver uma criança consumir conteúdo na internet. Quando eu fiz minha rinoplastia, por exemplo, não quis dar palco para o assunto — mesmo sabendo que seria um tema que traria muita visualização. Mas aí eu penso: quantas meninas de sete, onze, doze anos me seguem e poderiam pensar ‘eu também quero afinar meu nariz?’”, conta.
O procedimento não foi em segredo, mas também não foi abordado em profundidade. A solução encontrada foi gravar o processo mas não publicá-lo em suas redes principais. “Em um único dia, contei: ‘gente, fiz uma rinoplastia, o vídeo está no YouTube’. E pronto, nunca mais fiquei tocando nesse assunto”, explica.
Exemplo dentro e fora de casa

Malu Borges deixa sua filha se vestir e se expressar como criança, mesmo completamente inserida no meio da moda. Ainda que pareça óbvio, muitas crianças e adolescentes vêm passando por um processo de adultização, em que são expostas ou incentivadas a comportamentos, responsabilidades e experiências típicas do mundo adulto antes mesmo de alcançarem a maturidade física, emocional e psicológica necessária.
“Em alguns momentos penso: ‘Nossa, se ela colocasse essa roupa ficaria tão lindo’. Mas logo ela prefere vestir a fantasia do Stitch, do filme Lilo & Stitch. Para mim, criança tem que ser criança. Eu amo vê-la com roupas coloridas e vivas, porque é assim que elas enxergam o mundo — é a forma mais genuína de se expressarem”, conta.

A influenciadora também explica que, como mãe, sempre foi um desafio querer proteger a filha das comparações estéticas. “Nunca esqueço a primeira vez que levei a Bebel [apelido da filha] à terapia. Ela falou: ‘Eu também queria ter o cabelo amarelo’. E eu respondi: ‘Não, seu cabelo preto é lindo’. Fiquei pensando nisso, mas a terapeuta me acalmou e disse: ‘Toda criança passa por essa fase, você também quis ser como sua mãe’”.
Hoje em dia, Malu é mais tranquila em relação às preferências da filha, sabendo que ela tem uma personalidade própria, coragem e espaço para ser quem quiser.
Por trás das câmeras: a carreira de empreendedora

Lançada no final de 2024, a People Colour é uma marca de maquiagem do grupo Simple Organic voltada para a geração Z, em que Malu é diretora criativa. A empresária conta que, quando recebeu o convite, rapidamente se identificou com a identidade visual — colorida, jovem e criativa — além de já conhecer (e amar) a marca que traria a novidade para o mercado. Então, não teve dúvidas, aceitou com convicção.
Além de ter liberdade para participar do desenvolvimento de fórmulas, opinar e criar em conjunto, a experiência foi uma possibilidade de trabalhar com algo diferente do que fazia até então: os bastidores.
“A People já nasceu com três acordos assinados com a ONU, alinhada com o que eu acredito. É filha da Simple Organic, uma marca renomada, com propósitos e protocolos muito bem estruturados. Isso me deixou muito segura para assinar embaixo dos produtos que estão sendo criados”, conta.
Copenhagen Fashion Week
A People Colour fez sua estreia no mercado internacional durante a Copenhagen Fashion Week deste ano, assinando a beleza do desfile de Rolf Ekroth. A maquiagem trouxe um detalhe inusitado: patches de acne em formato de coração, usados como parte do look.
“O próprio Rolf comentou: ‘Nossa, pra mim tá sendo muito legal porque eu sofri muito com acne na infância’. Hoje, quando aparece uma espinha em mim, eu coloco um adesivo e sigo minha vida. Acho incrível esse lugar de liberdade: em vez de cobrir tudo com base, você pode simplesmente colocar um adesivo”, explica.
“Onde você se vê daqui a cinco anos?”
Malu Borges acredita que pode trilhar diferentes caminhos, tanto na criação de conteúdo quanto na carreira empresarial. Mas, para os próximos cinco anos, ela não tem dúvidas: o foco será a expansão internacional da carreira e a vida pessoal na chamada Bebelo’s House — apelido que os seguidores deram para a casa da família. “Espero estar com mais filhos; já quero estar com uns três pelo menos”, afirma.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.