Seja para trazer personalidade ao ambiente, delimitar melhor os espaços ou trazer um ar criativo à decoração, a pintura das paredes com duas cores pode ser a estratégia ideal.
A arquiteta Bruna Pincelli nos explicou que, com combinações de cores harmônicas e boas estratégias, a técnica pode trazer sensações de conforto e amplitude, dependendo da intenção do projeto.
Com a ajuda da profissional, separamos oito formas de pintar as paredes com duas cores que vão transformar o ambiente!
1. Delimitar ambientes integrados
Para ambientes integrados, sem divisórias entre os cômodos, a pintura das paredes em duas cores pode ser uma estratégia para delimitar os espaços. No apartamento retratado acima, a cozinha é pintada de um azul escuro, enquanto a sala de estar em um tom de branco. Repare também que o teto acompanha o tom das paredes, reforçando a continuidade e integração entre os espaços.
2. Lavabo criativo

Alguns arquitetos dizem que o lavabo tem licença poética para criatividade — e nós assinamos embaixo. Uma maneira de trazer ousadia e personalidade para esse ambiente é fazendo um jogo de cores com azulejos. Na imagem, um azulejo off-white contrasta com o vermelho sangue das paredes e do teto, proporcionando um tom elegante e dramático ao toilette.
3. Pintura meia-parede horizontal

Nesse projeto, a cor preferida da moradora (amarelo manteiga) foi escolhida para uma pintura meia-parede horizontal no quarto. De acordo com a arquiteta, se a linha de divisão de cores for baixa, o teto vai parecer mais alto, alongando a parede vertical. O contrário também funciona: quanto mais alta for a linha de divisão, maior será a sensação de um ambiente compacto, mais horizontal, simétrico e acolhedor.
4. Cor do teto diferente das paredes

“Pintar todas as paredes de um cômodo de uma cor e o teto de outra também é uma possibilidade estética que está sendo super usada na decoração”, explica Bruna.
Caso as paredes sejam escuras e o teto for neutro, o espaço pode aparentar maior amplitude e altura, além de trazer um ponto de equilíbrio para não pesar o ambiente.
A sensação oposta é proporcionada se o teto for mais escuro que as paredes, aparentando estar mais baixo — essa pode ser uma escolha interessante para trazer um ar intimista ao cômodo.
5. Setorização de cores

A setorização de cores é uma técnica criativa e moderna para apostar na pintura. O arquiteto Maurício Arruda aplicou a estratégia com excelência na CasaCor São Paulo 2025, fazendo combinações entre cores vibrantes e tons pastéis.
Essa técnica pode ser usada para diversas finalidades, como trazer um elemento focal de destaque, segregar ambientes ou trazer estímulos sensoriais.
6. Delimitação do hall de entrada

Mais uma possibilidade de usar duas cores nas paredes é pintar o hall de entrada de uma cor diferente do restante do ambiente. Além de criar uma transição de espaços ao entrar ou sair de casa, essa técnica contribui para a sensação de profundidade e amplitude.
7. Pintura orgânica

Para um tom artístico e moderno, a pintura com duas cores também pode ser uma boa estratégia. Para a arquiteta, ao fazer o uso de formas orgânicas, a técnica se transforma em um elemento escultural — como se fosse uma obra de arte — trazendo uma sensação de leveza e movimento.
8. Uso de marcenaria

Neste projeto, os arquitetos fizeram o uso de marcenaria com ripado vertical em azul, enquanto o teto contrasta em branco. Com essa estratégia, o ripado vertical alonga visualmente as paredes, enquanto a cor azulada traz uma sensação de unidade e sofisticação sem pesar o ambiente.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.