Durante o inverno, estamos sempre em busca de novos cosméticos que auxiliem no combate ao ressecamento. Os banhos quentes e a diminuição no consumo de água são grandes inimigos da saúde da pele, além disso, o sabonete comum pode contribuir ainda mais nos maus resultados.
Como alternativa muitas pessoas têm aderido ao sabonete em óleo, mas a dúvida que fica é: ele realmente funciona? Para entender melhor sobre o tema, conversamos com os dermatologistas Letícia Scattone e Rudson Maia.
O que é o sabonete em óleo e quais seus benefícios
O produto foi desenvolvido com o objetivo principal de limpar, ao mesmo tempo em que promove a hidratação da pele. “Diferente dos sabonetes tradicionais, ele possui uma formulação rica em lipídios, que cria uma película protetora, ajudando a reter a umidade natural da pele e a restaurar sua barreira de proteção, mantendo a hidratação natural”, afirma Letícia.
Além do poder de hidratação, Rudson explica que eles são uma ótima opção para peles muito secas ou sensibilizadas. Isso porque muitas fórmulas contam com ativos calmantes, diminuindo a irritação e melhorando o aspecto.
Quem pode usar e com que frequência?
O produto pode ser utilizado em qualquer tipo de pele, no entanto, os especialistas ponderam que para peles oleosas e acneicas ele deve ser aderido com cautela e orientação de profissionais, priorizando fórmulas mais leves e não-comedogênicas. A dermatologista explica que nesses casos o ideal é intercalar o uso com sabonetes de limpeza suave, para uma higienização mais eficaz.
Quanto à frequência, é importante atentar se trata-se de um sabonete em óleo ou apenas um óleo de banho. Isso porque os óleos de banho nem sempre contam com os ativos de limpeza necessários. “Quando são apenas hidratantes, devem ser usados após higienização da pele. Já o sabonete em óleo pode, sim, substituir o sabonete em determinadas situações”, explica Letícia.
Pode ser utilizado em todas as regiões do corpo?
Os dermatologistas afirmam que o produto pode ser utilizado em quase todas as áreas do corpo, no entanto, existem alguns cuidados a serem tomados. “Na região do rosto, deve-se evitar, pois pode acarretar no surgimento de acnes”, esclarece Rudson.
Letícia também aponta que para a região íntima é necessário cautela. “É fundamental utilizar produtos formulados especialmente para estas zonas, devido à diferença de pH e sensibilidade da pele”.
Abaixo, separamos 6 opções de sabonete em óleo que vão salvar a sua pele. Confira:
*Os produtos sugeridos nesta matéria foram selecionados de forma independente pela equipe da Editora Abril. Ao comprar por meio dos links desta página, podemos receber uma comissão — o que nos ajuda a continuar produzindo conteúdos relevantes para você.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.