Realizar atividades prazerosas é uma necessidade humana. Seja para reduzir o estresse ou melhorar a qualidade de vida, os hobbies são essenciais para qualquer pessoa. A falta de tempo e dinheiro, entretanto, podem nos afastar desses momentos de prazer. A boa notícia é que existem atividades que podem ser feitas em casa e sem grandes gastos.
Uma delas, que viralizou recentemente, é colorir os livros Bobbie Goods. A explicação para esse hit é simples: não é preciso ir a outro lugar nem gastar muito para aproveitar a atividade, que ainda relaxa e estimula o lado criativo. Mas, como algumas pessoas já estão cansadas dessa prática, vale a pena explorar outras opções igualmente baratas e que também podem ser feitas no conforto do lar.
Separamos sete hobbies e, no final do texto, você ainda confere produtos que podem te ajudar!
Colagem
A arte de decorar páginas com recortes, fotos, adesivos e outros materiais é uma das mais interessantes para se autoconhecer. Ela ajuda a expressar emoções, refletir sobre memórias e encontrar sua visão artística. Para experimentar, basta ter uma folha ou caderno e, então, organizar os itens que você selecionou para a decoração. Uma dica é separar por temas, como uma autora preferida ou uma viagem especial.
Quebra-cabeça

Montar quebra-cabeça é uma maneira divertida de estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional. Para todas as idades, essa atividade melhora habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, memória e percepção visual e espacial. A dica para se divertir é escolher um modelo com um tema que te agrade.
Bordado

O bordado é um trabalho manual que ajuda a relaxar. Ele também proporciona uma sensação de realização e permite a expressão criativa. Embora no começo do aprendizado pareça desafiador, com o tempo a pessoa ganha confiança no processo e consegue acalmar a mente.
Cerâmica fria

Além de aliviar o estresse e desenvolver a criatividade, trabalhar a cerâmica fria ainda resulta em peças decorativas únicas. É uma prática mais acessível, por não exigir equipamentos como forno, e sua única limitação é não poder criar peças que entram em contato com comida, como pratos, canecas e copos.
Pintura com tinta

Colorir quadros acalma a mente, melhora na concentração e pode até fortalecer a autoestima ‒ por conta da realização que o final da pintura desperta. Como a tinta desliza fácil, essa atividade requer pouco esforço manual, o que a torna ainda mais prazerosa.
Jardinagem

As plantas embelezam o lugar onde estão, mas também oferecem benefícios para quem cuida delas. Melhoria na saúde mental, redução do estresse e maior conexão com a natureza são apenas algumas das vantagens que a jardinagem oferece.
Crochê

Fazer crochês, para muitas pessoas, é uma atividade de avós. Mas isso é um grande engano. Essa atividade melhora a coordenação motora, proporciona um momento de relaxamento e ainda ajuda a ficar longe das telas. O melhor é que, com o tempo, é possível criar bolsas, roupas, tapetes e outras peças úteis para o seu dia a dia.
Alguns produtos que podem te ajudar
*Os produtos sugeridos nesta matéria foram selecionados de forma independente pela equipe da Editora Abril. Ao comprar por meio dos links desta página, podemos receber uma comissão — o que nos ajuda a continuar produzindo conteúdos relevantes para você.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.