8 formas criativas de dividir ambientes sem usar paredes

Optar por ambientes integrados na casa — combinando áreas como salas e cozinhas em um único espaço — promove melhor circulação e maior interação entre as pessoas. Porém, dependendo do contexto, pode surgir a necessidade de uma divisória entre os espaços.

Para fugir de uma possível reforma e evitar diminuir a sensação de amplitude gerada pela integração, separamos oito formas de dividir ambientes sem usar paredes. As dicas são da arquiteta Bruna Pincelli. Confira:

1. Tijolo de vidro

Tijolo de vidro, também conhecido como bloco de vidro, é um elemento construtivo translúcido que permite a passagem de luz natural.Lisbon Architecture/Pinterest

Uma das possibilidades para dividir ambientes sem subir paredes é apostar no tijolo de vidro. “Além de estar super em alta no ramo da decoração, ele traz uma boa combinação de luz e privacidade aos espaços”, afirma a arquiteta.

2. Painel móvel

O biombo é uma forma prática de dividir ambientes
Soluções práticas para dividir ambientes.Design and Viz/Pinterest

Uma escolha interessante para quem procura uma solução flexível é utilizar painéis móveis, que permitem a reconfiguração do layout conforme a necessidade. 

O biombo é uma opção de painel que pode ser usada em diversos cômodos, criando áreas privativas dentro dos ambientes e adicionando um toque decorativo. 

Continua após a publicidade

3. Porta de correr

a porta de correr é uma alternativa híbrida para divisória de ambientes
Projeto assinado pela arquiteta Mônica Gervásio.@mca_estudio/Divulgação

As portas de correr também são boas alternativas para quem deseja flexibilidade na integração e separação dos ambientes. Além disso, elas otimizam o espaço, pois não ocupam área para abrir e fechar, ao contrário das portas de giro.

4. Mobiliário

Os sofás são ótimas opções para dividir os ambientes.
Existem várias opções eficazes para separar ambientes, desde soluções econômicas até opções mais elaboradas.Pinterest/Reprodução

“Outra possibilidade interessante é fazer o uso do mobiliário como divisória, como estantes, guarda-roupas ou outros móveis grandes”, explica Bruna. Além de separar os espaços, essa solução traz vantagens estéticas e funcionais aos ambientes.

5. Divisória em MDF

DIvisória de mdf para ambientes integrados
Divisória de MDF ripada cumpre o papel com charme e sofisticação.Pinterest/Divulgação
Continua após a publicidade

A arquiteta também sugeriu o uso de divisórias em MDF (Painel de Fibra de Média Densidade), ideal para diversas aplicações, como revestimentos, móveis e peças de decoração.

Na imagem acima, a estratégia foi utilizar um painel fixo de MDF ripado, ou seja, com intervalos e espaçamentos regulares, trazendo uma divisória ao ambiente sem escondê-lo.

6. Cobogó

Cobogó deixa o ambiente charmoso
Projeto assinado pela arquiteta Marília Caetano.Evelyn Müller/Divulgação

Outra aposta super moderna são os cobogós. “Além de esteticamente agradáveis, esses elementos vazados são muito usados para dividir ambientes por proporcionar leveza e ventilação”, afirma a arquiteta.

Os cobogós podem ser feitos de diversos materiais, como cerâmica, madeira, vidro e concreto, que devem ser escolhidos de acordo com as preferências estéticas.

Continua após a publicidade

7. Porta de vidro

porta de vidro é uma opção para ampliar o espaço
Apartamento em Botafogo (RJ) assinado pelo Arquiteto David Silva, do @studiopipa.arquitetura.@luizaschreier.archphoto/Divulgação

Bruna também cita as portas ou divisórias de vidro, que podem ser transparentes, jateadas ou até coloridas, mantendo a luminosidade entre os ambientes. Na imagem acima, esse opção foi escolhida para dividir quarto e sala de estar em um studio no Rio de Janeiro.

8. Brise

Divisórias de brise dividem ambientes nesses projetos
Projetos assinados por Studio 021 Arquitetura e AG Arquitetura.@mca_estudio | @luizaschreier.archphoto/Divulgação

Brise, também conhecido como brise-soleil, é um elemento composto por lâminas que pode ser usado para dividir ambientes — tanto na área externa quanto interna — permitindo a ventilação e a passagem de luz.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Dicas do Beto
Dicas do Beto
Artigos: 4167

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese