Optar por ambientes integrados na casa — combinando áreas como salas e cozinhas em um único espaço — promove melhor circulação e maior interação entre as pessoas. Porém, dependendo do contexto, pode surgir a necessidade de uma divisória entre os espaços.
Para fugir de uma possível reforma e evitar diminuir a sensação de amplitude gerada pela integração, separamos oito formas de dividir ambientes sem usar paredes. As dicas são da arquiteta Bruna Pincelli. Confira:
1. Tijolo de vidro
Uma das possibilidades para dividir ambientes sem subir paredes é apostar no tijolo de vidro. “Além de estar super em alta no ramo da decoração, ele traz uma boa combinação de luz e privacidade aos espaços”, afirma a arquiteta.
2. Painel móvel

Uma escolha interessante para quem procura uma solução flexível é utilizar painéis móveis, que permitem a reconfiguração do layout conforme a necessidade.
O biombo é uma opção de painel que pode ser usada em diversos cômodos, criando áreas privativas dentro dos ambientes e adicionando um toque decorativo.
3. Porta de correr

As portas de correr também são boas alternativas para quem deseja flexibilidade na integração e separação dos ambientes. Além disso, elas otimizam o espaço, pois não ocupam área para abrir e fechar, ao contrário das portas de giro.
4. Mobiliário

“Outra possibilidade interessante é fazer o uso do mobiliário como divisória, como estantes, guarda-roupas ou outros móveis grandes”, explica Bruna. Além de separar os espaços, essa solução traz vantagens estéticas e funcionais aos ambientes.
5. Divisória em MDF

A arquiteta também sugeriu o uso de divisórias em MDF (Painel de Fibra de Média Densidade), ideal para diversas aplicações, como revestimentos, móveis e peças de decoração.
Na imagem acima, a estratégia foi utilizar um painel fixo de MDF ripado, ou seja, com intervalos e espaçamentos regulares, trazendo uma divisória ao ambiente sem escondê-lo.
6. Cobogó

Outra aposta super moderna são os cobogós. “Além de esteticamente agradáveis, esses elementos vazados são muito usados para dividir ambientes por proporcionar leveza e ventilação”, afirma a arquiteta.
Os cobogós podem ser feitos de diversos materiais, como cerâmica, madeira, vidro e concreto, que devem ser escolhidos de acordo com as preferências estéticas.
7. Porta de vidro

Bruna também cita as portas ou divisórias de vidro, que podem ser transparentes, jateadas ou até coloridas, mantendo a luminosidade entre os ambientes. Na imagem acima, esse opção foi escolhida para dividir quarto e sala de estar em um studio no Rio de Janeiro.
8. Brise

Brise, também conhecido como brise-soleil, é um elemento composto por lâminas que pode ser usado para dividir ambientes — tanto na área externa quanto interna — permitindo a ventilação e a passagem de luz.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.