Figurinistas de ‘And Just Like That…’ elogiam moda brasileira e falam sobre etarismo

Quatro mulheres solteiras buscam um lugar na sociedade. Elas rejeitam estereótipos como casar e ter filhos antes dos 30, mas acabam se enredando nas expectativas que o mundo ainda impõe ao grupo. Essa contradição levou milhares de espectadoras a se identificarem com Sex and the City. Não por acaso, a série de 1998 ainda é um sucesso, e sua continuação, And Just Like That…, já chega à terceira temporada.

Carrie, Charlotte e Miranda estão com mais de 50 anos e precisam lidar com novos desafios ‒ desta vez, sem Samantha. Mas essa não é a única mudança. Patricia Field cuidava dos figurinos estonteantes de Sex and The City e, agora, Molly Rogers e Danny Santiago assinam os looks igualmente fabulosos da continuação. Conversamos com eles sobre etarismo, moda brasileira e os figurinos da nova temporada.

Como o figurino de And Just Like That… desafia o etarismo

As personagens de ‘And Just Like That…’ não usam ou deixam de usar algo por conta da idade@justlikethatmax/Instagram

Não é exagero dizer que existe uma pressão para vestir o que é dito apropriado para a idade. “Danny e eu ouvimos muitas perguntas como: ‘o que vocês vão fazer com essas mulheres, que estão mais velhas? Como vão traduzir isso [em figurino]?’ e a gente achava injusto receber esse tipo de pergunta, porque ninguém perguntava como iríamos mudar o Mario [Cantone] ou o Mr. Big. Eles também estavam mais velhos, né?”, comenta Molly.

Em vez de simplesmente reverter os estilos das personagens para algo considerado adequado à idade delas, Molly e Danny escolheram seguir por outro caminho. “Tentamos ignorar a ideia de que a idade mudaria radicalmente o jeito como elas se vestem, porque elas estavam fazendo mais ou menos as mesmas coisas”, acrescenta Molly.

A vontade de trabalhar com mais designers da América do Sul

Figurinistas de 'And Just Like That...' têm vontade de usar mais marcas brasileiras nas personagens
Carrie Bradshaw já usou bolsa da marca brasileira SerpuiHBO Max/Instagram
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A influência da série na moda é tão forte que pode movimentar um país. Quando Carrie apareceu com um vestido da estilista brasileira Isabela Capeto, não demorou muito para virar notícia e os internautas comemorarem nas redes sociais. Essas escolhas refletem um esforço dos figurinistas de olhar para o mundo todo.

“Ainda não explorei a América do Sul o suficiente e espero ir aí em outubro. Por causa do Instagram, conheci designers da Colômbia, Argentina e Brasil. A Isabella Capetto, por exemplo, é do Brasil, e recebi um vestido lindo dela que a Carrie usa. É muito estimulante e interessante explorar uma parte do mundo com tanto a oferecer”, comenta Molly.

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“Sempre buscamos o novo, o que as pessoas estão fazendo internacionamente. E em lugares do mundo todo que antes você não necessariamente procurava, mas que, por causa das redes sociais, agora você consegue descobrir”, acrescenta Danny.

A relação mútua entre as grandes marcas e And Just Like That…

Figurinistas de 'And Just Like That' usam tanto marcas independentes quanto grandes marcas de luxo
As personagens de ‘And Just Like That’ usam tanto roupas de marcas de luxo quanto peças de novos designersHBO Max/Divulgação

Se, por um lado, os figurinistas apostam em estilistas independentes, por outro, também valorizam a parceria com grandes marcas. “É uma posição rara ter acesso a tudo. Se eu quiser uma bolsa pigeon [a famosa bolsa pombo], posso simplesmente pedir uma. É realmente fantástico estar numa série com tanta longevidade”, diz o estilista.

Para isso, é claro, contam com personagens que permitem usar a imaginação. Carrie Bradshaw, por exemplo, é um dos maiores ícones de estilo. “A Carrie se veste para si mesma. Ela sempre teve esse estilo próprio e continua sendo alguém que adora se expressar por meio da moda”, comenta Danny. “Ela consegue pegar uma peça que a maioria usaria só à noite ou num evento e transformar em algo usável de dia. A Carrie tornou famosa essa mistura de peças caras e baratas, o chamado high-low.

Agora, na terceira temporada, a personagem vive uma nova fase. E isso fica evidente nas roupas. “Ela está escrevendo um livro, e isso mostra como as pessoas podem se inspirar nas coisas ao redor”, diz Danny. Vestidos com transparência, saia jeans com laço e tons delicados são alguns dos detalhes escolhidos para a personagem.

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