Como cuidar dos cabelos após os 50: maciez, brilho e nada de frizz

Com o passar dos anos, nossos cabelos também sentem os efeitos do tempo, não é mesmo? Aquele volume de antes pode diminuir, o crescimento fica mais lento e o temido frizz e ressecamento se intensificam. Para completar, a perda de pigmentação traz à tona os tão charmosos, porém às vezes desafiadores, fios grisalhos e brancos. E, para muitas mulheres, a transição para a menopausa, que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos, aumenta ainda mais essas mudanças capilares.

E o que fazer para ter o cabelo mais macio, brilhante e com menos frizz? Minha dica é apostar no cronograma capilar alternando produtos:

  • Hidratação: tem o objetivo de fixar, segurar e reter a água nos fios. Aposte em máscaras enriquecidas com óleos, como macadâmia, argan, ojon, mirra, cálamo, monoi e buriti.
  • Nutrição: ajuda na reposição de lipídios. Aposte nos produtos enriquecidos com aminoácidos e nano colágeno, que potencializam a ação para deixar os fios mais resistentes, macios, com menos frizz e brilhantes. 
  • Reconstrução: repõe proteínas (como a queratina) em cabelos frágeis, quebradiços ou com danos de processos químicos. As máscaras de reconstrução e reparação, principalmente as formuladas com nano ativos, ajudam a reestruturar os fios de dentro para fora, contemplando um tratamento em todas as camadas capilares. Se você passou por coloração, descoloração ou outros tratamentos químicos, a máscara de tratamento estabiliza o pH dos fios, como também cria uma película protetora que ajuda a reparar e nutrir a fibra capilar, devolvendo toda a luminosidade.

Como aplicar a máscara

Essa parte é muito importante no processo. Lave os cabelos com shampoo, massageando bem a raiz com as pontas dos dedos. Após enxaguar, aplique o condicionador e aguarde o tempo de pausa indicado na embalagem. Aí vem a hora da máscara. Aplique no cabelo, do comprimento às pontas, evitando a raiz.

Use os dedos em formato de pinça, para enluvar as mechas, deslizando a partir do topo, para garantir a absorção do produto. Repita dez vezes esse movimento em cada mecha. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue com água morna até remover todo o produto.

Potencialize seu tratamento capilar 

A cada 15 dias, você pode colocar essa receitinha na sua rotina. Após lavar com shampoo, coloque um pouco da máscara de tratamento em um recipiente — pode ser com a ajuda de uma espátula ou pincel, não use os dedos, pois eles podem contaminar todo o resto — misture essa máscara com 10 pumps de óleo de tratamento, pode ser argan ou macadâmia, deixe agir de cinco a dez minutos. O resultado? Fios macios, desembaraçados e com brilho.

Continua após a publicidade

Em tempo: prepare só a quantidade que for usar e aplique tudo. Nada de deixar essa misturinha guardada para uma próxima hidratação, pois ela vai oxidar e não terá efeito.  

Na menopausa ou fora dela, cuidar dos cabelos é, também, priorizar o bem-estar.Reprodução/Freepik

Pré-poo

A técnica é utilizada para preparar os fios para lavagem. O intuito é proteger os cabelos, impedindo que a oleosidade natural seja removida junto com as impurezas. É indicado para madeixas mais secas e frágeis, como, por exemplo, as cacheadas e crespas. E não indico fazer o pré-poo antes de todas as lavagens, pois os fios podem ficar com um aspecto pesado. O óleo é a melhor opção para o pré-shampoo, pois além de proteger o fio, ele também nutre e melhora o aspecto ressecado. 

Como fazer?

Com os cabelos secos e desembaraçados, aplique o óleo mecha por mecha, por todo comprimento. Deixe agir por dez minutos. Depois lave os fios normalmente. Evite aplicar o produto próximo da raiz, pois isso pode agravar quadros de oleosidade e caspa. Depois enxague como de costume. 

Continua após a publicidade

Tônico para queda de cabelo

Invista em produtos com combinação de tecnologias, como as proteínas do trigo e da soja, que ajudam a estimular o crescimento, aumentar a densidade capilar, combater a queda e fortalecer os fios. 

Sérum antes de dormir

Aposte naqueles à base de lipídios, com óleos de macadâmia e de rícino, pode fazer maravilhas enquanto você dorme. Ele age nas camadas externa e interna, prevenindo e combatendo as pontas duplas. E o melhor: ao acordar, não precisa lavar! É só arrumar o cabelo como de costume.

Não abra mão do salão

Por mais que você use bons produtos em casa, alguns tratamentos não têm a mesma eficácia daqueles realizados por profissionais em um salão. Vale aquele bate-papo gostoso com o seu cabeleireiro. Peça um protocolo personalizado. Entre as minhas sugestões para hidratar, nutrir e doar brilho, protegendo a fibra capilar, sugiro tratamentos à base de ômega 3, 6 e 9, e blend de proteínas. 

Tem dúvidas? Quer ficar por dentro das novidades, cuidados com os cabelos e tendências de corte e de coloração? Me acompanhe aqui, semanalmente na Claudia, e me siga no Youtube

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Dicas do Beto
Dicas do Beto
Artigos: 4185

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese