5 destinos perfeitos para se desconectar e ficar offline de verdade

Em um mundo onde a vida digital está cada vez mais presente, tirar um tempo para se desconectar é mais importante do que parece. Isso porque se distanciar das notificações constantes e das redes sociais é uma oportunidade de prestar atenção a si mesma e aliviar o estresse.  

Assim, uma boa viagem pode te ajudar a descansar a mente, valorizar o silêncio ou mesmo mergulhar em experiências reais. Pensando nisso, listamos cinco destinos para ligar o modo avião:

Chapada dos Veadeiros, Goiás

O local proporciona uma paisagem impactante e perfeita para reconectar com a naturezaWikimedia Commons/Reprodução

O parque nacional é um refúgio da natureza onde o tempo para. Com trilhas em meio ao Cerrado, cachoeiras cristalinas e paisagens que lembram cenários de cinema, este destino pede entrega e concentração.

A vibe mística da região, marcada pela forte presença de comunidades alternativas e práticas espirituais, torna o local ainda mais valioso para quem busca um detox digital. Vilarejos como Alto Paraíso e São Jorge funcionam como bases para explorar a região, com hospedagens que incentivam retiros de silêncio e até pousadas sem wi-fi.

Vale do Capão, Bahia

Localizado na Chapada Diamantina, o Vale do Capão se constitui em uma região entre montes
Localizado na Chapada Diamantina, o Vale do Capão se constitui em uma região entre montesHelder C Jr/Flickr/creative commons/Reprodução

Localizado na Chapada Diamantina, o Vale do Capão tem acesso limitado, já que se constitui em uma região entre montes. Ideal para caminhadas, banhos de cachoeira e momentos de introspecção, o vilarejo atrai viajantes em busca de paz e trocas significativas.

Continua após a publicidade

O estilo de vida simples e comunitário inspira uma vivência menos pautada pela tecnologia. Já o atendimento aos turistas é feito pela Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACVVCa), que cobra uma taxa pelo acesso.

Ilha do Cardoso, São Paulo

Localizada no litoral sul de São Paulo, a ilha é um refúgio tranquilo para quem busca tranquilidade
Localizada no litoral sul de São Paulo, a ilha é um refúgio tranquilo para quem busca tranquilidadeWikimedia Commons/Reprodução

Localizada no litoral sul de São Paulo, a ilha é acessível apenas por barco. Lá, a bicicleta é a melhor opção de locomoção e as pousadas são aconchegantes. O camping também é uma possibilidade de estadia. A exuberância da Mata Atlântica, praias desertas e trilhas ecológicas oferecem uma imersão completa na natureza.

Este é o tipo de viagem que resgata o valor do silêncio, do tempo livre e da atenção plena – é possível aproveitar noites estreladas e dias que seguem o ritmo do mar.

Jalapão, Tocantins

As distâncias são longas, as estradas são de terra e não falta beleza: dunas douradas, cachoeiras gigantes e paisagens de tirar o fôlego estão certas por lá.
O local é uma unidade de conservação brasileira, já que conta com fauna e flora ricasWikimedia Commons/Reprodução
Continua após a publicidade

Para quem busca aventura, o Jalapão é a pedida certa. O local é uma unidade de conservação brasileira, já que conta com fauna e flora ricas e os fervedouros – nascentes de rios subterrâneos que não encontram local de vazão e brotam em poços.

As distâncias são longas, as estradas são de terra e não falta beleza: dunas douradas, cachoeiras gigantes e paisagens de tirar o fôlego estão certas por lá.

Alter do Chão, Pará

Alter do Chão encanta com seus rios, que possibilitam o banho, mergulho e passeios de barco. A cultura local, fortemente ligada aos povos ribeirinhos, oferece uma experiência rica em trocas humanas, sabores amazônicos e música popular
O melhor momento para visitar é durante a estação seca, também conhecida como “verão amazônico”Wikimedia Commons/Reprodução

Alter do Chão encanta com seus rios, que possibilitam o banho, mergulho e passeios de barco. A cultura local, fortemente ligada aos povos ribeirinhos, oferece uma experiência rica em trocas humanas, sabores amazônicos e música popular. 

O melhor momento para visitar é durante a estação seca, também conhecida como “verão amazônico”, que vai de julho a dezembro – isso porque as águas dos rios baixam, revelando as famosas praias de areia branca.

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Dicas do Beto
Dicas do Beto
Artigos: 4460

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese