Depois da chegada da Krispy Kreme, a famosa rede americana de donuts que recentemente inaugurou ‘loja-conceito’ em São Paulo, capital, e do anúncio do nova aposta da International Meal Company (IMC) ser expandir a presença do KFC no nosso país, agora, é a vez da FIREHOUSE SUBS: a famosa rede americana de restaurantes fast-food especializada em sanduíches submarinos que acaba de abrir a sua primeira loja no Brasil, sendo no Shopping Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
Em 10 anos, os planos são que 500 restaurantes da Firehouse Subs sejam inaugurados pelo país a fora por meio de joint venture entre a Restaurant Brand International e o executivo Iuri Miranda, que foi CEO e conselheiro do Burger King, agora Zamp, no Brasil. Ou seja, uma estratégia de parceria comercial em que duas ou mais empresas colaboram para realizar um projeto específico, compartilhando riscos e ganhos, sendo válido realçar que a Restaurant Brand International é uma empresa multinacional de restaurante de fast-food canadense formada pela fusão do Burger King e a rede Tim Hortons, bem como com a Popeyes, sendo a terceira maior operadora de restaurantes de fast-food do mundo.
De acordo com Duncan Montero, Presidente da LAC na Restaurant Brands International, o mix de sabores e entregas diferenciadas serão os pilares estratégicos da expansão da Firehouse Subs em solo brasileiro. “Com sabores marcantes, serviço atencioso e profundo compromisso com a segurança pública, acreditamos que a marca terá uma forte ressonância com os clientes no Brasil. Essa abertura representa um marco importante em nossa estratégia mais ampla de crescimento da Firehouse Subs em toda a América Latina e além. Nós estamos orgulhosos de trazer a Firehouse Subs para o Brasil”, ressalta.
Iuri Miranda, Sócio e CEO da Firehouse Subs Brasil, por sua vez, divide que “estamos muito animados em abrir a nossa primeira loja no Brasil e confiantes em poder proporcionar aos clientes uma experiência Firehouse Subs, com um sabor que, certamente, vai surpreender. Esse é o primeiro passo de um ambicioso plano de expansão para conquistar o coração e o paladar dos brasileiros. Nós queremos estar próximos dos nossos clientes até o fim do ano e, para isso, planejamos ter pelo menos um restaurante em cada uma das quatro regiões da Grande São Paulo — Norte, Sul, Leste e Oeste —, além de algumas cidades da Grande ABC”, revela.
Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Miranda desvenda também que “a entrada no Brasil envolveu um investimento significativo da Restaurant Brands International e da Firehouse Subs Brasil, sendo cerca de R$ 200 milhões em três anos para abrir mais de 500 restaurantes no país ao longo dos próximos 10 anos. Esse investimento demonstra a confiança no potencial do mercado brasileiro. A Restaurant Brands International também alavancará a sua infraestrutura global e expertise em estratégia digital para apoiar a operação no Brasil”, compartilha.
Nesse contexto que já vem movimento o segmento nacional de alimentação fora do lar, QUE TAL FICAR POR DENTRO SOBRE A FIREHOUSE SUBS E A SUA RECENTE CHEGADA AO BRASIL?
É só conferir na sequência:
- A HISTÓRIA DA FIREHOUSE SUBS E OS SEUS DIFERENCIAIS
- POR QUE TRAZER A FIREHOUSE SUBS AO MERCADO BRASILEIRO DE FOOD SERVICE?
- COMO FOI A INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA LOJA DA FIREHOUSE SUBS NO BRASIL?
- DETALHES DA ATUAL OPERAÇÃO DA FIREHOUSE SUBS NO BRASIL
- RESULTADOS ESPERADOS RELACIONADOS À OPERAÇÃO DA FIREHOUSE SUBS NO BRASIL
A HISTÓRIA DA FIREHOUSE SUBS E OS SEUS DIFERENCIAIS
Fundada em 10 de outubro de 1994, em Jacksonville, na Flórida, nos Estados Unidos, pelos irmãos e ex-bombeiros Chris e Robin Sorensen, a Firehouse Subs “é uma rede americana de restaurantes fast-food especializada em subs, sanduíches submarinos, e essa origem no Corpo de Bombeiros é um pilar fundamental da identidade da marca e se reflete em tudo desde o cardápio, passando pela decoração dos restaurantes, principalmente, em seu compromisso com a comunidade. Atualmente, a rede possui mais de 1.300 restaurantes em vários países”, relata Miranda.

Sobre os diferenciais da marca, o CEO complementa que “a Firehouse Subs é mundialmente reconhecida pela excelência na entrega de subs quentes, feitos com carnes e queijos cozidos no vapor. Trabalhamos com proteínas nobres, como pastrami, brisket e rosbife, queijos especiais, molhos exclusivos e vegetais frescos, que encantam e garantem sabor e suculência da primeira à última mordida. E os nossos pães são desenvolvidos com uma receita própria e prometem frescor, bem como o cardápio oferece uma variedade de combinações de sabores. O nosso método exclusivo de cocção traz uma fusão das proteínas com o queijo e deixa o produto com um sabor diferenciado. E esse método de preparo diferenciado, que realça a suculência e o sabor dos ingredientes, assim como os ambientes convidativos e o atendimento facilitado com as experiências digitalizadas nos totens, nos posicionam como um importante player no mercado. Quando olhamos para os nossos objetivos, sem dúvidas, a expansão de nossa presença global é o grande foco. Hoje, são mais de 1.300 unidades, principalmente, nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico, e já estamos expandindo a nossa presença internacionalmente, com restaurantes em países como Suíça, México, Emirados Árabes Unidos e Albânia. Além disso, já abrimos a nossa primeira loja no Brasil com projeções de inaugurar mais de 500 unidades em 10 anos”, endossa.
Miranda divulga também que “antes de chegar ao Brasil, estudamos o mercado e adaptamos o nosso cardápio ao paladar brasileiro, garantindo que os sabores sejam familiares e atraentes para o público, sem perder a nossa essência. Queremos ser uma marca que traz um produto absolutamente diferenciado, como o sanduiche de Brisket e Cheddar ou o New York Pastrami, mas dentro da proposta de ser fast-food. Ou seja, com comodidade, rapidez e preço competitivo”, garante.
POR QUE TRAZER A FIREHOUSE SUBS AO MERCADO BRASILEIRO DE FOOD SERVICE?
Como já adiantado por Miranda, para trazer a Firehouse Subs para o Brasil, foi feita a estimativa de um investimento inicial de R$ 200 milhões nos primeiros três anos. E, quando questionado sobre o que motivou a aposta de ampliar a marca para o mercado brasileiro, o CEO explica que “a Restaurant Brands International é dona também das marcas Burger King, Popeyes e Tim Hortons, e, em 2021, adquiriu a marca Firehouse. Como parte da sua estratégia de expansão internacional e pela experiência que tem do mercado brasileiro e a parceria antiga comigo, estudaram o mercado brasileiro e identificaram um potencial significativo da categoria de sanduiches e padarias. E esse mercado cresce acima do próprio mercado de fast-food e é o responsável pelo maior número de ocasiões de consumo de alimentação fora do lar dos brasileiros, de acordo com estudos realizados. Dessa forma, juntando a experiência do mercado, um time de comprovada execução, um produto diferenciado e uma categoria crescente, vimos uma oportunidade de investimento interessante”, assinala.
COMO FOI A INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA LOJA DA FIREHOUSE SUBS NO BRASIL?
A inauguração da primeira loja da Firehouse Subs no Brasil aconteceu no dia 2 de junho, no Internacional Shopping Guarulhos e, conforme Miranda, “a nova unidade foi apresentada com um design moderno e convidativo, mas mantendo a temática icônica dos bombeiros. A apresentação oficial reiterou o nosso plano de abrir mais de 500 lojas no Brasil e consolidou a força da estratégia planejada de expansão da marca”, avalia.
DETALHES DA ATUAL OPERAÇÃO DA FIREHOUSE SUBS NO BRASIL
Em relação à operação da Firehouse Subs no Brasil, o CEO compartilha que “temos uma equipe focada e experiente no mercado de food service e criando uma cultura focada em visão de dono. As nossas lideranças possuem muitos anos de experiência na área de varejo, como William Giudici, responsável por Operações, cujo background inclui McDonalds, Burger King e Subway; Moacir Bastos, responsável por expansão que esteve à frente do processo de expansão da rede Oxxo; eu, que, hoje, sou sócio e CEO que esteve à frente da Burger King Brasil, agora ZAMP, por 12 anos como CEO e, depois, no Conselho de Administração; e Daniel Packness, o responsável por Marketing, com experiência em agências de publicidade e empresas como a Zamp”, apresenta.

Miranda informa também que “a nossa operação no Brasil será marcada por um plano de expansão ambicioso e estratégico, combinando a expertise global da Restaurant Brands International e o conhecimento que temos do nosso mercado local. A nossa primeira loja, no Shopping Internacional de Guarulhos, e as próximas unidades estão localizadas em praças de alimentação de shoppings na Grande São Paulo. A nossa estratégia inicial é consolidar a marca em grandes centros urbanos antes de expandir para outras regiões. É uma aposta estratégica e bem planejada, que busca replicar o sucesso global da Firehouse Subs, mas adaptada às peculiaridades do mercado e do consumidor brasileiro”, detalha.
RESULTADOS ESPERADOS RELACIONADOS À OPERAÇÃO DA FIREHOUSE SUBS NO BRASIL
Por fim, saiba também quais são os resultados esperados por Miranda e toda a equipe da Firehouse Subs sobre à operação da rede americana no Brasil.
Nesse sentido, o CEO enfatiza que “temos uma expectativa muito positiva para o mercado brasileiro com a Firehouse. Acreditamos, por todas as nossas pesquisas e conhecimento do mercado, que a oferta se encaixa muito bem no paladar do consumidor brasileiro. Um pão diferenciado, tostado a perfeição, com uma proteína como brisket, pastrame, peito de peru defumado, presunto com mel ou um sanduiche de Chicken Cajun, isso preparado em um processo único de cocção que funde a proteína com o queijo, deixando o produto suculento e saboroso. Além disso, nos posicionaremos de forma competitiva e com restaurantes modernos e digitalizados. Nós estamos confiantes nessa oferta”, afirma.
Na Rede Food Service é assim! Tem novidade no segmento nacional e internacional de alimentação fora do lar?
Taco Bell planeja alcançar 200 lojas abertas no Brasil até 2030
O post FIREHOUSE SUBS: a famosa rede americana de restaurantes fast-food especializada em sanduíches submarinos que acaba de abrir a sua primeira loja no Brasil apareceu primeiro em Rede Food Service.