Em meio à explosão do mercado de hamburguerias artesanais no Brasil, um grupo tem se destacado por desempenhar um papel fundamental na profissionalização do setor e na multiplicação de negócios saudáveis. Estamos falando do Burger Crew.
Mais do que um grupo de apaixonados por hambúrguer, em quatro anos de existência, esse time de especialistas se consolidou como uma das principais plataformas de capacitação para profissionais e empreendedores do segmento no país, impulsionando a cena das hamburguerias artesanais.
Com a agenda já fechada para 2025, a comunidade segue rodando o Brasil com workshops presenciais bem amplos, ministrados em um único dia, com o apoio da Seara Alimentos. O objetivo é ensinar donos de hamburguerias a gerir, faturar, criar e se destacar em um mercado altamente competitivo.
O Burger Crew, que mantém uma presença ativa nas mídias sociais, ainda assina a organização de eventos e competições para o setor, como a Copa Burger Crew, que tem se tornado uma referência entre cozinheiros, amadores e profissionais e entusiastas da gastronomia.
De São Paulo a outras capitais brasileiras, a atuação do Burger Crew é mais uma prova de que o hambúrguer deixou de ser apenas um prato popular: virou também uma plataforma de negócios, cultura e colaboração.
COMO TUDO COMEÇOU
André Luiz Rodrigues Silva, mais conhecido no mercado como André Datrato, sócio da Trato & Butter, um restaurante, açougue e hamburgueria; e sócio da Quarteiro, uma indústria de blends para hambúrguer; participante do meat camp, um projeto focado no mercado de carnes de qualidade, é um dos integrantes do Burger Crew, atuando como apresentador, porta-voz e organizador dos eventos.
De acordo com ele, de forma geral, o Burger Crew pode ser considerado uma empresa de eventos, criada em São Paulo e formada por um time de especialistas em diferentes áreas. É o Dream Time das hamburguerias, que é como costumam se apresentar nas mídias sociais. “A gente nasceu em dezembro de 2021, durante um evento que fizemos na Neo Química Arena. Ali, surgiu a ideia e o objetivo de profissionalizar o mercado”, conta.
Foi a partir disso que os empresários, com atuação diversificada – no time, há donos de restaurantes, de indústrias e de marcas de varejo –, se uniram em torno de uma filosofia única: “conseguir ajudar as empresas a não quebrarem. Nossa intenção é auxiliar donos de hamburguerias a abrirem os seus negócios e crescerem”, reforça Datrato.
Com a decisão tomada, não foi difícil definir o nome. “Naquele primeiro evento que fizemos, já era claro que nós formávamos um bom time. Cada um ali era especialista em uma parte do processo, havia especialista em projetos, em equipamentos, em gestão de pessoas, em marketing, em delivery, em atendimento de salão… Ali, percebemos que éramos um bom time. Então o nome surgiu e responde por si só”, explica.
ATUAÇÃO
O Burger Crew, que tem como público-alvo donos de restaurantes, donos de hamburguerias ou aqueles que estão iniciando um negócio, desenvolveu uma programação de aulas exclusivas para otimizar o tempo dos seus workshops presenciais, abordando uma grande quantidade de temas em um único dia de evento, que, por regra, vai das 8h às 18h. “Começamos ensinando sobre projeto, escolha de ponto, definição de público-alvo. Depois, a gente parte para o básico sobre infraestrutura, abordando, por exemplo, conceitos sobre elétrica e hidráulica. Na sequência, ensinamos sobre equipamentos, como montar uma cozinha, como montar um salão… Também temos uma aula sobre a construção de um bom cardápio, o que passa pela combinação de sabores, ideias de molhos e muito mais. A gente também ensina como fazer delivery, abordando entrega, plataformas e estrutura. O workshop também fala sobre marketing e produção de conteúdo. Por último, a gente ensina sobre gestão de pessoas e liderança”, diz Datrato.
Atualmente, a agenda de eventos da Burger Crew prevê a realização de um workshop presencial por mês, em diferentes cidades do Brasil.
O DREAM TEAM
O apresentador do Burger Crew, Datrato, em conversa exclusiva com a Rede Food Service, detalha que as aulas dos workshops foram montadas em cima das especialidades de cada um dos integrantes do time. Assim, os irmãos Marcelo e Marcos Montesinos são os responsáveis por falar sobre projetos e equipamentos, uma vez que eles herdaram uma tradição de mais de 60 anos da Maquinbal Cozinhas Profissionais, a empresa da família.
Já a parte da gastronomia, foi incumbida a André Siqueira, o André Professor, que é formado pela Anhembi Morumbi, com passagens por restaurantes italianos e um apaixonado por burgers e defumados, além de ser dono da LGR Burger; Gilberto Pereira, mais conhecido como Giba, criador do famoso “catupiry empanado” e Chef da 1445 burger, e Fábio Marconi, o Fábio Mccoys, sócio fundador da Mccoy’s Pickles Factory, referência nacional em conservas. Ele ainda possui experiência prática em mais de 40 estados americanos e é um apaixonado pela culinária da América do Norte.
Aquiles Hasegawa é o especialista que fala sobre delivery. “Hoje, o Aquiles é um fenômeno na Zona Norte de São Paulo, com uma das casas que mais vende por entrega, sendo uma hamburgueria pequena, realmente, voltada em fazer o processo acontecer dentro do delivery”, aponta Datrato.
No time, também há Cristiano de Lima, ou simplesmente Cris, conhecido pelo seu perfil multilojas. No workshop, ele ensina o público a vender no delivery usando o tempo ocioso de cozinha para criar outras lojas. “O Cris tem a missão de ensinar macetes das plataformas para que os estabelecimentos consigam vender mais”.
João Carlos Xavier, ou o João do creme americano, criador do creme americano e do açaí magnífico, é o nome quando o assunto é networking, parcerias e boas ideias. “No workshop, ele dá uma aula bastante motivacional ao contar sua trajetória como empresário. É uma aula encorajadora e ao mesmo tempo faz com que os alunos aprendam mais sobre negócios”.
Edu Lira, conhecido por revolucionar o mercado ao ensinar estabelecimentos a produzir conteúdo só utilizando o celular, é o especialista que fala sobre marketing e produção de conteúdo, abordando pontos como tráfego pago, Instagram, conteúdos virais e muito mais. “A parte de gestão de pessoas fica comigo. Eu tenho um lado mais humano, uma forma de gestão mais moderna. Então, falo bastante sobre colaboradores, montagem de equipe, time dos sonhos…”, afirma Datrato.
DIFERENTES FRENTES
No Burger Crew, a maioria dos integrantes tem loja própria, “quem não tem, está envolvido com outros projetos e trabalhos”, conta o apresentador do time. Dessa forma, para a comunidade funcionar, eles também dividem as tarefas relacionadas ao grupo. “Somos dez integrantes, precisamos nos dividir para cada um cumprir uma função e ser possível dar conta de tudo”.

Datrato relata ainda que o principal objetivo do time é focar nos workshops para seguir com o processo de profissionalização de mercado, uma tarefa que sozinha já exige muito tempo e disponibilidade. “Para fazer acontecer, temos que ter em vista toda a infraestrutura necessária, o que passa por hospedagem, aéreo, local do evento… a gente dedica muito tempo a isso. O segredo para funcionar, na minha opinião, é gostar do que se faz. Somos apaixonados por tudo isso, e só assim para darmos conta”.
A IMPORTÂNCIA DO GRUPO
Datrato aponta que o Burger Crew tem um papel bastante relevante dentro do mercado nacional de hamburguerias. “Nosso time já conseguiu contribuir muito e para muita gente. Conseguimos evoluir o trabalho em um mercado que ainda enxerga o hambúrguer como um subproduto, algo considerado por muitos como baixa gastronomia. Hoje, o hambúrguer já passou a pizza no delivery e isso é um feito histórico. Entendemos que temos participação nisso. Não só a gente, óbvio, há outros trabalhos que contribuíram para esse crescimento de mercado”.

Para ele, a mágica acontece quando o dono de uma hamburgueria percebe que não é só um dono de lanchonete ou um vendedor de comida. A virada de chave começa a partir do momento em que ele se percebe como um empresário, que emprega gente e faz o dinheiro girar. “A nossa missão é fazer esse empresário entender que as suas funções são maiores do que ele tinha notado. É a partir dessa consciência que o negócio dele prospera… Enfim, tudo é uma roda que faz girar muito bem a economia e gera lucro para todo mundo. Então, consideramos muito importante o que a gente vem fazendo assinala Datrato.
É dessa forma que o grupo estimula a inovação e ajuda a consolidar uma cena cada vez mais diversa e criativa no segmento das hamburguerias.
PLANOS E PROJETOS
Além de rodar por diferentes cidades brasileiras com workshops até o final do ano, o Burger Crew prevê a realização, em São Paulo, no dia 29 de novembro, da Copa Burger Crew, um evento especial que tem como ideia premiar e dar voz, palco e mídia para pessoas que ainda não tiveram oportunidade, mas dominam bem a arte do bom hambúrguer. “Assim, a gente cria uma copa, uma disputa saudável e bacana, além de divertida. Convidamos jurados especialistas e com know-how de mercado para fazer essa avaliação e criamos ali uma grande festa no final do ano, sem esquecer do nosso principal objetivo, que é seguir profissionalizando o mercado”, realça Datrato.
Em 2026, o grupo planeja seguir realizando workshops, visitando um Estado diferente por mês. “A nossa ideia é passar por todos os Estados, marcando presença, pelo menos, em todas as grandes capitais. Além disso, queremos seguir com a produção de produtos online para que possamos atingir públicos que, talvez, não consigam estar conosco presencialmente”, revela.
DICA PARA EMPRESÁRIOS DO SETOR
Aqui, Datrato reforça um dos principais recado do grupo: “o dono de hamburgueria precisa entender que ele é um empresário, alguém que tem que aprender sobre processos e pessoas, além de saber sobre produtos”.
Para ele, há bastante conteúdo na Internet focado em produto, mas só isso não é suficiente. “Por muitos anos, se falou sobre produto, mas vimos muitas lojas fecharem por só olhar para isso, uma vez que o produto não se vende sozinho, a gente tem que aprender a vender. Então, acreditamos que o empresário tem que focar em fazer o que mexe o ponteiro, para aí ver o negócio realmente funcionar”.
Outro recado importante que ele deixa é sobre os estudos. “Nunca pare de estudar ou de buscar novas ideias, novos negócios, novas referências… Estamos falando de um mercado em constante mudança, então, não podemos parar”.
VISÃO DE MERCADO
De acordo com Datrato, o mercado brasileiro de hambúrguer, hoje, é gigantesco e, ainda assim, cheio de potencial. “O mercado cresceu demais e tem ficado cada vez maior com o passar do tempo, além de movimentar muito dinheiro. Para mim, atualmente, nós somos a capital mundial do hambúrguer. Acredito realmente que o melhor hambúrguer do mundo está em São Paulo, e digo isso com todo o respeito aos países pioneiros, como, por exemplo, os Estados Unidos. Mas, vejo que o Brasil hoje tem a maior quantidade de hamburguerias servindo hambúrgueres fantásticos, com muita qualidade e muito padrão. É isso o que tem feito o nosso mercado gigantesco, digno do respeito que vem conquistando das grandes marcas. E ainda há bastante para crescer”.
PARCERIA COM A SEARA FOOD SOLUTIONS
Datrato compartilha ainda para a nossa reportagem que a relação do Burger Crew com a Seara Food Solutions, que é uma das grandes apoiadoras dos workshops do grupo e promove constantemente pesquisas sobre tendências de mercados e muito mais, é bastante benéfica, tendo contribuído muito com o setor, de forma geral.

Isso porque, para ele, uma relação mais estreita entre a indústria e o público final – que é o dono do restaurante, da hamburgueria ou de qualquer outro estabelecimento –, pode gerar frutos importantes para o segmento. “São essas pessoas que vivem o mercado e que enfrentam o dia a dia. Então, somos muito gratos por ter uma marca do tamanho da Seara parando para ouvir as nossas ideias, dores e demandas. Talvez tenha sido por isso que a Seara se tornou a marca mais querida entre as hamburguerias de São Paulo, quiçá do Brasil, uma vez que estamos falando de uma marca que respeita a hamburgueria e tem colocado inovação, tempo e energia nesse setor”.
Jessica Montes, Gerente de Marketing da Seara Food Solutions explica “todo o trabalho da Seara Food Solutions é baseado nas necessidades e dores dos empreendedores dos negócios de alimentação e seus consumidores. Sabemos da importância que a indústria tem no processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento do setor e procuramos contribuir com isso de forma efetiva e real, apoiando iniciativas, estando junto com que está a frente do negócio e trazendo soluções em produtos e serviços que realmente façam diferença”.
Ainda com relação a participação da Seara Food Solutions no setor, a executiva destaca que “estamos em campo o tempo todo, com profissionais capacitados, dados atuais e pesquisas. Desta forma, conseguimos desenvolver produtos e soluções exclusivos, que geram aumento das vendas, facilitam a operação e contribuem com o aumento das margens de lucro dos negócios”.
Por fim, Datrato reforça que, por todos esses fatos, a relação do Burger Crew com a Seara Food Solutions vai além do trabalho, é também algo de gratidão. “Temos muito orgulho de fazer parte desse time e de juntos trabalharmos para fortalecer o mercado”.
CONTATO
Para saber mais sobre a agenda de atividades e outras informações do Burger Crew, os interessados podem acessar o perfil do coletivo no Instagram (@burgercrewsp). Além disso, os canais diretos de comunicação, como o direct e WhatsApp, seguem abertos e à disposição do público.
Do conteúdo à capacitação: como a Hambúrguer Perfeito virou referência para hamburguerias
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