Eficiência e rentabilidade: a tecnologia como aliada na gestão do Food Service

 

Conforme a transformação digital avança, a tecnologia tem revolucionado o modo como bares e restaurantes operam. De robôs a totens de autoatendimento, cardápios interativos e aplicativos, a cada dia observamos o aumento da presença nos estabelecimentos de inovações voltadas para encantar e aprimorar a experiência dos consumidores. Porém, quero destacar aqui o impacto da tecnologia em uma parte da operação que poucos consumidores conhecem, na gestão do negócio.

 

Por serem focadas na operação do “balcão para dentro”, muitas dessas tecnologias podem ainda não ser tão conhecidas, mas elas fazem muita diferença na rentabilidade e eficiência dos negócios, trazendo benefícios palpáveis para os empreendedores.

 

Tendo como base minha própria experiência pessoal de quando atuei como gerente de um restaurante em uma época em que a tecnologia ainda era incipiente no setor, posso afirmar que os tempos mudaram – e muito -, ainda bem! Com um impressionante avanço, hoje o mercado dispõe de uma série de soluções para negócios de Food Service dos mais variados nichos, contribuindo para a automatização de ponta a ponta das suas operações.

 

Assim, a tecnologia tem apoiado os gestores em diferentes processos da gestão do negócio, a exemplo de tarefas da retaguarda administrativa como compras, estoque, financeiro, etc. Por meio de um sistema de gestão de backoffice especializado para o Food Service, é possível controlar o fluxo de caixa, garantir a conformidade fiscal, otimizar a gestão de estoque e reduzir desperdícios, além de gerir os tantos contratos. O uso deste tipo de sistema também auxilia na visualização de indicadores em tempo real, fornecendo uma análise inteligente de dados, e possibilitando a tomada de decisão de forma mais precisa.

 

A tecnologia também possui um papel fundamental na gestão das operações do PDV. Muito além da função da antiga “caixa registradora”, atualmente as soluções para PDV permitem o controle de mesas e fluxo de pedidos, gestão de meios de pagamento, escala dos funcionários, programas de fidelidade, e até o controle da rotina de produção na cozinha e a gestão de entregas. Na prática, com dados em tempo real do caixa à cozinha, bares e restaurantes obtêm maior agilidade nos pedidos, redução de filas, o que, consequentemente, melhora o atendimento dos clientes e o faturamento.

 

Por fim, devido ao crescimento do delivery nos últimos anos, as ferramentas digitais para as entregas também são um enorme apoio para os negócios de Food Service, auxiliando em processos como controle do fluxo de pedidos, gestão da logística de entrega, controle do cardápio e de estoque, integração com o sistema de aplicativos de delivery de mercado.

 

Gerir bares e restaurantes não é uma tarefa simples, afinal são muitos processos e variáveis para serem administradas. E a tecnologia atua como grande facilitadora dessa gestão, atuando como uma importante aliada do Food Service, possibilitando uma gestão mais inteligente e automatizada, permitindo que os gestores se concentrem em tarefas mais estratégicas e obtenham uma visão mais completa e confiável das suas operações. Por isso vale a pena investir em digitalização da operação e buscar um parceiro de confiança, para aproveitar todos os benefícios que a tecnologia tem a oferecer para o sucesso do seu negócio no curto e no longo prazo.

 

Desafios na cozinha profissional: como equilibar eficiência, custo, qualidade e sustentabilidade

 

AUTOR

Claudio Cordeiro é diretor para Hotelaria e Food da TOTVS desde outubro de 2015. O executivo é responsável pelo desenvolvimento de soluções para meios de hospedagem de médio e grande porte. A área também oferece tecnologia para gestão de eventos, spas, pontos de venda (PDV) de restaurantes e demais serviços, abrangendo toda a cadeia de hotéis.

Claudio Cordeiro TOTVS rfs

A trajetória profissional de Cordeiro contabiliza passagens por estabelecimentos hoteleiros diversificados (econômicos, redes, independentes e resorts) e também no setor de tecnologia da informação, o que assegura ao executivo um profundo conhecimento do mercado e seus desafios.

Antes de ingressar na TOTVS, foi diretor geral do Jatiuca Resort, em Maceió (AL), e atuou no Feller Hoteis, George V Residence, Atlantica Hotels International e Vitória Hotéis. Além disso, já trabalhou na CMNet, empresa de tecnologia para o setor hoteleiro, incorporada à TOTVS com a aquisição da Bematech em agosto de 2015.

Com mais de 20 anos de experiência, cursou Administração de Empresas na Universidade de São Paulo (USP), é pós-graduado em Administração Hoteleira pelo Centro Universitário Senac de Águas de São Pedro, tem MBA na Fundação Dom Cabral e concluiu o programa executivo da Ecole Hôtelière de Lausanne, na Suíça.

 

 

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