No primeiro capítulo da série de celebração dos 30 anos do Grupo GoWhere, era mais do esperado uma matéria especial sobre a Alameda Gabriel Monteiro da Silva. Mais do que uma rua elegante na Zona Oeste de São Paulo, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva se consolidou como um dos principais polos de design, arquitetura e lifestyle da América Latina. Um destino que une sofisticação, história e criatividade — e que continua em constante movimento. A via começa na Marginal Pinheiros e segue até a Avenida Rebouças, cruzando importantes eixos como a Avenida Faria Lima e a Avenida Brasil. Durante muitos anos, o maior fluxo e concentração de marcas se estabeleceu no trecho entre a Faria Lima e a Brasil, mas o cenário vem mudando: novas lojas de alto padrão estão expandindo a presença da Gabriel também no trecho entre a Marginal e a Faria Lima, reforçando o potencial desse quadrante arborizado e estratégico da cidade. “Da Faria Lima para cima praticamente todas as casas já viraram lojas. Mas agora o trecho entre a Marginal e a Faria Lima está se tornando cada vez mais promissor, com novos projetos, arquitetura sofisticada e lojas que mantêm o padrão de excelência da Gabriel”, destaca Zeco Beraldin, fundador do Empório Beraldin.
Do boom nos anos 80 ao status internacional
Foi a partir da década de 1980 que a Gabriel passou a atrair grifes e marcas premium do segmento. O que começou de forma orgânica, com algumas lojas ocupando antigos imóveis residenciais, logo se transformou em uma vocação clara para o design. A localização privilegiada e o perfil exigente dos consumidores impulsionaram essa transformação. “A vocação da Gabriel foi se consolidando naturalmente, conforme as residências foram dando lugar a lojas, especialmente no setor de arquitetura e decoração. Hoje, temos mais de 150 lojas aqui, reunindo algumas das marcas mais renomadas do mundo”, afirma Jander dos Anjos, proprietário da Celdom Eletrodomésticos e presidente da Associação da Gabriel Monteiro da Silva.
Gabriel em números
Atualmente, a Alameda abriga mais de 150 lojas especializadas, sendo considerada o maior polo de decoração da América Latina. É difícil encontrar outro endereço no continente com tamanha concentração de marcas de alto padrão, prestígio e relevância. A rua movimenta uma cadeia produtiva que vai muito além das vitrines, gerando empregos diretos e indiretos e impulsionando diversos segmentos da economia criativa. Essa força também é percebida por quem aposta no design nacional. Para Gisele Leal, CEO da 789 Design, estar na Gabriel reforça o posicionamento da marca. “A Gabriel representa essa sinergia entre vanguarda, luxo e sofisticação — não um luxo ostensivo, mas contemporâneo, aberto à novidade. A 789, como uma marca que aposta no design brasileiro e valoriza os novos criadores, precisava estar aqui para se posicionar como parte dessa transformação.”

FOTO: Divulgação/ Alexandre Suplicy
Um shopping a céu aberto
A Associação dos Lojistas da Gabriel foi fundada há cerca de 20 anos por iniciativa dos empresários mais antigos da região. O objetivo era claro: promover melhor zeladoria urbana, organizar ações conjuntas, garantir o desenvolvimento sustentável dos negócios e representar coletivamente os interesses da rua. Hoje, com gestão ativa e projetos estratégicos em andamento, a associação atua em áreas como segurança, marketing, comunicação e relacionamento com o público. “Nos enxergamos como um shopping temático, especializado em arquitetura e decoração. Nosso trabalho é alinhar ações, promover experiências e fortalecer a Gabriel como destino para consumidores finais e profissionais do setor”, explica o presidente. Entre os pilares da gestão atual, está o fortalecimento da experiência de visitação. “Queremos oferecer uma jornada de compra no mais alto nível, com ambientação, atendimento e serviços que encantem o consumidor e valorizem o trabalho dos arquitetos e designers de interiores”, completa. Para Rodrigo Pintagui, proprietário da Fast Frame, há 30 anos na alameda, essa conexão é essencial: “A escolha da Gabriel foi estratégica. Não poderíamos estar fora do principal polo de design da América Latina. O impacto da localização vai além da vitrine — ela nos posiciona diante dos arquitetos e consumidores que buscam excelência e curadoria.” Para marcas com atuação nacional, estar na Gabriel representa não apenas visibilidade, mas também validação de posicionamento. “Estar na Gabriel nos coloca no patamar das marcas importantes do setor. É um endereço que avaliza a qualidade e reforça a força da marca no mercado nacional”, afirma Antonio da Cunha, sócio da Cia das Fibras, que há oito anos mantém loja na Alameda.
Conexão com o setor criativo
Mesmo com os avanços do digital, o setor de decoração ainda se sustenta fortemente na experiência sensorial. “Nosso setor envolve toque, textura, sensação, proporção. O digital ajuda, mas não substitui. Por isso, nossa missão é complementar a experiência, unindo o melhor dos dois mundos”, afirma Jander dos Anjos. Entre os próximos passos da associação estão projetos de requalificação urbana da Alameda, sempre em alinhamento com a prefeitura e as legislações vigentes. O objetivo é valorizar ainda mais o espaço urbano, melhorando paisagismo, iluminação e acessibilidade — sem perder o charme característico da rua.

FOTO: Divulgação/ Alexandre Suplicy
Lojas icônicas da Gabriel
DPOT
A força do design autoral brasileiro
Sob a condução do empresário Sergio Buchpiguel, a Dpot é referência no mobiliário moderno e contemporâneo brasileiro. Pioneira na reedição de peças de grandes mestres do design nacional, a marca também aposta no talento das novas gerações. Com direção de criação da designer Baba Vacaro, reúne a maior coleção de mobiliário de autor do país.
FLORENSE
Design e sustentabilidade no alto padrão
Referência em mobiliário high-end, a Florense inaugurou uma loja-conceito na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, comandada por Camila Nunes Carneiro. O espaço se tornou ponto de encontro de arquitetos, designers e decoradores na capital. O projeto da fachada, assinado pelo designer israelense Dror Benshetrit, valoriza a coexistência entre arquitetura e natureza, com quatro instalações batizadas de houseplants.

FOTO: Divulgação Florense
TECHNOGYM
Bem-estar como estilo de vida
Com raízes na cultura italiana, a Technogym promove o conceito de Wellness: um estilo de vida baseado na prática de exercícios físicos, boa alimentação e equilíbrio emocional. A marca oferece experiências de treino inovadoras e equipamentos de alto desempenho voltados para residências, academias e espaços corporativos.
EMPÓRIO BERALDIN
Tradição, natureza e elegância artesanal
Reconhecida pela curadoria apurada, a marca oferece tecidos nobres, peças em couro e mobiliário feito à mão, valorizando a tradição artesanal e o design sofisticado com essência natural e acolhedora. Fundado por Zeco Beraldin, o Empório foi uma das primeiras lojas da Gabriel, inaugurando sua primeira unidade na rua em 1984.

FOTO: Divulgação Empório Beraldini/ Rômulo Fialdini
_________
FOTO DESTAQUE: Divulgação/ Alexandre Suplicy
FOTOS: Divulgação/ Alexandre Suplicy, Divulgação Florense e Divulgação Empório Beraldini/ Rômulo Fialdini
The post Alameda Gabriel Monteiro da Silva: o endereço onde o design dita tendência first appeared on GoWhere – Lifestyle e Gastronomia.